Categories: noticias-corporativas

ABRELPE assina declaração internacional para redução das emissões globais de GEE

18/10/2021 –

Documento será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) em novembro de 2021.

A ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, entidade representativa do setor no país, é uma das subscritoras da Declaração Internacional sobre Mudanças Climáticas e o Setor de Gestão de Resíduos e Recursos, apresentada durante a Assembleia Geral da ISWA (International Solid Waste Association), que aconteceu de 4 a 7 de outubro em Atenas, Grécia.

O documento inédito, firmado por entidades de 46 países, tem como objetivo destacar a essencialidade da gestão adequada de resíduos para reverter a crise climática e sensibilizar governos para o grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa pelo setor.

“Trata-se de passo importante não só para reconhecer o papel vital da indústria dos resíduos sólidos no combate às mudanças climáticas, mas também para se comprometer a empreender as iniciativas necessárias para garantir que esse papel seja cumprido na prática, com efeitos positivos também para a saúde pública e proteção do meio ambiente”, avalia Carlos Silva Filho, presidente da ISWA e diretor presidente da ABRELPE.

A ISWA estima que a prevenção de resíduos, a reciclagem e a recuperação de energia podem contribuir com uma redução adicional de 5-10%, dando um potencial total de mitigação do setor de resíduos e recursos de cerca de 20% das emissões globais de GEE. “As soluções  consistentes de gerenciamento adequado de resíduos e recursos, quando totalmente aplicados, podem desempenhar um papel significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa”, observa o presidente da ABRELPE e da ISWA.

A Declaração será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em novembro, como um apelo a todas as partes interessadas para que façam sua parte no engajamento de ações para conter a crise climática. O documento destaca o impacto substancial que o setor de gestão de resíduos pode ter para alcançar um planeta mais verde e sustentável e as medidas práticas necessárias para chegar lá.

“A ABRELPE, como representante da ISWA no Brasil, endossa esse compromisso internacional para promover o desenvolvimento de estratégias adequadas de gestão de resíduos e recursos, mediante o desenvolvimento  de ações junto ao setor de gestão de resíduos para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, com aumento da conscientização sobre o tema, de forma a acelerar a transição para uma economia circular”, cita o presidente da ABRELPE.

Website: http://www.abrelpe.org.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Burjeel Holdings e Response Plus Medical lançam prêmio de US$ 1 milhão em saúde e bem-estar de energia humana

A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…

1 dia ago

O Royalton Chic Barbados Entra para o Autograph Collection Portfolio do Marriott

ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…

1 dia ago

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

1 dia ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

1 dia ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

1 dia ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

1 dia ago