Categories: noticias-corporativas

De maio a agosto, Brasil registrou 1,4 milhão de novas empresas

São Paulo 16/12/2021 –

O estado que mais abriu novas empresas no segundo quadrimestre de 2021 foi o Acre, com o aumento de 26,6% se comparado ao primeiro quadrimestre

Em setembro deste ano, o Governo Federal publicou o boletim do Mapa de Empresas do segundo quadrimestre de 2021, uma ferramenta que tem como finalidade fornecer informações sobre a quantidade e tempo médio necessário para a abertura de empresas por período.

Os dados apresentados pelo boletim informam que houve um registro de abertura de 1.420.782 de novas empresas no Brasil, o que representa um aumento de 1,9% se comparado ao primeiro quadrimestre do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi equivalente a 26,5%.

Com relação aos fechamentos, 484.553 empresas ficaram inativas, quantidade correspondente a 10,2% a mais que no primeiro quadrimestre de 2021 e 44,8% superior ao mesmo período de 2020. Apesar dos fechamentos, esse aumento não interferiu no avanço do empreendedorismo, já que o país garantiu um saldo positivo de 936.229 aberturas de empresas.

Levando em consideração as matrizes, as filiais e os Microempreendedores Individuais (MEIs), o número de empresas ativas no Brasil atualmente, de acordo com o Mapa de Empresas divulgado, totaliza 18.440.986, sendo que 48,3% é de prestação de serviço; 33,2% de comércio; e 9,4% de indústria de transformação.

Dos estados que mais tiveram crescimento no empreendedorismo, o Acre lidera com a porcentagem de 26,6% a mais do que o primeiro quadrimestre deste ano e 41,7% a mais que o mesmo período do ano passado.

O estado de Sergipe teve a maior queda de registros de novas empresas, com a porcentagem de -2,8% se comparado ao primeiro quadrimestre. Entretanto, quando analisado o mesmo período de 2020, o aumento é de 50,3%.

Tempo de abertura

O Mapa de Empresas também informa que, em média, para abrir uma empresa no Brasil atualmente, o tempo estimado é de 2 dias e 16 horas, o que melhorou 16,9% em relação ao primeiro quadrimestre deste ano – ante o mesmo período do ano passado, a melhora foi equivalente a 7,2%.

O tempo de abertura reduziu pois, cada vez mais, o Governo Federal tem impulsionado o empreendedorismo brasileiro com políticas públicas que visam facilitar e estabelecer projetos que auxiliem as empresas durante a pandemia da Covid-19.

Projetos do governo para fomentar o empreendedorismo

Um desses projetos que foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, segundo publicação do site oficial do governo, é a Lei n.º 14.195, de 26 de agosto de 2021, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios.

A lei, que está disponível no Diário Oficial da União (DOU), tem como finalidade facilitar o processo de abertura e realizar uma desburocratização societária de atos processuais. Para isso, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) terá todas as inscrições fiscais, como a federal, estadual e municipal, unificadas, a simplificação de atividades de médio risco, entre outras novas alterações.

Além desse projeto, outro que está em discussão especificamente para MEIs é a Lei 108/2021, que realiza a alteração do limite de faturamento para R$ 130 mil, que atualmente é de até R$ 81 mil, e possibilita a contratação de até dois funcionários, atualmente é permitido somente um.

Diferentemente do projeto anterior, a Lei 108/2021 foi aprovada pelo Senado, mas ainda está em análise na Câmara dos Deputados e, após essa análise, irá para o presidente, que decidirá a sanção do projeto.

Caso haja a aprovação do projeto pelo presidente, o MEI deverá reorganizar sua gestão financeira para manter suas obrigações, como o encargo previdenciário, o depósito do FGTS e a declaração do imposto de renda de pessoa física. A declaração do imposto, e outros deveres, pode ser feita por meio de serviços de contabilidade on-line para que todo o processo seja feito corretamente e de forma prática e rápida.

Website: https://simplificador.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Evento de Inovação e Tecnologia para CSC aconteceu no país

O IEG realizou o TEC 2024, em 13 de novembro, com o tema "Operações Inteligentes:…

17 horas ago

Iniciativa mobiliza 2 mil estudantes para produção de livros

Terceira edição do projeto Escritor Para o Futuro em parceria com a ICL atingiu 15…

17 horas ago

TudoNoBolso é a mais nova associada da ABCD

Em operação desde agosto, fintech oferece também orientação financeira e benefícios corporativos aos clientes

17 horas ago

Faceres realiza 24º Fórum de Pesquisa e Iniciação Científica

A Faculdade de medicina FACERES promove o 24º Fórum de Pesquisa e Iniciação Científica, com…

17 horas ago

Manpower abre vagas de emprego na área logística

Manpower abre 200 vagas de emprego para diversos cargos. As oportunidades são para as cidades…

17 horas ago

Bandas nordestinas se apresentam pela primeira vez nos EUA

Duas bandas nordestinas vão se apresentar no próximo ano, pela primeira vez, nos Estados Unidos.…

17 horas ago