Portal Comunique-se

Yamê Reis lança o livro O Agronegócio do Algodão e promove amplo debate ao tema

A socióloga e designer de moda Yamê Reis lança esse mês o livro O Agronegócio do Algodão: meio ambiente e sustentabilidade, no qual revela, através de uma profunda pesquisa científica, como o agronegócio construiu seu discurso falsamente sustentável no Brasil.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Rio de Janeiro, RJ 30/11/2021 – A ideia do livro é despertar o debate sobre o algodão que nos veste, que nos conforta, mas que infelizmente produz impactos negativos na esfera socioambiental.

A socióloga e designer de moda Yamê Reis lança esse mês o livro O Agronegócio do Algodão: meio ambiente e sustentabilidade, no qual revela, através de uma profunda pesquisa científica, como o agronegócio construiu seu discurso falsamente sustentável no Brasil.

O debate sobre a sustentabilidade na moda, apesar dos enormes avanços dos últimos anos, ainda mantém pontos obscuros já no início da cadeia de valor no campo brasileiro. Em 3 capítulos curtos e fundamentados em dados, “O Agronegócio do Algodão” faz uma abordagem crítica sobre a sustentabilidade da produção, dos ecossistemas do algodão, e aos desafios que a emergência climática impõe à continuidade deste modelo de produção.

“Espero que esse livro desperte o debate sobre o algodão que nos veste, que nos conforta e aquece, mas que hoje produz impactos socioambientais ao longo da sua cadeia produtiva que precisam ser enfrentados com coragem e determinação. O Brasil é o segundo maior exportador global de algodão, mas precisa se dissociar da indústria química que o transformou no maior consumidor mundial de agrotóxicos, intoxicando o solo, os rios, os agricultores e destruindo a nossa rica biodiversidade”, diz Yamê Reis.

O ecologista e ex-Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assina o prefácio: “O olhar da Sociologia combinado com uma prática já consolidada de militância ecológica e de sucesso no mundo da moda, levaram Yamê a um conhecimento exato de como tudo isso funciona. Ela nos convida a um itinerário poucas vezes trilhado de pensar do que as roupas foram feitas, por quem elas foram feitas e que veneno foi usado na sua produção.”

O livro, que já está à venda, será lançado virtualmente no evento de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week, no dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 14h, pelo canal do YouTube.

Yamê Reis é designer de moda, palestrante e mestre em Sociologia Política, e fundadora do Rio Ethical Fashion, o maior Fórum de Moda Sustentável da América Latina. É coordenadora do curso de Design de Moda do Istituto Europeo di Design no Rio de Janeiro; membro convidada da Comissão dos Direitos da Moda da OAB-RJ, e membro da Union of Concerned Researchers in Fashion (UCRF).

Foi gestora de Criação em empresas como Cantão, Totem, Le Lis Blanc e Mercatto. Yamê atuou em projetos pioneiros como Amazon Life (1993), produziu e desfilou a primeira coleção feita com tecidos de hemp para sua marca autoral Yamê Reis (1994) e lançou no Fashion Rio o primeiro jeans orgânico nacional, uma parceria do Cantão com o selo NOW (Natural Organic World) (2007).

Livro à venda pelo site: https://www.livrosilimitados.com.br/product-page/o-agronegócio-do-algodão

Website: https://www.livrosilimitados.com.br/product-page/o-agronegócio-do-algodão

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner