Categories: noticias-corporativas

Vendas do varejo moderno somam R$9,9 bi na Black Friday; alimentos são destaque

São Paulo 14/12/2021 – O consumidor buscou comprar produtos básicos em linha com o fenômeno que aconteceu no e-commerce por conta das promoções e descontos

Entre janeiro e novembro, as vendas aumentaram 8,5% sobre o mesmo período de 2020, impulsionado pelos canais farmácia e “atacarejo”

As vendas físicas no varejo moderno brasileiro na Black Friday 2021 totalizaram R$ 9,9 bilhões, queda de 1,5% em relação ao mesmo período de 2020, mas o destaque ficou com as vendas de alimentos e bebidas.

“O consumidor buscou comprar ítens básicos alimentos, bebidas e produtos de limpeza, as chamadas categorias de giro rápido, nesta Black Friday, muito em sintonia com o que aconteceu no e-commerce”, afirmou o diretor de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño.

Apesar da queda no desempenho anual, na comparação semanal houve crescimento 26% no faturamento, o que mostra que as empresas apostaram bastante em promoções no período da Black Friday.  “O brasileiro, portanto, aproveitou os descontos oferecidos nos canais offline”, explicou Butragueño. 

O principal responsável pelo desempenho negativo anual das vendas foi o canal autosserviço, principalmente Hiper e Supermercados Pequenos. Já Farmácia foi o destaque positivo, com alta de 8,5% superando Cash & Carry (atacarejo, que subiu 1,5% sobre o mesmo período de 2020. Com a expansão dos dois canais, ambos somaram quase 50% na participação total do faturamento do varejo moderno offline.

Entre janeiro e novembro, as vendas no varejo moderno aumentaram 8,5% sobre o mesmo período de 2020, impulsionado também por Farma, alta de 16%, e Cash & Carry, com crescimento de +16,1%. No entanto, mostrando uma sintonia com a desaceleração econômica, o desempenho do varejo perdeu força ao longo dos trimestres. Os três primeiros meses do ano registraram o maior impulso (11,6%), seguido por alta de 9,1% entre abril e junho e expansão de 7,4% em julho a setembro e 5% na prévia do quarto trimestre.

Entre as categorias mais expressivas neste acumulado do ano está medicamentos, com crescimento de 18,9%, seguido por commodities (18%) perecíveis industrializados (12,3%), perecíveis frescos (11,4%) e mercearia (9,9%).

Website: https://nielseniq.com/global/pt/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Aplicações Versáteis para Robótica Leve para Fins Gerais da Wisson Robotics Brilham na CES 2025

LAS VEGAS, Jan. 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- O estande da Wisson Robotics na CES…

7 horas ago

Cirium lança o primeiro assistente GenAI do setor para desempenho pontual

O premiado OTP Awards AI facilita a análise dos resultados de Pontualidade de 2024 da…

7 horas ago

Automação logística deve crescer 9,9% ao ano até 2029

Case da Massimo Consulting reduziu em 60% o tempo de processamento de pedidos

1 dia ago

Let’s Go Wine e Vila Galé firmam parceria enoturística em Portugal e no Brasil

A Let’s Go Wine, empresa especializada em enoturismo e fundada por Elisa Wozniak e Farley…

1 dia ago

Endolaser colabora com o tratamento de varizes

Uma solução segura e minimamente invasiva para tratar varizes, segundo especialista

1 dia ago