Categories: noticias-corporativas

Mercado B2B não conhece o perfil do seu cliente no marketing digital

São Paulo, 02 de dezembro de 2021 8/12/2021 – A empresa pode ter os melhores profissionais, muito investimento, porém o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é fundamental” Monica Lau

Investimentos são desperdiçados em função da falta de alinhamento sobre suas personas e prejudicam resultados executados por agências e departamentos de marketing

O mercado B2B é um segmento à parte.  Diferente do varejo – o B2C – onde o marketing atua de maneira mais protagonista, no B2B as áreas de vendas são o grande foco, porque já carregam uma carteira de clientes, devido ao tempo de relacionamento.

O marketing digital chegou para ficar e o segmento empresarial parece estar se adaptando ao novo perfil do seu cliente, frente aos canais sociais. Segundo o WeAreSocial, 66% dos brasileiros pesquisam uma marca primeiro, através das redes sociais. Também de acordo com um levantamento conjunto entre a Rock Content, Resultados Digitais, Mundo Marketing e VendasB2B, realizado entre 1.000 equipes de marketing, 40% das empresas geram demanda, porém sem um critério de qualificação de leads entre marketing e vendas. Ou seja, realmente falta um entendimento entre as equipes para que o resultado seja atingido.

Muitas empresas possuem dificuldade para alinhar as expectativas do lead e do cliente ideal, dependendo da estrutura e camadas de decisão que pode envolver um projeto. “A empresa pode ter os melhores profissionais, muito investimento, porém o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é fundamental” diz Monica Lau, sócia fundadora da Hator Marketing e Tecnologia.  Para ela, o entendimento interno entre as áreas é a chave para que a estratégia funcione.  “Inúmeras vezes acompanhei projetos neste segmento onde o marketing não era considerado nas reuniões de vendas, o que comprometia o resultado, o funil a ser gerado e o valor que a área de marketing pode trazer”, finaliza.  “É claro que não estamos falando apenas de marketing digital.  Deve haver uma integração entre os canais, mas é frequente acontecer uma organização de webinar (evento virtual) pela área de marketing, sem entendimento do cliente ideal.  O evento dispersa a comunicação, a mensagem não atinge o público desejado levando ao descrédito ainda maior do departamento de marketing”, complementa.

Essa constatação também foi um dos resultados obtidos pela consultoria Flow Executive Finders sobre o papel do Chief Marketing Officer. Entre as descobertas do estudo, novos direcionamentos estratégicos aparecem como item fundamental apontado pelos entrevistados, especialmente com a aceleração digital causada pela pandemia.

Em outros casos, acontece a desinformação sobre ferramentas existentes para os times de vendas.  Os sistemas de automação de marketing podem conectar-se com o CRM da empresa que, em teoria, devem ajudar no atingimento da meta do vendedor. Porém esse vendedor não sabe como proceder, não conhece o sistema, a interligação entre esses processos e acaba não considerando os leads gerados para sua previsão. Isso fica evidenciado na dificuldade em converter contatos para clientes, como observado também no estudo sobre Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, onde 69% dos entrevistados sentem mais dificuldades.

Website: https://www.hatorsystems.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Destinos sustentáveis permitem vivenciar experiências próximas da natureza

Oferecem formas cada vez mais assertivas para valorizar e contribuir com as comunidades locais.

12 horas ago

Brindes com produção em 48h: agilidade e personalização

Os brindes personalizados com produção em 48 horas se tornaram uma solução prática para empresas…

12 horas ago

Bitget Wallet Lite atinge 6 milhões de usuários em poucos dias, agora a maior carteira do Telegram

VICTORIA, Seychelles, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet, uma das principais carteiras Web3…

12 horas ago

UniFECAF realiza evento de carreira para universitários

No dia 6 de novembro, a UniFECAF realiza a Expo Carreira, evento com palestras, workshops…

12 horas ago

Webinar discute impactos da eleição presidencial americana para o Brasil

Evento online com o economista Otaviano Canuto abordará mudanças geopolíticas, econômicas e comerciais esperadas com…

12 horas ago

Startup brasileira Artycs lançou solução de IA na Singapore Week of Innovation

A startup Artycs apresentou ao mercado internacional a solução AI Forge. O lançamento foi na…

12 horas ago