São Paulo 28/1/2022 –
Boletim ainda mostrou quais são as datas e destinos mais procurados pelos viajantes
Segundo boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e da UP Soluções, divulgado no dia 18 de novembro de 2021, os pacotes para férias de verão são os preferidos dentre as pessoas, representando 21% das vendas do mês de outubro do mesmo ano. Na sequência, ficou o Réveillon (14%). Fechando as três primeiras posições, está o Carnaval, com quase 8% das vendas totais do período.
A vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo, salientou que as datas são as mais procuradas, sendo um ponto importante do faturamento anual do segmento. “O Réveillon sempre foi o feriado mais importante do ano, uma única data que consegue ter um peso significativo no faturamento, primeiro pelo número de busca e de venda, e porque normalmente já tem um ticket médio mais alto, então tem uma representatividade grande. Juntamente com o Carnaval, esses feriados sempre pendem a balança nesses dois meses do fim ano, e chega a subir cerca 20% a 30% do faturamento do setor”, diz.
Conforme o estudo, 100% das operadoras fizeram comercializações para vários destinos internacionais no mês de outubro. No mesmo mês, 73% dos embarques nacionais foram de novas vendas. Já no internacional, essa participação foi de 72%. Na comparação com o mês de setembro, 93% das operadores afirmam ter havido um avanço gradual no mês de outubro. Para a presidente da Braztoa, o índice retrata que a via de recuperação está ainda em passos cautelosos, mas em crescimento.
Dentre os destinos nacionais mais procurados, estão Gramado, em primeiro lugar; Salvador e Natal, em segundo; e Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro, em terceiro, concluindo as três primeiras colocações. Em relação às datas de realização das viagens dentro do território nacional, e que foram vendidas em outubro, um quarto foi para embarque no próprio mês e 63% ainda em 2021. Além disso, 30% foi para o primeiro semestre de 2020. Por fim, 6% foi para longos prazos (segundo semestre de 2022 ou superior). Para as festas de final de ano, as buscas maiores foram sol e praia, cruzeiros, luxo, viagens para montanhas, campo e resorts.
“A vontade e a necessidade de viajar para o bem da saúde mental, além das promoções de última hora aliadas às incertezas sobre as fronteiras e suas restrições de circulação, mantêm-se refletidas em uma compra muito próxima ao embarque. Ainda fica evidente que o viajante está pesquisando muito e sendo influenciado por amigos e parentes na decisão de escolha do destino”, aponta Sidnei Pfau, CEO UP Soluções.
Importante ressaltar que, no ano de 2019, as agências de viagens tiveram um faturamento de R$ 15,1 bilhões, segundo Braztoa. Já em 2020, ano em que começou a pandemia da Covid-19, as operadoras associadas à Braztoa tiveram um faturamento de R$ 4 bilhões, embarcando 3,3 milhões de pessoas durante o ano.
Viajantes buscam novos destinos neste ano
Segundo pesquisa da Tripadvisor, em parceria com a Ipsos Mori, em novembro de 2021, mais de um terço dos viajantes dos Estados Unidos, Cingapura, Austrália, Reino Unido e Japão disseram que viajar para locais em que nunca estiveram é mais importante no momento do que anteriormente. Os respondentes da pesquisa, que contou com, aproximadamente, 2 mil pessoas, salientaram que os três pontos essenciais nos planos do futuro são: ter experiências novas, aprender arte e história, e se aprofundar no destino disponível (Jalapão, por exemplo).
Website: http://www.jalapao.com
Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…
Buscando aumentar a sustentabilidade da cadeia de fornecedores da Natura & Co., a Nexxera está…
Especialista explica como o mercado secundário tem contribuído para que consorciados consigam reinvestir dinheiro aplicado…
Em média, 35% das brasileiras gostam de comprar novidades para os cabelos o quanto antes;…
O benefício, concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, pode ser…
Aproveitando o próximo feriado prolongado, a empresa promove uma ação simultânea em rodoviárias de 12…