São Paulo 15/12/2021 –
Webinar em formato interativo trouxe dicas de tecnologias e as mudanças para o próximo ano.
As tecnologias de ESG (environmental, social and corporate governance), com foco em sustentabilidade vão ditar os rumos do mercado nos próximos anos, por meio de ferramentas como plataformas de negociação de créditos de carbono, equipamentos de filtragem ao ar, tecnologias de reciclagem, produção de energia limpa e economia circular e soluções inteligentes para problemas como a gestão de resíduos tecnológicos, resíduos químicos e baterias”. Assim Rafael Rez, fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e da Nova Escola de Marketing abriu o evento online realizado pela ABIMAQ em 17 de novembro apresentando as Tendências que ele vivenciou na edição 2021 do Web Summit Portugal.
Real-time Data
Discorrendo sobre Dados em tempo real, Rafael disse ser possível monitorar desde ataques cibernéticos ao trânsito nas metrópoles. “Uma aplicação muito importante para a indústria seria conseguir compreender os processos de produção, logístico, e de estoque em tempo real para que seja possível ter o menor estoque, mas não parar o processo de produção”, explicou Rafael.
Subscription everything
Assinatura de tudo, esse é o termo que chamou bastante a atenção de Rafael quanto às questões do cotidiano, visto que essa tecnologia de streaming e plataformas de vídeos vem ganhando uma escala mundial desde 2015, assim como imóveis de temporada e moradia, e equipamentos de alta tecnologia. O estrategista de marketing digital levantou uma questão: as máquinas industriais se encaixam no serviço por assinatura?
Em resposta, Lariza Pio – Gerente de Marketing da ABIMAQ, disse que o setor de máquinas e equipamentos tem hoje um modelo de conexão com as pessoas que precisam, por exemplo, de uma usinagem adicional. Neste caso, o serviço é feito em outra empresa do mesmo setor, utilizando o tempo ocioso do equipamento na fábrica.
Para Rafael, este é um modelo de negócio que eventualmente poderá ser explorado por mais fabricantes. “A tendência é que chegue a mais mercados, a mais tipos de negócios, é algo que futuramente se tornará parte da rotina”, completou.
Feedback, Suporte e Pesquisa
Rafael abordou ainda as questões de tecnologia que ajudam a medir e monitorar a experiência do cliente, como ferramentas de interação, sistemas integrados de atendimento, plataformas de feedback, recursos interativos de pesquisa de experiência e coleta de dados de satisfação dos clientes. “Isso terá um impacto muito grande para os profissionais de marketing nos próximos anos. Teremos mais recursos, mais ferramentas e mais custos”, acrescentou.
O que muda no Marketing Digital em 2022?
Para Rafael, o ideal é parar de trabalhar com o marketing focado única e exclusivamente no branding (marca), e trabalhar com o marketing focado no Custo de Aquisição do Cliente (CAC).
O objetivo do marketing continua sendo otimizar a jornada do cliente aplicando o modelo do ¹funil de vendas para explorar os dois grandes mundos na internet: redes sociais – ambiente visível e palpável, e os Sites de buscas – Google, Siri, Alexa e YouTube.
Tendências para 2022
Rafael avalia que o posicionamento da marca, sua proposta única de valor, e poder de gerar buscas, são todas ferramentas importantes para o Marketing Digital em 2022. Ele finaliza reforçando que não existe fórmula pronta e há necessidade de realizar várias ações para não criar dependência de um único canal.
Ele enfatiza que o vídeo continuará dominando o cenário com canais no YouTube, demonstrações de produtos, webinars, lives e cases e uma dica importante é aumentar o foco em canais proprietários como sites, blogs, e-mail marketing, webinars e eventos.
“É isso o que eu acho que fará a diferença daqui para frente. Isso foi o que eu trouxe do Web Summit e o que eu agrego com os profissionais da área”, finalizou.