Categories: noticias-corporativas

Público-alvo: onde todo processo de marketing começa

São Paulo-SP 17/3/2022 – Enquanto o público-alvo representa um grupo com informações gerais e de forma mais ampla

Reconhecer o público-alvo, é o primeiro passo para ter um marketing digital de sucesso, é uma condição vital para aperfeiçoar o atendimento e desenvolvimento de produtos e serviços.

A definição de quem irá consumir os produtos ou os serviços oferecidos faz parte do planejamento inicial de qualquer negócio e pode ser adaptado ao longo do tempo. É um fator importante, onde o empresário deve saber em quem focar e quais estratégias adotar.

Dessa forma, fazer uma divulgação adequada ao público-alvo certo é o caminho para entregar conteúdos direcionados e que irão fazer o cliente tomar a decisão de compra. Mas como defini-lo?

O que é público-alvo?

Antes de explicar como identificar o público-alvo, é importante ressaltar o conceito. Mais do que apenas futuros clientes, o público-alvo, conhecido também como target, é um grupo de consumidores com características e perfis semelhantes que se identificam com um produto ou serviço empresarial.

Alguns hábitos, atividades de lazer, local de moradia, identidade de gênero, classe social e faixa etária são parte dos atributos que definem qual será a parcela da sociedade que estará interessada na empresa.

Para o público-alvo que será voltada toda a ação de divulgação, seja ao promover peças publicitárias on-line ou impulsionando publicações em redes sociais. Assim como é que o produto ou serviço vai ser direcionado.

Diferentemente de persona, o público-alvo é mais geral, social e menos individual. Assim é possível encrontrar em bases de estatísticas, nas atividades da loja, vendas on-line e acessos às plataformas digitais. Apís identificar público-alvo, o próximo passo seria definir a persona .

Qual a diferença entre público-alvo e persona

Enquanto o público-alvo representa um grupo com informações gerais e de forma mais ampla. Sendo a principal função servir como um grupo para o qual a empresa vai em direção. A persona é o retrato de um cliente semifictício.

Também conhecida como buyer persona ou avatar, é retirada de dentro do grupo do público-alvo e, então, personificada. É o cliente ideal de uma empresa, baseado em características reais e individuais, como: hobbies, mídias que consomem e metas. Apresenta dados sociais, mas principalmente pessoais.

O avatar não é possível sem antes identificar o público geral. E ele tem como objetivo simular possibilidades mais específicas e subjetivas do cliente com o produto ou serviço. Ampliando assim o entendimento acerca dos clientes para o qual a empresa é direcionada.

Exemplo de público-alvo

Estudantes do sexo feminino, entre 18 e 24 anos, moradores da cidade de Porto Alegre, com renda familiar entre R$ 2.500 e R$ 5.000. Com um perfil leitor, que almejam ou estão no ensino superior.

Exemplo de persona

Maria, 24 anos, solteira, acadêmica da faculdade de Letras, e estagiária na área da educação. Divide apartamento com colegas e tem uma grande coleção de livros de poesia e assinatura trimestral de pacote de literatura brasileira. A principal meta de Maria é investir em cursos para especialização em Educação, e o principal obstáculo atualmente é a baixa renda pessoal.

Ferramentas para encontrar o público-alvo

Nem todos os indivíduos que interagem com uma marca, seja em um blog ou redes sociais, estão dentro do grupo do público-alvo. Este representa apenas aquelas pessoas que necessitam e dão valor solução da empresa.

Mapear este público-alvo, o verdadeiro de uma empresa, é uma tarefa bem minuciosa. Porém existem diversas ferramentas com as quais pode-se contar para extrair as informações necessárias.

Abaixo algumas ferramentas para encontrar dados relevantes:

● Pesquisa com os clientes reais: propor a clientes que respondam a um questionário online ou pessoalmente pode ser uma pesquisa muito eficiente para recolher dados mais qualitativos;

● Google Analytics: se a empresa tiver um site, a ferramenta pode trazer dados demográficos e de interesses de quem está o visualizando;

● CRM: esta gestão de relacionamento com o cliente é um mecanismo de controle do relacionamento clientes-empresa e é feito através de dados sobre vendas realizadas;

● Redes sociais: com ferramentas analíticas próprias, elas geram uma boa base de quem são as pessoas que estão interagindo com a marca e servem de início para identificar o público-alvo.

Como organizar as informações

Mais do que acumular dados, é necessário saber quais dados são relevantes para a criação do público-alvo. E ainda, para poder utilizar o público-alvo de forma efetiva é necessário que os dados sejam processados e segmentados.

Separá-los em grupos de algumas variáveis mais importantes é um bom caminho para um marketing digital efetivo. Alguns dados necessários para organizar as informações:

1) Dados Geográficos: país, região, estado, cidade, dimensão do território, área rural e urbana, área residencial ou comercial, densidade populacional, clima;

2) Dados Demográficos: idade, identidade de gênero, sexualidade, etnia, núcleo familiar, status civil, renda, condição socioeconômica, profissão, nacionalidade;

3) Dados Psicográficos: valores, interesses, estilo de vida, personalidade, preocupações;

4) Dados Comportamentais: interações com a marca, motivações em relação ao produto ou serviço, sensibilidade ao marketing, intensidade do uso;

Conclusão

A identificação e organização do público alvo de uma empresa é um dos pilares para um marketing digital eficaz. A partir dele é possível construir a buyer persona e melhorar o direcionamento e relacionamento com cliente real.

De posse destas informações, é possível questões orientadas como: Quais as necessidades dos consumidores. Qual a rede social que terá uma resposta mais adequada. Onde divulgar para que resulte em decisão de compra.

Website: https://agencialegions.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação, anuncia parceria…

24 minutos ago

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Os internos, por meio desta obra, compartilham suas experiências, reflexões e perspectivas

26 minutos ago

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

Quatro influenciadores digitais especialistas do setor imobiliário promoverão produtos da empresa para o Centro-Oeste, Sul,…

29 minutos ago

Relatório aponta dados sobre investimentos na indústria

Conforme informado no Panorama da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório Investimentos na Indústria,…

54 minutos ago

Congresso de ESG já tem mais de 150 palestrantes confirmados

O Congresso Nacional de ESG já conta com mais de 150 palestrantes confirmados. Entre os…

3 horas ago

Exposição de dados pessoais potencializa golpes que usam IA

Pessoas com informações expostas são mais suscetíveis a serem alvos de crimes cibernéticos

4 horas ago