Categories: noticias-corporativas

Indústria derruba PIB de outubro, segundo monitor da FGV

São Paulo 14/1/2022 –

FGV apresenta uma estimativa do PIB acumulado de 2021 até o mês de outubro

De acordo com o Monitor do PIB, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) no dia 17 de dezembro de 2021, a baixa atividade industrial fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) em outubro, em relação a setembro, caísse. O PIB de outubro retrocedeu 0,7% ante setembro, permanecendo parado em relação ao mesmo mês de 2020. Sobre o crescimento, foi notado apenas um avanço de 1% no trimestre móvel, encerrado em outubro em comparação ao finalizado em julho.

“A economia brasileira continua estagnada com declínio em outubro comparado a setembro e paralisada em relação ao mesmo mês do ano passado. Há de se levar em conta que o mês de outubro do ano passado teve resultado negativo, o que tornaria mais fácil crescer este ano. Considerando a comparação mensal, os serviços cresceram puxados por ‘outros serviços’; a única exceção foi o comércio. A indústria apresentou resultado negativo puxado pela forte queda da indústria de transformação, enquanto a agropecuária apresentou forte crescimento”, aponta o coordenador do Monitor do PIB em comentário no relatório divulgado no fim do ano passado.

“A taxa acumulada em 12 meses, que foi negativa desde abril de 2020 até a de abril deste ano, continua crescendo a taxas decrescentes e em outubro foi positiva em 4,2%, indicando para este ano uma taxa de crescimento em torno desta. O investimento teve forte queda no interanual em outubro, mas continua com taxas altas no acumulado de 12 meses, provavelmente influenciada pela internalização das plataformas de petróleo com o término do estímulo tributário. Ou seja, isto é apenas um efeito estatístico já que as plataformas já existiam e sempre foram operadas pela Petrobrás em águas territoriais brasileiras. Não é um novo investimento. O crescimento do ano será garantido pelo consumo das famílias e do governo”, acrescenta.

Trimestre móvel

No trimestre móvel encerrado em outubro, na comparação com o mesmo período de 2020, o consumo das famílias avançou 1,9%. Na série com ajuste sazonal, esse consumo cresceu 0,6% ante trimestre anterior. Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avançou 7,8% na mesma base de comparação, de acordo com a FGV. Todos os componentes tiveram crescimento pelo 12º mês consecutivo.

“É importante ressaltar a visível queda nas taxas de crescimento desde o mês de junho deste ano. Na série ajustada sazonalmente, a formação bruta de capital fixo apresentou crescimento (2,0%) no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao findo em julho”, observa o coordenador.

No mesmo período, a exportação avançou 5,7%, sendo o setor de serviços o protagonista da taxa. Em contrapartida, na investigação da série dessazonalizada, a exportação mostrou uma retração de 0,8%. A importação, por sua vez, avançou 20,9%. A estimativa da FGV é de que o PIB acumulado de 2021 até outubro, em valores correntes, seja de R$ 7.162.586 milhões, ou R$ 7,16 trilhões. Dentro do ramo industrial, encontra-se sendo utilizada uma injetora de plástico.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/categoria/injetoras/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Proibição do uso de celular vai além da sala de aula em SP

Para CEO da Plataforma AZ de Aprendizagem, a tecnologia evoluiu mais rápido do que a…

15 horas ago

Estética minimalista cresce no mercado dermatológico mundial

Tratamento desenvolvido na Coreia do Sul chega ao Brasil em 2025

15 horas ago

Pesquisa: empresas vão ampliar investimentos em PR em 2025

Estudo da Abracom revela aumento de satisfação com agências de comunicação e valorização de critérios…

15 horas ago

A Toshiba continua seu compromisso com a inovação no varejo apresentando na NRF 2025 suas mais novas soluções flexíveis e de ponta

As novas soluções ampliam os investimentos da Toshiba em inovação e destacam o compromisso contínuo…

15 horas ago

A Bitget disponibiliza depósitos bancários com integração ZEN, permitindo o acesso a onze moedas fiduciárias

VICTÓRIA, Seicheles, Jan. 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Bitget, a principal exchange de criptomoedas e…

15 horas ago

SMS e RCS: estratégias podem integrar campanhas de marketing

Pesquisa mostra que adesão ao RCS cresceu no Brasil e no mundo; Teles Alexandre, sócio…

15 horas ago