Categories: noticias-corporativas

Custo da construção teve aumento de 0,80% em outubro, segundo FGV

São Paulo, SP 18/11/2021 – O arquiteto deve estar focado na obra, realizando um bom planejamento de custos, dos processos construtivos e técnicas mais adequadas para cada construção.

Segundo a Fundação Getulio Vargas, o acumulado do custo da construção para os últimos 12 meses teve aumento de quase 17%. Para evitar desperdícios e retrabalhos, o que aumenta os custos da obra, o arquiteto se torna um profissional indispensável para quem não quer perder dinheiro.

O ditado é popular e todo mundo conhece: o barato, muitas vezes, sai caro. Quando se fala em planejamento de obras, é preciso ter atenção redobrada. Isso porque o custo da construção, que inclui materiais e serviços, acumulou alta de quase 17% entre junho de 2020 e junho de 2021, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Somente no mês de outubro, a alta dos preços atingiu 0,80%, de acordo com a instituição, que divulga mensalmente o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). 

Com os preços mais altos, é preciso saber exatamente onde gastar, com o que gastar e como gastar. Nessas horas, a presença de um arquiteto na elaboração do projeto e assessoramento da obra é fundamental. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), um profissional dessa área pode garantir maior economia no custo total da obra com menor risco de erros que possam incidir em retrabalho, ou seja, mais gastos com mão de obra e materiais de construção.

A arquiteta Camila Tormente Rufino de Melo enfatiza que a presença de um profissional de arquitetura pode anteceder até mesmo a compra de um terreno onde se pensa em erguer uma construção. Essa precaução evita a aquisição de um local inadequado para o tipo de obra que se quer iniciar. “E além de realizar o levantamento e o estudo de viabilidade para aquisição de imóveis, o arquiteto pode fazer o planejamento da obra, aprovação de projeto nos órgãos competentes, o acompanhamento e o gerenciamento da construção, o controle de qualidade e a elaboração de relatórios e orçamentos, sempre tendo como referência as legislações locais”, acrescenta. 

A profissional, que atua com gerenciamento de contratos de obras e manutenção predial há 11 anos, ressalta que o acompanhamento de perto de uma obra de construção ou reforma é essencial para que tudo saia conforme o planejamento definido com o cliente. “O arquiteto também deve estar focado na obra, realizando um bom planejamento de custos, dos processos construtivos e técnicas mais adequadas para cada tipo de construção. Deve estar presente desde o início do processo do pensar. Entretanto, o que ainda percebemos é a ausência deste profissional durante o processo da execução, onde muitas vezes ele é acionado somente quando acontece uma intercorrência, o que pode onerar e muito o custo final da obra”, afirma. 

Maior parte das obras no Brasil é realizada sem a presença de um arquiteto

Um estudo encomendado pelo CAU/BR ao Datafolha para saber como o Brasil constrói, mostrou que dos 54% dos entrevistados que já construíram ou reformaram em alguma fase da vida, menos de 15% utilizaram os serviços de um arquiteto ou engenheiro. Outro dado identificado no levantamento é que a maioria dos 54% que construíram ou reformaram ficaram insatisfeitos com a obra. A maior parte das reclamações foi relacionada ao custo das obras, que ficou maior do que o esperado.

Nas entrevistas qualitativas, o Datafolha colheu depoimentos de pessoas que disseram pegar o orçamento apenas com quem ia executar o serviço – como pedreiros, por exemplo – e que o erro nos cálculos para aquisição de materiais e produtos os obrigou a desembolsar mais dinheiro para concluir a obra. 

A previsão de custos e as possibilidades de conseguir economizar em uma obra de construção ou reforma é algo que pode ser detalhado no projeto elaborado por um arquiteto. Esse planejamento prévio costuma evitar que transtornos não previstos e estouro do orçamento acabem surpreendendo o cliente. “Projetar é o conceito de pensar antes e, assim, planejar. É colocar na linha do tempo cada etapa do projeto e da sua execução, trazendo como resultado o orçamento da obra e a possibilidade do cliente realizar uma programação físico-financeira para realização do seu sonho, e a presença do arquiteto em todo o processo é indispensável para que tudo ocorra como planejado”, conclui Camila de Melo. 

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

CGTN: Presidente Xi Jinping Insta à China e à UE que Proporcionem Mais Estabilidade e Certeza Para o Mundo

O presidente chinês Xi Jinping se reuniu com líderes da União Europeia durante sua visita…

19 horas ago

O assistente de negociação por IA GetAgent da Bitget foi adotado em massa, causando um frenesi na comunidade

VICTORIA, Seychelles, July 27, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas e…

19 horas ago

Bitget fortalece presença regional na Malaysia Blockchain Week 2025

KUALA LUMPUR, Malásia, July 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas…

3 dias ago

Manpower abre 25 vagas de produção em Indaiatuba

A empresa ManpowerGroup Brasil está contratando profissionais para atuarem como operador(a) de produção na cidade…

3 dias ago

Crédito do Trabalhador cresce e amplia acesso ao crédito

Com mais de R$ 11 bilhões liberados em 2025, programa voltado a trabalhadores com carteira…

3 dias ago

Iniciativa privada muda foco de investimentos

O interesse da iniciativa privada pela concessão de rodovias ultrapassou o interesse pelo segmento de…

3 dias ago