23/11/2021 – A possibilidade de uma diversificação internacional reduz de forma significativa os riscos específicos do mercado de crédito e agrega rentabilidade
Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus e o crescente desemprego, investir e planejar o futuro se tornou essencial.
A Reforma da Previdência trouxe o tema da aposentadoria para a atenção das discussões dos brasileiros. Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus e o crescente desemprego, investir e planejar o futuro se tornou essencial.
Há oportunidades de investimento em crédito privado, que combina o mercado local com o mercado global. Fundos focados em ativos de crédito, estruturado de forma eficiente para gerar diversificação nos mercados locais e globais, sem risco cambial, buscando a melhor relação entre risco e retorno.
Como exemplo, temos o Gama Crédito Global Prev Icatu (início em 19 de outubro de 2020) o histórico de rentabilidade foi de 5,62%, que representou 169% do CDI, ou 2,30% acima do CDI. Um resultado expressivo, principalmente se considerarmos o baixo risco da carteira, extremamente diversificada, tanto por quantidade de emissores, quanto por setores e regiões geográficas.
Este é um fundo de investimento em cotas previdenciário que permite ao investidor explorar o melhor dos dois mundos em um só portfólio com características e benefícios de um fundo de previdência. É dividido na proporção 60% / 40%, entre a Gama e a Oaktree, respectivamente, seguindo a determinação da Susep. A taxa de administração máxima é de 1,28% a.a.
“Investir e planejar o futuro se tornou essencial. O resultado positivo neste primeiro ano do fundo mostra que a possibilidade de uma diversificação internacional reduz de forma significativa os riscos específicos do mercado de crédito e agrega vetores adicionais de rentabilidade, resultando em uma relação de risco/retorno competitiva”, afirma Ian Caó, gestor da Gama Investimentos.
A carteira local, que é similar ao Fundo Gama Top oferece exposição entre 70 a 100 emissores em ativos não soberanos classificados como baixo risco de crédito e oferece exposição a instituições financeiras, empresas e operações estruturadas como FIDCs. Já a carteira global (Oaktree Global Credit FIM IE), oferece exposição entre 400 a 600 emissores distribuídos nos mercados de títulos High Yield, empréstimos sêniores, crédito estruturado, dívidas imobiliárias, dívidas de mercados emergentes e títulos conversíveis.
Fundada em 2011, a Gama Investimentos é uma gestora de recursos independente com foco na estruturação e gestão de Feeder Funds, além de gestão de estratégias de Crédito. O time da Gama, hoje com mais de R$ 6,0 bilhões em ativos sob gestão, tem um histórico de mais de 20 anos de atuação no mercado de crédito brasileiro.
A Oaktree é líder entre os principais gestores de investimentos globais especializados em investimentos alternativos, possui mais de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão (dados de setembro de 2021). A empresa atua com abordagens táticas e fundamentalistas, suportadas por rigoroso controle de risco, em ativos de crédito, private equity, ativos reais e ações listadas. Possui uma equipe de mais de 1000 colaboradores espalhados em 19 cidades ao redor do mundo.
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios