Categories: noticias-corporativas

Inovação é prioridade para 85% das empresas, mostra pesquisa

São Paulo, SP 22/11/2021 – O segredo para ter sucesso, liderança e gestão efetiva é dedicar e priorizar tempo às pessoas – Eduardo De Stefano

Além de habilidades técnicas, profissional precisa estar emocionalmente preparado para os novos desafios. “Prática da empatia e resiliência são vitais para qualquer negócio”, afirma ex-presidente da Motorola em seu primeiro livro.

Não é de hoje que inovação é palavra de ordem no mundo corporativo. Novos conceitos, métricas e metodologias surgem a cada ano e as organizações precisam se adaptar rapidamente para colocá-las em prática. Esse cenário se tornou ainda mais evidente quando a pandemia da covid-19 chegou e fez com que as mudanças do dia a dia do trabalho acontecessem ainda mais rápido. O escritório convencional deu lugar ao home-office e as salas de reuniões se mudaram para câmeras dos notebooks e dos celulares. 

Um levantamento do PageGroup (consultoria em recrutamento executivo especializado, que opera com as marcas Page Executive, Michael Page, Page Personnel, Page Outsourcing e Page Interim) publicado pelo Portal G1 em 2020 mostra que as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina são trabalho em equipe (47,5%), inteligência emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%). No Brasil, as mais valorizadas são inteligência emocional (42,9%), trabalho em equipe (38,4%) e comunicação assertiva (31,1%).

Outra pesquisa recente, da ACE Cortex Consultoria, publicada em novembro de 2021 no site da revista Exame, afirma que a inovação é prioridade para 85% das empresas, mas somente 36% delas estão adequadas para fomentar e desenvolver novas ideias. Além de informações relacionadas à capacidade financeira das companhias em olhar mais de perto para essa questão, o dado mais curioso do estudo mostra que, para os líderes, a inovação não está relacionada somente à adoção de tecnologias de ponta. Na verdade, inovar depende das pessoas que trabalham na organização. “Esta é, talvez, a mais importante revelação da pesquisa”, diz Luis Gustavo Lima, sócio da ACE Cortex Consultoria. “É necessário assimilar uma nova mentalidade, mais criativa e empreendedora, voltada para o risco e realização de experimentos, inclusive promovendo a disrupção do próprio modelo de negócios da companhia, sendo a tecnologia um meio e não um fim para alcançar os objetivos da corporação.”, complementa.

Eduardo De Stefano, ex-presidente da Motorola (com passagens por Siemens e Soft Bank Group e mais de quarenta anos de experiência no mundo corporativo) também tem essa opinião. Em seu livro, ‘Você pode! Reflexões da Vida Executiva: como superar as dificuldades e atingir o sucesso profissional’ (Editora Schoba, 2021, 212 páginas, R$ 59,90), que será lançado no próximo dia 25 de novembro, às 18h30, no Orgânico Coworking, em Barueri, ele reforça a necessidade de cercar-se dos melhores profissionais de cada especialização para que a performance dos projetos consiga ser satisfatória e atinja os objetivos esperados pelas companhias. Para o autor, é ideal que o líder tenha um perfil generalista e tenha ao seu lado especialistas. “O segredo para ter sucesso, liderança e gestão efetiva é dedicar e priorizar tempo às pessoas. A prática da empatia e da resiliência são vitais para qualquer negócio. Os líderes de sucesso, seja onde for, conseguem tudo isso através das pessoas e equipes.”

