Categories: noticias-corporativas

Como calcular o tamanho de qualquer mercado? Empresa brasileira cria solução

Porto Alegre 15/12/2021 – Em um ambiente cada vez mais veloz e competitivo, agilidade e precisão são fatores cruciais para o sucesso das empresas

Embora seja importante para ter uma melhor visão estratégica, descobrir o tamanho de um mercado costuma ser um verdadeiro desafio para empresas de todos os portes. Isso porque compilar dados geralmente é um trabalho demorado, além de que nem sempre as fontes oficiais de cada ramo do mercado divulgam informações com agilidade. Empresa brasileira de big data criou uma solução que automatiza o cálculo a partir de informações financeiras

O cálculo de tamanho de um mercado é uma análise recorrente realizada por empresas que tem como objetivos entender seus nichos de mercado e tomar melhores decisões estratégicas. Para chegar em um resultado, é necessário dispor de uma série de dados não apenas da própria empresa, como de todo o segmento avaliado.

Embora seja importante para ter uma melhor visão estratégica, descobrir o tamanho de um mercado costuma ser um verdadeiro desafio para empresas de todos os portes. Isso porque compilar dados geralmente é um trabalho demorado, além de que nem sempre as fontes oficiais de cada ramo do mercado divulgam informações com agilidade.

Ciente desse cenário desafiador, a Klooks – empresa brasileira de big data especializada em inteligência financeira – criou uma solução que automatiza o cálculo a partir de informações financeiras de empresas compiladas constantemente. De acordo com o co-fundador Alexandre Abu-Jamra, a nova ferramenta calcula o tamanho do mercado e gera insights que possibilitam aumentar a competitividade dos negócios de todos os segmentos no Brasil.

“Identificamos essa grande dificuldade junto aos clientes que a Klooks atende desde 2012, quando iniciamos nossas atividades. Como temos uma base de dados financeiros de mais de 40 mil CNPJs sendo constantemente atualizada, aproveitamos as informações confiáveis que compõem nossa base de dados para desenvolver um modelo matemático capaz de automatizar essa análise, que tradicionalmente demora muito tempo e ainda induz a resultados equivocados”, explica Alexandre.

A ferramenta criada pela Klooks oferece filtros para os usuários conhecerem o tamanho estimado do mercado que desejam analisar. Entre eles: segmentos (combinações de CNAEs), região, porte, natureza jurídica, palavras-chave na razão social e ainda uma série de filtros financeiros.

Segundo Alexandre, ao pesquisar por supermercados de todo o Brasil, a ferramenta indica que o segmento tem R$ 501 bilhões por ano de receita líquida. Conforme levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em maio de 2021, o setor faturou R$ 554 bilhões em 2020 (aproximadamente R$ 500 bilhões de receita líquida).

“O recurso oferecido pela Klooks gera uma inteligência muito maior do que as compilações imprecisas feitas manualmente. Em um ambiente cada vez mais veloz e competitivo, agilidade e precisão são fatores cruciais para o sucesso das empresas”, avalia Alexandre. 

Como aplicar a nova tecnologia no cálculo de market share das empresas?

Conhecer a fatia de mercado ocupada pelas empresas é uma forma de comparar os resultados do negócio frente aos concorrentes. É também um modo de quantificar a eficiência de estratégias de marketing, branding e relacionamento, possibilitando avaliar os impactos dessas iniciativas na performance de cada empreendimento.

A percepção do co-fundador da Klooks é de que muitos negócios não monitoram a concorrência e o mercado como um todo. Dessa forma, quando decidem dar os primeiros passos, acabam superestimando seu market share, que costuma ser muito menor do que os dados enviesados mostram. O principal desafio para chegar num cálculo adequado é conhecer efetivamente o tamanho de seu mercado.

Alexandre explica que existem diferentes fórmulas para calculá-lo, desde produção de um determinado produto até receitas em uma região. Ele indica que uma das mais eficientes é avaliar sua parcela de receitas em relação a seus concorrentes, justamente o método automatizado pela Klooks.

Neste método, o usuário seleciona um universo de concorrentes utilizando filtros como CNAEs, palavras-chave na razão social, cidade/Estado, natureza jurídica, porte, faixa de capital social, além de filtros específicos relacionados às finanças das empresas. Segundo Alexandre, a vantagem de calcular pelas vendas é a possibilidade de conhecer tanto o market share da empresa quanto o dos principais concorrentes. 

A Klooks ainda oferece a novos usuários um estudo de segmento gratuito que pode ser solicitado através deste link.

Website: https://www.klooks.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

14 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

14 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

14 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

14 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

14 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

14 horas ago