Portal Comunique-se

Comissão aprova criação de programas de auxílio à primeira infância e gestantes

Pesquisa internacional reforça relação entre pobreza na infância e ligações com possíveis transtornos mentais

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 1/2/2022 –

Pesquisa internacional reforça relação entre pobreza na infância e ligações com possíveis transtornos mentais

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL) que muda a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) para inaugurar o Programa Criança Feliz (PCF) e o Programa de Proteção e Atendimento às Gestantes (Proges), previstos no PL 876/21 (Criança Feliz), de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), e no PL 2598/21 (Gestantes), do deputado Francisco Jr. (PSD-GO).

Os projetos tiveram aprovação na forma do substitutivo da relatora, a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA). “As ações de assistência à gestante necessitada, bem como ao seu filho, desde a concepção e se estendendo por toda a infância, representam medidas que merecem todo o apoio desta comissão”, aponta a relatora. Os programas terão cobertura nacional, sendo realizados de forma descentralizada por União, estados, Distrito Federal e municípios.

Conhecendo os programas

O Programa Criança Feliz (PCF) integrará a Política Nacional de Assistência Social, estando relacionado também às políticas de cultura, direitos humanos, educação, saúde, direito das crianças e adolescentes. O programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento total de crianças na primeira infância (entre zero e seis anos), levando em conta a família e o contexto de vida.

Além disso, também tem como foco ser ponto de apoio às gestantes e família na preparação para o nascimento e necessidades perinatais. O PCF também tem como pretensão deixar o acesso da gestante, crianças e famílias às políticas e serviços públicos necessários mais fácil. Entre as ações previstas estão visitas aos domicílios; formação de profissionais; material de apoio para atendimento intersetorial a gestantes, crianças na primeira infância e famílias.

O Programa de Proteção e Atendimento às Gestantes, por sua vez, objetiva a promoção e cuidado com a saúde da gestante e do bebê que se encontram em situação de vulnerabilidade. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) que prestam atendimento às gestantes serão responsáveis pelo desenvolvimento do programa. Em meio às ações a serem feitas estão o cadastro de gestantes; encaminhamento ao pré-natal, em condições de não ter sido iniciado ainda; cursos preparatórios sobre parto, amamentação e cuidados com o bebê.

Pobreza na infância e transtornos mentais

Ainda em relação aos temas que perpassam a primeira infância, pesquisa publicada em dezembro de 2021 na revista científica European Child & Adolescent Psychiatry aponta uma relação entre a pobreza infantil e maiores tendências ao desenvolvimento de transtornos externalizantes – déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo.

A pesquisa trouxe como conclusão o fato de que a pobreza multidimensional e situações estressantes – como conflitos e óbitos de familiares – são pontos de risco que podem ser evitados para evitar transtornos mentais na vida adulta. Para o estudo, foram levados em consideração o nível educacional do Brasil, condições de moradia e infraestrutura familiar, acesso a serviços considerados básicos e outros.

Website: https://urban95.org.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner
WhatsApp
Fale com um especialista