São Paulo 6/12/2021 –
Flexibilização das atividades deve fazer crescer o número de viajantes e vagas de emprego no setor turístico brasileiro
Após ter apresentado prejuízo que ultrapassou a casa dos R$ 370 bilhões – segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – durante a pandemia da Covid-19, principalmente ao longo do ano passado, o setor de turismo no Brasil vem se recuperando e deve fechar 2021 com quase 70% do faturamento registrado em 2019. Naquele ano, o último antes do início da crise, foram contabilizadas cerca de 95 milhões de viagens no país.
A retomada das atividades turísticas e o reaquecimento do mercado se devem, de acordo com o próprio Ministério do Turismo, ao avanço da vacinação em todo o território nacional. Se, durante os períodos de restrição, cerca de 80% da rede hoteleira se manteve fechada, a expectativa da pasta para o verão que se aproxima é registrar níveis de ocupação e movimentação de viajantes similares aos de antes da pandemia.
Mesmo antes da maioria da população completar seu esquema vacinal, o setor já deu os primeiros sinais de reação no meio do ano. Nos meses de junho e julho, por exemplo, houve um aumento de quase 20% nas reservas de quartos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), também no sétimo mês de 2021 foi registrado um crescimento de 38% no número de passageiros nos aeroportos brasileiros.
Geração de empregos
Ao mesmo tempo que o setor turístico vai ensaiando a volta à normalidade e reaquecendo a economia nacional, o mercado também vê um aumento na taxa de emprego. Ainda tomando julho de 2021 como referência, houve um salto de 25% em contratações na rede hoteleira, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Outra entidade que está de olho na retomada do segmento é a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que projeta a oferta de cerca de 478,1 mil vagas de emprego até fevereiro de 2022. Desse total, 81,7 mil serão oportunidades temporárias, destinadas especificamente para atender às demandas da alta temporada.
Entre os subsegmentos que compõem o setor turístico, a CNC revela que o ramo de bares e restaurantes é o que deverá oferecer o maior número (63,4 mil) de vagas temporárias nesse período do ano, representando 77,5% do total de oportunidades. Já a área de hospedagem deve preencher 13,8% dos empregos específicos para o verão, com 11,2 mil postos de trabalho. Geograficamente, os estados de São Paulo (23,49 mil), do Rio de Janeiro (10,34 mil) e de Minas Gerais (7,43 mil) devem responder por metade de todas essas vagas.
Jalapão em alta
Um dos destinos naturais mais procurados por brasileiros e estrangeiros, o Jalapão, localizado no estado do Tocantins, foi um dos poucos lugares que viu o número de viajantes crescer mesmo em 2020. Durante o mês de novembro do ano passado, houve um aumento de visitantes na região, chegando a atingir 77,7% a mais de turistas do que em 2019, segundo dados da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetuc).
Reconhecido por suas atrações naturais, o Jalapão é bastante procurado por pessoas que desejam se desconectar da rotina e estabelecer contato direto com a natureza. A região dispõe de áreas conservadas, dunas, cachoeiras, trilhas, fervedouros, chapadões, paisagens naturais e passeios oferecidos por empresas especializadas no turismo local, com conforto, segurança e diversão.
Website: https://www.korubo.com.br/
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios