Categories: noticias-corporativas

Mercado de alimentação retoma atendimento presencial e movimenta a economia

São Paulo 16/12/2021 – Para quem pretende investir no ramo de franchising em 2022, o setor de alimentação é uma opção promissora.

Pesquisa mostra recuperação do serviço de bares e restaurantes em 2021 e prevê uma recuperação total no próximo ano

Com a queda nos índices de transmissão de Covid-19 e o avanço da vacinação, o mercado de alimentação fora de casa começou a registrar melhora no faturamento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) o setor de food service deve fechar o ano com 27% da participação nas vendas totais da indústria de alimentos, o equivalente a R$ 173,3 bilhões.

No setor de franquias de alimentação não é diferente, de acordo com o relatório do terceiro trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF), “Alimentação – Food Service” registrou um crescimento de 7,9% no período.

A estimativa é que o índice positivo deva continuar na indústria de alimentos como um todo em 2022, apresentando uma recuperação total do segmento.

“A pandemia mudou a forma como nos alimentamos, trabalhamos e vivemos, e assim novos hábitos foram criados. Ao mesmo tempo, o ramo de alimentação inovou e o delivery foi adotado por mais de 70% das redes de franquia em 2020. A tendência é que agora as pessoas retomem a experiência de se alimentarem fora de casa, indo até os shoppings e restaurantes, mas sem deixar o delivery de lado. Para quem pretende investir no ramo de franchising em 2022, o setor de alimentação é uma opção promissora”, disse o especialista em expansão de franquias Fred Henrique.

A franquia Di Oliveira Esfihas vivenciou o crescimento do delivery de perto. A empresa surgiu em meio a pandemia realizando apenas entrega de pedidos e em pouco tempo migrou para a modalidade de franquia com atendimento tanto presencial quanto por delivery.

“Pouco a pouco temos percebido a recuperação da confiança das pessoas em sair de casa para almoçar e jantar presencialmente. Começamos como delivery em 2020, mas já abrimos o restaurante físico e agora atendemos presencial e delivery, abrangendo esses dois públicos. Estamos confiantes com a retomada total do setor no próximo ano”, falou a empresária Elizandra Oliveira, proprietária da franquia Di Oliveira Esfihas.

Mudanças de comportamento dos consumidores

Com a retomada das atividades presenciais, o mercado precisou se adaptar também às mudanças de comportamentos dos consumidores, que passaram a ser mais criteriosos e exigentes quanto às condições dos estabelecimentos.

Uma pesquisa feita pelo instituto Qualibest mostra que 35% dos entrevistados consideram a higiene e a segurança um fator decisivo para a escolha de um restaurante, seguidos de 22% que querem comida gostosa e 16% que priorizam pagar um preço justo.

“Assim como fazemos nas nossas unidades, acredito que os restaurantes devam seguir um protocolo bem restrito para não abrir margem para erros. Realizar o espaçamento entre as mesas, oferecer lugares mais abertos e ventilados e sempre deixar à disposição produtos de sanitização são algumas medidas básicas para atuarmos da melhor forma nesse novo normal”, finalizou Elizandra.

Website: http://www.instagram.com/dioliveiraesfihasabertas

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

GlobalLogic anuncia mudança de liderança: Srini Shankar designado Presidente e Diretor Executivo

A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…

2 dias ago

Ronald S. Lauder deixará o Conselho de Administração da The Estée Lauder Companies

Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa

2 dias ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a concessão de um contrato de US$ 43 milhões na região do Oriente Médio

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…

2 dias ago

Indústria prevê alta produtividade com IA

Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…

2 dias ago

Oito dicas de lanches para serem consumidos neste verão

Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina

2 dias ago

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a nomeação de Ibrahim Jaham Al Kuwari para o seu conselho de administração

Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…

2 dias ago