São Paulo 17/2/2022 –
Desde que o Facebook anunciou, em outubro do ano passado, investimentos no metaverso e mudou o nome empresarial para Meta, a corrida pelo uso de tecnologias imersivas para impulsar negócios se tornou mais acirrada. De um lado, desenvolvedores de olho em um mar de oportunidades. De outro, empresas apostando em novos níveis de experiências e, claro, ampliação de seus resultados. Na construção civil o cenário não é diferente e a FEICON trouxe essa pauta para sua programação.
A organização do evento, já reconhecido por apresentar inovações e tendências, buscou referências e conteúdos que pudessem esclarecer melhor o tema (e suas vantagens) para os setores de construção civil e arquitetura. Para isso, trouxe em seu episódio especial do programa Conversas Construtivas, promovido pela FASSA BARTOLO, o especialista Igor Hosse, fundador da Evil Schnitzel, empresa de desenvolvimento de jogos, e professor coordenador do Game Design Lab conversando com Lúcia Mourad, gerente da FEICON, no qual, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o que é o metaverso, também explicou outros conceitos essenciais do universo digital para quem quer entender essa nova tendência, como NFTs e blockchain.
A FEICON também foi conversar com Marcelo Rodino, cofundador e diretor da Flex Interativa, empresa especializada em digital experience, a respeito do que a indústria da construção pode esperar do metaverso e o impacto desse novo universo para o setor, e ele indicou que existem 3 aplicações principais nesse sentido:
O especialista esclareceu, ainda, que o metaverso está relacionado à realidade virtual, mas que não é restrito aos óculos especiais. “É um ambiente onde as pessoas podem se relacionar, mas o acesso também pode ser com os aplicativos mobile e jogos de consoles. No game Fortnite, por exemplo, comunidades inteiras podem se juntar para curtir, em tempo real, shows e eventos”, complementa o diretor da Flex.
Início para as empresas de construção
O setor ainda tem muito a avançar em termos de tecnologia, mas a transformação digital está em curso e foi impulsionada pela pandemia. Em relação ao metaverso, entretanto, Marcelo explica que é cedo para que as empresas tenham ferramentas próprias para construir seus espaços virtuais. “O primeiro passo é o entendimento de que o jeito de comunicar vai mudar e que é preciso aprender como utilizar essas ferramentas. Depois, procurar empresas especializadas em tecnologias, realidades virtual e aumentada para um cenário das experiências possíveis”, explica.
Como a tendência é que o metaverso seja um ambiente compartilhado, alguns cuidados são necessários. “Será preciso atenção à Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, mas os desafios não param por aí. Assim como os inúmeros níveis de oportunidade e de criação, existem muitas questões que podem ser sensíveis e precisam ser mapeadas”, finaliza o especialista.
Metaverso na FEICON
Marcelo Rodino é um dos convidados da programação de conteúdo da próxima edição da FEICON e vai demonstrar, ao vivo, os benefícios e possibilidades do metaverso aplicado à construção civil. O assunto será um dos destaques da programação de conteúdo e promete atrair os profissionais do setor que buscam por soluções inovadoras.
Enquanto o evento, marcado para começar no dia 29 de março, no Pavilhão do São Paulo Expo, não chega, é possível descobrir um pouco mais sobre esse tema fascinante tanto no episódio especial do Conversas Construtivas já disponível na plataforma FEICONNECT https://cutt.ly/9OKWkpI, quanto no novo conteúdo do Blog da FEICON, disponível no link https://cutt.ly/KOKT9r9 . O acesso é gratuito.
Serviço:
FEICON – 26ª EDIÇÃO
Data: 29 de Março a 1º de Abril de 2022
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda
Website: https://www.feicon.com.br/
A Tecnotree, líder digital global em Business Support System (BSS) e soluções de transformação digital,…
Agora disponível em lojas selecionadas da Apple Store no mundo inteiro, a alça de cabeça…
Dados divulgados pela empresa sobre o perfil dos compradores reforçam escolha das flores para homenagear…
A McKay Brothers (“McKay” ou “a empresa”), líder de mercado em redes sem fio e…
A Editora Forma Educacional lançou o Alfabetário da Fauna Brasileira, escrito pelo pós-graduando Hugo José…
Consultor de negócios aponta os cinco principais erros que sites e plataformas de vendas online…