Categories: noticias-corporativas

Alerta: aumentam os casos de doenças oculares entre crianças

Brasil 16/12/2021 –

Estudos revelam que, entre 2015 e 2021, o número de casos de miopia entre crianças com seis anos de idade cresceu 400%. Falta de acesso a diagnósticos corretos e a tratamento adequados pode levar à cegueira ainda na infância

Pequenos problemas de visão podem surgir na infância e adolescência, porém, se não cuidados com a devida atenção, podem evoluir para doenças graves e, em casos extremos, levar à cegueira. Segundo estimativa da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, é possível considerar que no Brasil haja cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.

Os problemas de visão mais comuns são hipermetropia, miopia e astigmatismo – erros refrativos, que impedem a formação do foco das imagens na retina. Esses problemas podem surgir no início da infância, sendo mais comuns a partir dos 4 anos de idade. Quando não são corrigidos, podem prejudicar o desenvolvimento da criança ou adolescente, portanto, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento.

Uma pesquisa de 2020 realizada pelo Ibope, revela que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista. Estudo publicado no JAMA Ophthalmology, divisão do site de pesquisas científicas JAMA Network, revela ainda que, de 2015 a 2020, o número de casos de miopia entre crianças com 7 anos de idade aumentou 200%. O índice é ainda mais alarmante entre crianças com 6 anos, idade em que o diagnóstico da doença cresceu 400% no mesmo período.

Algumas iniciativas visam reverter esse cenário promovendo a conscientização e a saúde ocular, sobretudo junto à camada da população com pouco ou nenhum acesso a cuidados oftalmológicos essenciais. Como exemplo, vale citar a campanha “Foco na Infância”, promovida pela multinacional alemã ZEISS. A ação tem como objetivo melhorar a saúde ocular e, consequentemente, a qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da realização de exames oftalmológicos gratuitos, em parceria com a Eyecare Health, e da doação de óculos com lentes personalizadas ZEISS para jovens com idade entre 4 e 17 anos, que vivem em comunidades assistidas pela ONG G10 Favelas.

Para participar, os consumidores da marca devem registrar o código do certificado de garantia de seus produtos ZEISS adquiridos entre 6 e 30 de dezembro de 2021 no site da marca (www.zeissnainfancia.com.br). O cadastro do código pode ser realizado até 15 de janeiro de 2022 e cada registro beneficia uma criança.

“Acreditamos que a melhor forma de celebrar os 175 anos da ZEISS seja justamente dando nossa contribuição para a melhoria efetiva na qualidade de vida da população de forma geral, com foco na visão, sobretudo em um país onde um terço da população nunca foi ao oftalmologista. Assim, pretendemos ajudar essas crianças a ver um futuro melhor”, ressalta Marcelo Frias, Diretor de Marketing LATAM da ZEISS.

Website: http://www.zeissnainfancia.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

8 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

8 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

8 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

8 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago