São Paulo 16/12/2021 –
As altas temperaturas da estação exigem mais cuidados com os pets.
As altas temperaturas do Verão impactam, também, o dia a dia dos pets. O calor da estação, que vai de 21 de dezembro a 20 de março de 2022, exige mais cuidados com os animais.
Cães braquicefálicos – aqueles com o focinho mais achatado, como é o caso do Pug, Shih Tzu e Buldogue, exigem ainda mais cuidados. “Animais dessa raça têm mais dificuldade para respirar, o que acaba por comprometer a liberação de calor. Durante o verão, isso se intensifica e é preciso ficar atento aos sinais e, sempre que necessário, fazer acompanhamento com um médico veterinário”, explica Henrique Tobaro Macedo, médico veterinário e consultor de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition.
Cuidar da hidratação do pet é um dos principais cuidados ao longo do verão. É importante garantir que o animal beba bastante água e trocá-la mais de uma vez por dia, para mantê-la sempre limpa e fresca. As opções de bebedouro funcionam bem especialmente para estações como o verão, já que mantém a água limpa regularmente.
Banhos em excesso podem ser prejudiciais
As necessidades higiênicas dos pets são diferentes das dos seres humanos. Banhos em excesso podem causar problemas como infecção de pele por fungos. Por mais que seja tentador dar mais banhos nos pets durante o verão, como maneira de refrescar os animais, isso pode ser prejudicial. É importante manter a rotina de banho de costume, mas, em caso de dúvidas, procure um médico veterinário para fazer as recomendações mais adequadas para o pet.
Outro ponto de atenção em períodos de alta temperatura são os passeios. O chão pode ficar muito quente para as patas do pet – o ideal é programar passeios no início das manhãs, antes das 10h, ou mais para o final da tarde, depois das 18h. Nesses horários, as temperaturas geralmente estão mais amenas, mas é bom ter certeza de que o chão está frio para o pet passear.
Protetor solar para pets
Alguns pets exigem cuidados extra durante o verão, como é o caso do uso de protetor solar. Algumas raças são mais sensíveis ao sol e podem ter doenças como câncer de pele quando expostas em excesso à luz solar. Existem opções de protetor solar específicas para cães que podem ser recomendadas por um médico veterinário. O ideal é passar o protetor em regiões que contam com menos pêlo, como é o caso do focinho, orelhas, barriga e patas.
Atenção aos sinais
É importante ficar atento aos sinais dos pets durante o verão. Se o animal estiver mais ofegante que o normal, salivando muito ou com dificuldades para respirar, é necessário procurar um médico veterinário. Especialmente se estiver no meio de um passeio e o pet deitar, sem querer mais andar, é preciso esperar, oferecendo descanso na sombra e água – nunca force o animal a caminhar mais nesses casos.
Website: https://www.hillspet.com.br/
A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…
ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…
Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…
O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…
A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…
As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…