Categories: noticias-corporativas

Sete dicas para profissionais de TI que querem se destacar no mercado

São Paulo, SP 8/12/2021 – Asseguro que quando você desenvolve a habilidade de se comunicar, terá a oportunidade de sugerir projetos com muito mais propriedade

Os pontos levantados pelo CEO da KTech vão de qualidade técnica ao comportamento interpessoal

Segundo a série “Explosão Digital S/A” da CNN, a pandemia adiantou o mercado de TI em 10 anos e, com o seu aquecimento, aumentou ainda mais a demanda por profissionais capacitados para a área de TI. Só no Brasil, a busca por profissionais do setor aumentou 310%, segundo levantamento feito pela GeekHunter.

Apesar do mercado aquecido para esses profissionais no Brasil e no mundo, com atitudes simples do dia a dia, os colaboradores da área têm a oportunidade de se destacarem ainda mais. Pensando nisso, Júlio Xavier, CEO da KTECH, vertical da Kainos &Co dedicada a tecnologia, fez um compilado de sete dicas para que profissionais de TI consigam se sobressair no mercado de trabalho. Confira:

1. Visão holística do negócio
O profissional de TI precisa se capacitar para entender as demandas da empresa, conversar com profissionais de outras áreas e entender as necessidades gerais da companhia. Dessa forma, ele conseguirá se destacar e fará uma entrega mais assertiva, por isso aconselha-se que eles se dediquem a conhecer mais sobre as particularidades da empresa, acumulando insumos para obter uma visão holística sobre o negócio;

2. Saber se comunicar
Os profissionais de TI são conhecidos por sua introspecção. Mas quando eles desenvolvem a habilidade de se comunicar mais abertamente com as pessoas de sua equipe, participando de reuniões, fazendo perguntas sem medo de errar e conversando com todos, terão a oportunidade de sugerir projetos com muito mais propriedade;

3. Capacidade de escuta
Se o profissional sabe se comunicar, ele também deve ouvir. Apenas escutando com atenção o que outras pessoas ensinam e querendo aprender com elas que o técnico conseguirá fazer as perguntas certas e colaborar para a construção do negócio;

4. Fazer o básico muito bem-feito
Antes de entregar projetos extraordinários, o profissional precisa fazer o básico muito bem feito. O primeiro passo é entregar o essencial e, depois disso, fazer mais. Contudo, reforço que um plano muito bem executado e entregue com perfeição é primordial.

5. Cursos extracurriculares
Além dos cursos inerentes à área técnica, é recomendado que profissionais de TI complementem seu currículo com cursos relacionados ao mundo de negócios. A formação extracurricular ou especialização como em marketing, vendas e finanças, por exemplo, são grandes diferenciais. Essas áreas darão uma visão mais ampla sobre o negócio. Além disso, quando se faz um projeto, é necessário conhecer uma série de cálculos para entrega de relatórios e ROI (retorno sobre o investimento), a formação nessas áreas podem ajudar com essas demandas;

6. Ser curioso
A curiosidade é imprescindível para qualquer profissional. Essa característica mostra interesse pelos negócios que a empresa atua. Profissionais que são naturalmente mais curiosos, conhecem mais processos do que os outros e se beneficiam da visibilidade que ela traz. Além disso, a curiosidade faz o colaborador ser mais criativo, pois o saber que adquire o faz sair da zona de conhecimento comum e se destacar;

7. Inglês
O inglês certamente é um diferencial para qualquer profissional do mercado. Se o técnico deseja ingressar em uma multinacional ou trilhar carreira internacional, a fluência nesse idioma com certeza é um conhecimento chave para dar o start.

Website: https://ktech.digital

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Sétima edição do evento da ANFIDC reuniu mil participantes

Encontro nacional, que aconteceu no último dia 30, em São Paulo, teve como palestra de…

19 horas ago

Comunicação interna é a base da reputação corporativa

Jornalista explica como a Assessoria de Imprensa pode fortalecer a relação entre colaboradores e marca…

19 horas ago

ABRH-PR Norte Londrina e SENAC promovem evento em Londrina

Evento será sobre segurança psicológica e riscos psicossociais no trabalho e acontecerá no dia 21…

19 horas ago

Brightcove estabelece um novo padrão para a medição de marketing de vídeo com o lançamento do “Marketing Insights”

Novos recursos completam o Audience Insights, a solução abrangente da Brightcove, ajudando os profissionais de…

19 horas ago

Autor A. R. dos Santos lança livro de poesia sobre a fauna

Escrita do livro de poesias "Um Pouco de Fauna em Versos" foi influenciada por autores…

19 horas ago

ABRH-PR lança nova regional em Francisco Beltrão

O evento terá um workshop sobre Inteligência Artificial (IA) e Gestão de Pessoas no dia…

19 horas ago