Categories: noticias-corporativas

Países demandam mais importações de produtos para indústria da transformação

São Paulo, SP 2/12/2021 – Quando somamos a movimentação econômica ao aumento das exportações, temos o aumento da demanda agregada, o que leva os países ao crescimento econômico.

A indústria está em plena operação e as máquinas não esfriaram nem mesmo durante a pandemia causada pela Covid-19. Na maioria dos países que compõem a América Latina, percebeu-se uma grande demanda e aumento das importações de insumos sobretudo destinados à transformação, principalmente óleos combustíveis de petróleo ou minerais betuminosos – exceto brutos. As informações são de dados oficiais divulgados recentemente pelos órgãos que regulamentam a economia nos países citados abaixo.

Com muitas atividades freadas pelas medidas de saúde sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a população precisou readequar seu estilo de vida para que conseguisse passar o máximo de tempo possível dentro de casa e, assim, evitar a contaminação e disseminação do vírus. Por causa disso, o movimento de abastecimento de supermercados, farmácias e produtos de uso doméstico precisou seguir um fluxo quase que normal, o que acarretou numa constante movimentação também da cadeia Logística e de suprimentos. 

Neste cenário, os países precisaram importar muito mais insumos para a Indústria da Transformação e manter tudo em pleno funcionamento, uma vez que é comum em toda América Latina a falta de refinarias específicas que consigam processar o óleo encontrado em território brasileiro, que é mais pesado que o petróleo oriundo do Oriente Médio, por exemplo. Por conta disso, os óleos combustíveis e seus respectivos produtos finais derivados respondem a 5,35% de tudo que foi importado para o Brasil entre janeiro e julho de 2021, correspondendo a 11,5 milhões de toneladas dos produtos apenas neste ano, segundo dados da Agência Brasil. 

No mesmo período deste ano, o Uruguai foi um dos poucos que apresentou um cenário pouco diferente dos demais países que consomem os derivados de petróleo, isso porque o país possui uma Indústria de Transformação em estágio inicial, que já consegue suprir a demanda interna. De acordo com informações dos sites oficiais do governo, os óleos brutos foram os principais produtos exportados pelo Brasil para o país ‘celeste’ em 2020, ocupando a primeira posição do ranking, com Valor FOB na casa dos US$ 125 milhões. 

O CEO da South Cargo, Juerg Rohrer, comentou a situação dos países e destacou a importância de cada particularidade para a grande cooperação mercadológica, o que acaba por impulsionar novas tecnologias e descobertas habilidosas. “O primeiro impacto gerado pelo crescimento nas operações logísticas é o crescimento econômico. Quando somamos isso ao aumento das exportações, por exemplo, temos ainda o aumento da demanda agregada, o que leva os países ao crescimento econômico propriamente dito, acarretando um outro fator, o crescimento de empregos”, contou. 

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina, por exemplo, apresentou alta de 17,9% no segundo trimestre de 2021 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com o Relatório de Andamento do Nível de Atividade do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). O principal fator responsável por esse cenário foi o aumento de 21,9% no consumo privado, 6,3% nas exportações e 36,6% nas importações. Em recessão desde 2018, o país possui ainda uma estimativa positiva para 2021, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE). 

NVOCC com sede em 5 países da América Latina além do Brasil, a South Cargo é uma empresa respeitada no mercado por fornecer soluções modernas e tecnológicas, controladas por profissionais experientes no ramo da Logística e Comércio Exterior, oferecendo excelência operacional em transportes seguros e confiáveis, e atendendo aos mais altos padrões de qualidade. 

Website: https://southcargo.com/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Burjeel Holdings e Response Plus Medical lançam prêmio de US$ 1 milhão em saúde e bem-estar de energia humana

A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…

1 dia ago

O Royalton Chic Barbados Entra para o Autograph Collection Portfolio do Marriott

ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…

1 dia ago

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

1 dia ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

1 dia ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

1 dia ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

1 dia ago