Portal Comunique-se

Tema do ano de 2022 escolhido pela ONU, vidro é símbolo de tradição e adaptação

As diferentes técnicas para produzir o material 100% reciclável, e seus usos variados conferem protagonismo ao vidro desde a arte e arquitetura até seu uso no cotidiano de variadas culturas pelo mundo

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo – SP 20/12/2021 – A ONU declarou que 2022 será o Ano Internacional do Vidro, a fim de enfatizar a importância do material para a humanidade e ainda ser o único 100% reciclável.

As diferentes técnicas para produzir o material 100% reciclável, e seus usos variados conferem protagonismo ao vidro desde a arte e arquitetura até seu uso no cotidiano de variadas culturas pelo mundo

Os primeiros pensamentos que surgem ao falar sobre vidro são peças translúcidas e delicadas, como copos, janelas, lentes de óculos, telas de celulares, para-brisas de carros, entre outros. As utilizações do vidro são infinitas e extremamente versáteis, fazendo dele uma presença certeira no cotidiano. Considerando essas diferentes contribuições, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2022 será o Ano Internacional do Vidro, a fim de enfatizar a importância tecnológica, científica, cultural e econômica desse material que, além de possuir extrema importância para a humanidade ao longo dos séculos, também é o único 100% reciclável. 

O emprego do vidro vai muito além da praticidade no dia a dia, especialmente quando se trata do vidro soprado. Moldado de maneira artesanal, lenta e cuidadosamente, a técnica consiste em utilizar uma massa de vidro fundido a aproximadamente 1400°C, na ponta de um tubo metálico que permite que o artesão assopre e dê o formato desejado à peça. 

Atualmente, é possível encontrar peças de vidro soprado com diversas origens e formas, como vasos, jarros, lustres, copos, taças e esculturas. Cada obra se torna única, recebendo caráter funcional, mas também decorativo e artístico, tendo inclusive diversos museus espalhados pelo mundo que se dedicam a exibir itens de vidro e documentar a produção e desenvolvimento desse material. 

Mestres vidreiros, artesãos e designers estudam esse elemento e permanecem atualizando seus modos de produção. Um desses nomes é a canadense Katherine Gray, que além de ser reconhecida internacionalmente por suas obras expostas pelos Estados Unidos, Dinamarca e Alemanha, é também a jurada principal da série Vidrados, da Netflix, uma competição para determinar o melhor artesão de vidro soprado dentre os participantes. Nele, é possível entender a criação das obras e a trajetória hipnótica da fabricação das peças, desde a ideia inicial, passando pela fabricação e moldagem, que pode ser a partir de diferentes técnicas como sopro livre ou em molde, compressão, centrifugação, entre outras. 

Dentre os grandes pólos de produção de vidro soprado está o Japão, com destaque para a criação de peças feitas a partir do estilo chamado Edo Glass, o qual utiliza até hoje os conceitos tradicionais desenvolvidos no período Edo (séc. XVII a XIX). Os artesãos situados em Tóquio fabricam praticamente todo tipo de objeto utilitário de vidro a partir do conjunto de técnicas que compõem esse estilo como vasos, pratos, copos e hashis, por exemplo.  

Pensando na relevância cotidiana do uso do vidro, no caráter artístico e no potencial de união entre tradição e inovação desse material, a Japan House São Paulo trouxe para o Brasil o projeto Sopros, com duas mostras conjuntas que revelam a evolução do tradicional para o contemporâneo por meio de artigos em vidro produzidos por artesãos japoneses. São mais de 300 objetos utilitários como copos, vasos, pratos e pesos de papel, além de outros itens menos conhecidos pelo público brasileiro, como descansos para hashis e porta-onigiri (tradicional bolinho de arroz japonês).  

O projeto apresenta peças de cinco fábricas japonesas: Iwasawa Glass Co., Nakakin Glass Inc., Sugahara Glassworks Inc., Tajima Glass Co., eToyo-Sasaki Glass Co., Ltd.. A exposição Sopros fica em cartaz para visitação gratuita até 6 de março de 2022, na sede da instituição nipônica na Avenida Paulista, como uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre o universo dos vidros. 

 

Serviço:  

Exposição “Sopros – designs de vidro japonês”
Térreo  

Exposição “Edo Glass: técnicas tradicionais de vidro”
Primeiro andar 
Período: de 15 de dezembro de 2021 a 6 de março de 2022 
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  
A exposição conta com recursos de acessibilidade.    

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52  
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. 
Entrada gratuita 
※Devido ao coronavírus, a Japan House São Paulo opera com capacidade reduzida. Mais informações no site da institição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Website: http://www.japanhousesp.com.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner