23/11/2021 – A possibilidade de uma diversificação internacional reduz de forma significativa os riscos específicos do mercado de crédito e agrega rentabilidade
Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus e o crescente desemprego, investir e planejar o futuro se tornou essencial.
A Reforma da Previdência trouxe o tema da aposentadoria para a atenção das discussões dos brasileiros. Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus e o crescente desemprego, investir e planejar o futuro se tornou essencial.
Há oportunidades de investimento em crédito privado, que combina o mercado local com o mercado global. Fundos focados em ativos de crédito, estruturado de forma eficiente para gerar diversificação nos mercados locais e globais, sem risco cambial, buscando a melhor relação entre risco e retorno.
Como exemplo, temos o Gama Crédito Global Prev Icatu (início em 19 de outubro de 2020) o histórico de rentabilidade foi de 5,62%, que representou 169% do CDI, ou 2,30% acima do CDI. Um resultado expressivo, principalmente se considerarmos o baixo risco da carteira, extremamente diversificada, tanto por quantidade de emissores, quanto por setores e regiões geográficas.
Este é um fundo de investimento em cotas previdenciário que permite ao investidor explorar o melhor dos dois mundos em um só portfólio com características e benefícios de um fundo de previdência. É dividido na proporção 60% / 40%, entre a Gama e a Oaktree, respectivamente, seguindo a determinação da Susep. A taxa de administração máxima é de 1,28% a.a.
“Investir e planejar o futuro se tornou essencial. O resultado positivo neste primeiro ano do fundo mostra que a possibilidade de uma diversificação internacional reduz de forma significativa os riscos específicos do mercado de crédito e agrega vetores adicionais de rentabilidade, resultando em uma relação de risco/retorno competitiva”, afirma Ian Caó, gestor da Gama Investimentos.
A carteira local, que é similar ao Fundo Gama Top oferece exposição entre 70 a 100 emissores em ativos não soberanos classificados como baixo risco de crédito e oferece exposição a instituições financeiras, empresas e operações estruturadas como FIDCs. Já a carteira global (Oaktree Global Credit FIM IE), oferece exposição entre 400 a 600 emissores distribuídos nos mercados de títulos High Yield, empréstimos sêniores, crédito estruturado, dívidas imobiliárias, dívidas de mercados emergentes e títulos conversíveis.
Fundada em 2011, a Gama Investimentos é uma gestora de recursos independente com foco na estruturação e gestão de Feeder Funds, além de gestão de estratégias de Crédito. O time da Gama, hoje com mais de R$ 6,0 bilhões em ativos sob gestão, tem um histórico de mais de 20 anos de atuação no mercado de crédito brasileiro.
A Oaktree é líder entre os principais gestores de investimentos globais especializados em investimentos alternativos, possui mais de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão (dados de setembro de 2021). A empresa atua com abordagens táticas e fundamentalistas, suportadas por rigoroso controle de risco, em ativos de crédito, private equity, ativos reais e ações listadas. Possui uma equipe de mais de 1000 colaboradores espalhados em 19 cidades ao redor do mundo.
Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…
A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…
Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…
VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, a principal empresa de negociação…
Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…
Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…