Educação continuada – um caminho sem volta

No estudo Habilidades 360º, feito pelo Page Group e publicado no G1, entre as habilidades técnicas mais valorizadas estão ter domínio de um segundo ou terceiro idioma (36,8%), ter domínio de processamento de dados (32,80%) e de análise estatística (32,7%). O livro ‘Você pode! Reflexões da Vida Executiva: como superar as dificuldades e atingir o sucesso profissional’ é, acima de tudo, um relato de um autor que saiu da periferia e conseguiu através de muito estudo e dedicação alcançar os mais altos postos de gestão em grandes companhias. Stefano, que fez ensino técnico, é categórico ao dizer que a educação básica e continuada são essenciais para formação de uma base estruturada que seja capaz de levar os jovens a ocuparem posições de destaque nos caminhos que desejem seguir. Para ele, a área de Tecnologia da Informação (desenvolvimento de aplicativos, internet das coisas, indústria 4.0 entre outros) continua a ser a aposta da vez, o que foi reforçado pela pandemia desde 2020.

Ao longo das páginas do livro, Eduardo tenta mostrar a importância de nunca parar de se aperfeiçoar e estudar, pois é através do estudo que as oportunidades e portas se abrem. Para ele, não basta saber apenas executar bem uma tarefa e se limitar a isso. “Muitos executivos ancorados na performance acabam deixando para terceiro plano o investimento em idiomas e esquecem que tudo muda muito rápido.”

Equilíbrio, Autoconhecimento, Hard Skills e Soft Skills

Somado à performance no trabalho, Eduardo De Stefano comenta que é esperado que haja sempre um equilíbrio entre a vida pessoal e familiar e a profissional. Ele exemplifica que seus finais de semana eram sagrados com a família, mas que combinou esse arranjo com a esposa quando se viu em um cargo que iria demandar mais do seu tempo. Um outro ponto importante para Stefano é que qualquer profissional deve sempre buscar um autoconhecimento e autoavaliação contínuos, a fim de assegurar uma carreira mais feliz ao longo dos anos. Para se ter sucesso, o autor acredita que hard e soft skills são complementares e fundamentais e não consegue vislumbrar alguém somente com soft skills progredir e evoluir da carreira, pois ter conhecimentos técnicos (hard skills) é muito importante para que o profissional consiga executar as tarefas e mensurá-las junto aos seus times e equipes de apoio. Por outro lado, Eduardo é enfático ao dizer que as “Soft skills são fundamentais na evolução de carreira, principalmente para posições de liderança e gestão”.

O estudo realizado pelo Page Group ainda aponta que talentos híbridos trazem algumas vantagens competitivas às organizações, destacadas no levantamento, como: lidar melhor com momentos de crise e incerteza (78,7%); obter melhores resultados financeiros (65%); atingir sinergias entre as áreas da empresa (62%); promover a inovação empresarial (38,8%); ter melhor atendimento ao cliente (33%) e adotar novas tecnologias (7%).

 

Website: http://www.editoraschoba.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Cyble recebe reconhecimento no cenário de provedores de serviços de inteligência ampliada contra ameaças no 1º trimestre de 2025

A Cyble, líder global em soluções de cibersegurança, foi nomeada entre os fornecedores notáveis no…

4 horas ago

EBC Financial Group Reconhecido em Quatro Principais Categorias na Análise da FXEmpire de 2025

EBC Financial Group recebe classificações altas em principais áreas, com uma pontuação 5,0 perfeita em…

1 dia ago

Tecnotree reconhecida no 2024 Gartner® Hype Cycle™ por sua experiência do cliente e monetização no setor de comunicações

A Tecnotree, líder global em sistemas digitais de suporte aos negócios (BSS) e soluções de…

1 dia ago

Amlan International Divulgará a Pesquisa de NeutraPath® e Fará Demonstrações do Calibrin® -Z na Feira Internacional de Produção (IPPE) 2025

CHICAGO, Jan. 15, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Amlan® International, provedor líder de tecnologias minerais…

1 dia ago

Romancista Mar’Junior lança “O Perdão”, sua nova obra

O romancista Mar’Junior lançou em outubro de 2024 a sua nova obra. “O Perdão” é…

1 dia ago

Paradesporto nas Férias oferece esporte adaptado para jovens com deficiência

Iniciativa oferece prática esportiva inclusiva durante o período de férias escolares no município de Nova…

1 dia ago