Categories: noticias-corporativas

Escritórios de advocacia “boutiques” são tendência no Brasil

Belo Horizonte – MG 8/11/2021 – Um escritório de advocacia boutique atende um número menor de pessoas para entregar um serviço personalizado, com foco na satisfação do cliente

País tem mais de 1,2 milhão de advogados inscritos na OAB; especialista explica as principais características dos escritórios de advocacia boutiques

O Brasil conta com mais de 1,2 milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Em um universo com milhares de escritórios de advocacia, que se dividem nos principais ramos do direito – como ambiental, civil, penal e trabalhista -, um nicho tem se tornado tendência nos últimos anos: os escritórios de advocacia boutiques.

Como uma palavra de origem francesa, já aportuguesada para “butique”, o termo ganhou o mundo e influenciou a criação de empresas de diversos setores, até chegar ao direito.

O conceito de escritório boutique existe há bastante tempo na Europa, sendo esse modelo, inclusive, também chamado no Brasil de “formato europeu”. Foi nos Estados Unidos, porém, durante o período da crise financeira de 2008, que ganhou mais visibilidade. À época, diante do atendimento massificado dos grandes escritórios de advocacia, veio a necessidade de um atendimento altamente especializado e personalizado, onde cada caso recebe a atenção cuidadosa de um advogado.

João Paulo Perpétuo Lima, advogado e sócio-diretor da Arnaldo Esteves Lima & Associados Consultores e Advogados – que atua com um escritório de advocacia boutique -, explica que um negócio do gênero “atende um número menor de pessoas para entregar um serviço personalizado, com qualidade e foco na plena satisfação do cliente”.

Advocacia boutique exige especialização e carreira sólida

Após formado, um bacharel em direito tem um longo caminho a trilhar, começando pela aprovação no exame da OAB – requisito essencial para a solicitação de registro nos quadros da advocacia brasileira, em cumprimento ao artigo 8º, IV do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994).

Conforme informações da 4ª edição do estudo “Exame da Ordem em Números”, realizado pela OAB Nacional em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas), 61% dos que fizeram a prova foram aprovados entre 2010 e 2019.

Ainda segundo a pesquisa, apenas 40% dos participantes foram aprovados já na primeira tentativa, 22% precisaram refazer a prova e 13% prestaram o exame mais de três vezes. Do total, 25% dos participantes precisaram de mais de três tentativas e 11% prestaram a prova pelo menos seis vezes até conquistar a aprovação.

Para Lima, os indicativos da OAB demonstram que o direito é um ramo que exige dedicação total e que, para chegar “até lá”, o profissional deve construir uma carreira sólida. “Uma advocacia boutique atua somente com profissionais altamente especializados e gabaritados, e costuma reunir ex-ministros e desembargadores, entre outros”.

Segundo Lima, na maioria dos casos, um escritório boutique conta com uma equipe enxuta, já que é necessário um grau elevado de entrosamento entre os advogados. Nesses escritórios, a área de trabalho é ampla, mas há predominância para direito empresarial, tributário e societário – o que não é regra.

O especialista chama a atenção para o fato de que, em 2020, o número de advogadas superou a soma de advogados pela primeira vez na história do país, tanto em números totais quanto na avaliação de cada estado, segundo a OAB. 

Em sua última atualização, o quadro da advocacia registrou 610.369 advogadas em comparação a 610.207 advogados. “Como os números apontam, o direito está em constante renovação. Ao lado da atuação cada vez mais expressiva das mulheres no setor, a busca por especialização continuada é um dos fatores essenciais para o avanço do direito no país, além de ser fundamental para todo profissional que busca construir uma carreira bem-sucedida”, afirma.

Em resumo, prossegue Lima, o formato de escritório boutique exige uma série de pontos para que possa dar certo, como especialização, experiência, reconhecimento de mercado, atendimento personalizado e a escolha por causas relevantes. “Um nicho complexo, mas que pode ser almejado por todo o profissional de direito”.

Para mais informações, basta acessar: www.arnaldolimaadv.com.br

Website: http://www.arnaldolimaadv.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Burjeel Holdings e Response Plus Medical lançam prêmio de US$ 1 milhão em saúde e bem-estar de energia humana

A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…

24 horas ago

O Royalton Chic Barbados Entra para o Autograph Collection Portfolio do Marriott

ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…

24 horas ago

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

24 horas ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

24 horas ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

24 horas ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

24 horas ago