Portal Comunique-se

Campanha marca retomada do turismo interno no NE

Iniciativa de secretarias estaduais, “Nordeste Arretado” promove o turismo na região; empresário explica a importância do setor de festas e eventos para a retomada

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo – SP 10/12/2021 – A realização de grandes eventos pode aquecer a economia do turismo do Nordeste, tão prejudicada no período de crise sanitária

Iniciativa de secretarias estaduais, “Nordeste Arretado” promove o turismo na região; empresário explica a importância do setor de festas e eventos para a retomada

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, cresce a expectativa pela retomada do turismo interno. Exemplo disso, os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte se uniram em torno da campanha “Nordeste Arretado”, no dia 1º de dezembro. A ideia é que a iniciativa das secretarias estaduais, que recebe o apoio do MTur (Ministério do Turismo) fomente o turismo entre os estados que estão ligados em cerca de 500 quilômetros.

Em seu lançamento, a campanha inaugurou uma exposição no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. A mostra é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 10 de dezembro, com a exibição de peças artesanais, dicionário de gírias e outras atrações.

Com seus atrativos, o Nordeste figurou entre os principais destinos turísticos do Brasil em 2020, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que demonstram melhora mais acentuada de voos comerciais para destinos como Porto Seguro, Ilhéus e Fernando de Noronha.

Paralelamente, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil como um todo apresentou expansão de 102% em maio, comparado ao mesmo mês em 2020, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Denis Nicolini, empresário do RÉVEILLON BSM – empresa de entretenimento que oferece experiências turísticas – destaca que a recuperação do setor no Nordeste, em particular, já vinha sendo percebida em junho, quando a média na ocupação de leitos foi de 43% em Fortaleza, 42% no Recife, 41% em Natal e 36% em Salvador, conforme indicativos da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Nicolini acredita que agora a expectativa é de crescimento ainda maior com o incremento das festas de Réveillon. “A realização de grandes eventos – que historicamente são realizados, mas que foram cancelados no último verão por conta da pandemia – pode aquecer a economia do turismo do Nordeste, tão prejudicado no período de crise sanitária”.  

Como o setor de festas e eventos contribui para a retomada do turismo nordestino?

Segundo o empresário, as festas e eventos em estados do Nordeste contribuem para a geração de empregos e contratações de fornecedores locais, aumento da ocupação dos hotéis e restaurantes. Além disso, dão oportunidades para os fornecedores ligados ao lazer e entretenimento, como locadoras de barcos, motoristas e cozinheiros.

“Entre outros campos, as festas movimentam a hotelaria e a economia locais. No Nordeste, a procura já supera os níveis pré-pandemia e esperamos que o movimento seja 35% superior ao de 2019, com uma expectativa de que, pelo menos, 90% do público pagante venha de cidades do Brasil e se hospedem em hotéis na região”, afirma. Com efeito, 70% dos brasileiros pretendem viajar na primeira oportunidade, sendo que 26% dos entrevistados esperam viajar pelo Brasil. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita divulgada pelo BCG (Boston Consulting Group), que ouviu 1,5 mil brasileiros entre os dias 18 e 22 de junho deste ano.

“Como um país tropical, o Brasil oferece uma extensa área litorânea e belas paisagens naturais. A região de Barra de São Miguel, em Alagoas, onde ocorrerá o Reveillon BSM, por exemplo, contribui com diversas opções de turismo e agora, deve movimentar a economia local e marcar a retomada do setor de festas e eventos com atrações internacionais”, pontua.

Para mais informações, basta acessar: https://1354.io/bsm/

Website: https://1354.io/bsm/

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner