São Paulo 4/2/2022 – Existem empresas que dão acesso a educação, mas nenhuma focada em ser B2B. E existem empresas de benefícios, mas nenhuma focada exclusivamente em educação
EducPay oferece cartão de benefícios, arranjo de pagamentos, serviços financeiros e marketplace de produtos de educação para empresas, colaboradores e instituições de ensino
Uma startup criada por executivos do setor de educação e tecnologia está trazendo para empresas e colaboradores uma nova maneira de oferecer e receber benefícios corporativos para programas educacionais. A EducPay pretende ser um uma one-stop-shop de serviços de educação, com cartão de benefícios, arranjo de pagamentos, oferta de serviços financeiros – como empréstimos, financiamentos e seguros – e marketplace de produtos e serviços de educação, formando um ecossistema completo de serviços e benefícios no setor.
Posicionada como uma edfintech – por reunir em um mesmo negócio os conceitos de edtech e fintech -, a EducPay aposta na conexão entre empresas, colaboradores e instituições de ensino para se diferenciar no mercado. Por meio de negociação direta com as escolas e universidades e um modelo de Software as a Service (SaaS) que funciona como leilão de serviços educacionais, a companhia promete oferecer as melhores ofertas em graduação, pós-graduação, educação executiva, MBA, mestrado e doutorado, além de cursos de idiomas e formação técnica.
A ideia nasceu da iniciativa de três sócios, com experiências complementares nos mercados de educação e meios de pagamento: Renata Bianchi, mestre em Comunicação pela PUC/SP, com mais de 20 anos de experiência na área de educação; Erich Gioanni, MBA executivo em Finanças pelo IBMEC, com mais de dez anos de experiência em empresas de tecnologia e meios de pagamento; e VanDyck Silveira, Ph.D em Economia pela Claremont University, com mais de 20 anos de experiência em ensino superior.
Sem nenhum concorrente direto, eles pretendem navegar a EducPay em mar aberto e acreditam na força da demanda para conquistar o mercado. “Existem empresas que dão acesso a educação, mas nenhuma delas é focada em ser B2B. Por outro lado, existem empresas de benefícios, mas nenhuma delas é focada exclusivamente em educação. Nosso grande diferencial é dar acesso a benefícios de educação de forma fácil para empresas e colaboradores”, explica VanDyck Silveira.
A startup também pretende solucionar as principais dores na oferta de benefícios educacionais, tanto para empresas, quanto colaboradores e instituições de ensino. Para as empresas, os diferenciais estão na possibilidade de gerir benefícios, com pagamento peer-to-peer (P2P), acompanhamento da utilização dos recursos, isenção de imposto de renda e negociação direta com escolas e universidades. Para os colaboradores, ampla oferta de cursos e o fim do pedido de reembolso para pagamento da mensalidade de educação. E para as instituições de ensino, redução da inadimplência, do custo operacional e do custo de captação de novos alunos, além de uma economia significativa nos custos operacionais financeiros.
A EducPay está realizando rodadas de investimento para ampliar a infraestrutura e custear a operação, contratar novo colaboradores dedicados ao negócio, agregar novas funcionalidades na plataforma e ampliar gastos com marketing.
A expectativa dos sócios é ter o marketplace funcionando já em janeiro de 2022, a plataforma de leilões rodando entre fevereiro e março e a oferta de financiamento estudantil e seguros entre abril e maio. Até o final desse período, eles esperam avançar nos cadastros para contar com 150 empresas, 500 instituições de ensino e 70 mil usuários.
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