Categories: noticias-corporativas

Mercado de alimentação retoma atendimento presencial e movimenta a economia

São Paulo 16/12/2021 – Para quem pretende investir no ramo de franchising em 2022, o setor de alimentação é uma opção promissora.

Pesquisa mostra recuperação do serviço de bares e restaurantes em 2021 e prevê uma recuperação total no próximo ano

Com a queda nos índices de transmissão de Covid-19 e o avanço da vacinação, o mercado de alimentação fora de casa começou a registrar melhora no faturamento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) o setor de food service deve fechar o ano com 27% da participação nas vendas totais da indústria de alimentos, o equivalente a R$ 173,3 bilhões.

No setor de franquias de alimentação não é diferente, de acordo com o relatório do terceiro trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF), “Alimentação – Food Service” registrou um crescimento de 7,9% no período.

A estimativa é que o índice positivo deva continuar na indústria de alimentos como um todo em 2022, apresentando uma recuperação total do segmento.

“A pandemia mudou a forma como nos alimentamos, trabalhamos e vivemos, e assim novos hábitos foram criados. Ao mesmo tempo, o ramo de alimentação inovou e o delivery foi adotado por mais de 70% das redes de franquia em 2020. A tendência é que agora as pessoas retomem a experiência de se alimentarem fora de casa, indo até os shoppings e restaurantes, mas sem deixar o delivery de lado. Para quem pretende investir no ramo de franchising em 2022, o setor de alimentação é uma opção promissora”, disse o especialista em expansão de franquias Fred Henrique.

A franquia Di Oliveira Esfihas vivenciou o crescimento do delivery de perto. A empresa surgiu em meio a pandemia realizando apenas entrega de pedidos e em pouco tempo migrou para a modalidade de franquia com atendimento tanto presencial quanto por delivery.

“Pouco a pouco temos percebido a recuperação da confiança das pessoas em sair de casa para almoçar e jantar presencialmente. Começamos como delivery em 2020, mas já abrimos o restaurante físico e agora atendemos presencial e delivery, abrangendo esses dois públicos. Estamos confiantes com a retomada total do setor no próximo ano”, falou a empresária Elizandra Oliveira, proprietária da franquia Di Oliveira Esfihas.

Mudanças de comportamento dos consumidores

Com a retomada das atividades presenciais, o mercado precisou se adaptar também às mudanças de comportamentos dos consumidores, que passaram a ser mais criteriosos e exigentes quanto às condições dos estabelecimentos.

Uma pesquisa feita pelo instituto Qualibest mostra que 35% dos entrevistados consideram a higiene e a segurança um fator decisivo para a escolha de um restaurante, seguidos de 22% que querem comida gostosa e 16% que priorizam pagar um preço justo.

“Assim como fazemos nas nossas unidades, acredito que os restaurantes devam seguir um protocolo bem restrito para não abrir margem para erros. Realizar o espaçamento entre as mesas, oferecer lugares mais abertos e ventilados e sempre deixar à disposição produtos de sanitização são algumas medidas básicas para atuarmos da melhor forma nesse novo normal”, finalizou Elizandra.

Website: http://www.instagram.com/dioliveiraesfihasabertas

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Technology Holdings expande operações ao Brasil, impulsionando crescimento na América Latina

Technology Holdings (TH), um premiado banco de investimento de destaque mundial com histórico de fechamento…

14 horas ago

PodBrilhar estreia nova temporada em plataformas de áudio

Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…

14 horas ago

Nexxera chega ao Equador em parceria com a Natura

Buscando aumentar a sustentabilidade da cadeia de fornecedores da Natura & Co., a Nexxera está…

14 horas ago

Venda de consórcio vira opção na busca por liquidez imediata

Especialista explica como o mercado secundário tem contribuído para que consorciados consigam reinvestir dinheiro aplicado…

14 horas ago

Tricologia e terapia capilar são opções de tratamentos

Em média, 35% das brasileiras gostam de comprar novidades para os cabelos o quanto antes;…

14 horas ago

Advogado explica quem tem direito à aposentadoria especial

O benefício, concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, pode ser…

14 horas ago