Categories: noticias-corporativas

Mercado B2B não conhece o perfil do seu cliente no marketing digital

São Paulo, 02 de dezembro de 2021 8/12/2021 – A empresa pode ter os melhores profissionais, muito investimento, porém o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é fundamental” Monica Lau

Investimentos são desperdiçados em função da falta de alinhamento sobre suas personas e prejudicam resultados executados por agências e departamentos de marketing

O mercado B2B é um segmento à parte.  Diferente do varejo – o B2C – onde o marketing atua de maneira mais protagonista, no B2B as áreas de vendas são o grande foco, porque já carregam uma carteira de clientes, devido ao tempo de relacionamento.

O marketing digital chegou para ficar e o segmento empresarial parece estar se adaptando ao novo perfil do seu cliente, frente aos canais sociais. Segundo o WeAreSocial, 66% dos brasileiros pesquisam uma marca primeiro, através das redes sociais. Também de acordo com um levantamento conjunto entre a Rock Content, Resultados Digitais, Mundo Marketing e VendasB2B, realizado entre 1.000 equipes de marketing, 40% das empresas geram demanda, porém sem um critério de qualificação de leads entre marketing e vendas. Ou seja, realmente falta um entendimento entre as equipes para que o resultado seja atingido.

Muitas empresas possuem dificuldade para alinhar as expectativas do lead e do cliente ideal, dependendo da estrutura e camadas de decisão que pode envolver um projeto. “A empresa pode ter os melhores profissionais, muito investimento, porém o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é fundamental” diz Monica Lau, sócia fundadora da Hator Marketing e Tecnologia.  Para ela, o entendimento interno entre as áreas é a chave para que a estratégia funcione.  “Inúmeras vezes acompanhei projetos neste segmento onde o marketing não era considerado nas reuniões de vendas, o que comprometia o resultado, o funil a ser gerado e o valor que a área de marketing pode trazer”, finaliza.  “É claro que não estamos falando apenas de marketing digital.  Deve haver uma integração entre os canais, mas é frequente acontecer uma organização de webinar (evento virtual) pela área de marketing, sem entendimento do cliente ideal.  O evento dispersa a comunicação, a mensagem não atinge o público desejado levando ao descrédito ainda maior do departamento de marketing”, complementa.

Essa constatação também foi um dos resultados obtidos pela consultoria Flow Executive Finders sobre o papel do Chief Marketing Officer. Entre as descobertas do estudo, novos direcionamentos estratégicos aparecem como item fundamental apontado pelos entrevistados, especialmente com a aceleração digital causada pela pandemia.

Em outros casos, acontece a desinformação sobre ferramentas existentes para os times de vendas.  Os sistemas de automação de marketing podem conectar-se com o CRM da empresa que, em teoria, devem ajudar no atingimento da meta do vendedor. Porém esse vendedor não sabe como proceder, não conhece o sistema, a interligação entre esses processos e acaba não considerando os leads gerados para sua previsão. Isso fica evidenciado na dificuldade em converter contatos para clientes, como observado também no estudo sobre Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, onde 69% dos entrevistados sentem mais dificuldades.

Website: https://www.hatorsystems.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago