Categories: noticias-corporativas

Música e narração de história fortaleceram vínculos e o protagonismo de idosos

São Paulo 27/1/2022 – Projeto desenvolvido durante a pandemia impacta moradores atendidos na Comunidade Kolping

A Arte Despertar utiliza a narração de histórias e a música para se conectar com as pessoas e ressignificar o momento vivido por cada uma.

“Acorda meninas, está chegando a hora de despertar. Vamos lá para a nossa aula de história…”. É com essa frase que Gina, uma das idosas que participa do grupo formado pela Arte Despertar (AD), na Comunidade Kolping, do Jardim São José em São Paulo, desperta os amigos em uma rede social às 8h da manhã de sexta-feira.

A Arte Despertar utiliza a narração de histórias e a música para se conectar com as pessoas e ressignificar o momento vivido por cada uma, visando ampliar o repertório cultural e amenizar sentimentos como ansiedade e estresse enfrentados por cada atendido do projeto. O trabalho na Comunidade Kolping teve início no mês de fevereiro, atendendo semanalmente cerca de 20 a 25 idosos, que se conectavam pela internet com os arte-educadores da AD Sandra Lessa (contadora de histórias) e com o João Rodrigues (músico).

“Conseguimos impactar cerca de 49 idosos inscritos no nosso projeto, pois muitos não conseguiram entrar on-line, mas todas as semanas recebemos as histórias e disponibilizamos para todos assistirem. Esta parceria foi e está sendo muito importante para nós. Ela veio em um momento de pandemia, e através do carisma e carinho dos profissionais de contação de história e música, despertou neles algo que estava adormecido, pois a cada encontro eles puderam vivenciar situações de sua vida contada em rimas e contos”, contou Adriana Monteiro dos Santos, coordenadora do Projeto Renascer.

“Os encontros são muito importantes, pois fortalecem o sentimento de pertencimento, de ocupar o seu lugar no mundo enquanto idosos, respeitando seus direitos de cidadão e inclusão social. Assim, fortalece o âmbito familiar e por sua vez impacta positivamente na comunidade”, concluiu Adriana.

Devido à pandemia, as atividades do projeto Promovendo Cultura nos Hospitais aconteceram de maneira virtual com atendimentos em tempo real ou por meio de vídeos gravados pelos arte-educadores. Em espaços de saúde, cultura, educação e assistência social. Realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o patrocínio das seguintes empresas: ABL – antibióticos do Brasil, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bristol, BR Partners, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo e Johnson & Johnson / Janssen Cilag Farmacêutica.

Website: http://www.artedespertar.org.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago