Categories: noticias-corporativas

Metade dos empreendedores digitais começaram na pandemia

31/1/2022 – Neste cenário de alta competitividade, torna-se necessário desenvolver um bom marketing digital, que deve acompanhar as tendências para 2022

Mais de 40% das empresas aceleraram todos ou a maioria dos projetos de transformação virtual; para especialista, pequenas empresas também devem investir em marketing digital

Em um período marcado pela combinação de tecnologias acessíveis, confinamento domiciliar e tempo livre, a pandemia de Covid-19 pode ter sido a catalisadora do surgimento de novos negócios digitais. No Brasil, mais da metade (54%) dos empreendedores da modalidade começaram durante a crise sanitária, segundo a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil,  promovida pela Spark Hero.

Para a realização da pesquisa bienal, foram entrevistadas 200 empresas com mais de 250 funcionários. Dentre os negócios analisados, 42% aceleraram todos ou a maioria dos projetos de transformação digital. Paralelamente, 87,5% das empresas brasileiras deram um impulso em seus projetos de transformação digital, conforme informações do Índice de Transformação Digital Dell Technologies.

Para Diana Haas, proprietária da empresa Ahaas Mídias Sociais, os dados demonstram que, como resultado da chegada de novas empresas e do investimento de negócios já estabelecidos, agora na esfera virtual, a competitividade digital deve se tornar uma crescente no pós-pandemia.

“Não restam dúvidas de que os negócios digitais vieram para ficar. Antes alvo de desconfiança pelos consumidores tradicionais, a modalidade tem sido incorporada até pelos brasileiros mais resistentes, que durante os meses de confinamento se viram sem opções de consumo no comércio físico e tiveram que migrar para a realidade on-line. Hoje, ninguém quer abrir mão das compras virtuais”, afirma.

Com efeito, a frequência de compras digitais cresceu 71% no último ano e, conforme os relatos dos entrevistados na pesquisa “Market Review: tendências do e-commerce para 2022”, da Bornlogic e Opinion Box, 49% das pessoas pretendem comprar mais pela internet em 2022.

Atentas a este fator, 47,1% das micro, pequenas e médias empresas, em média, pretendem ampliar seus investimentos em plataformas digitais para aumentar as vendas mesmo após a pandemia, segundo levantamento divulgado pela Serasa Experian. “Neste cenário de alta competitividade, torna-se necessário desenvolver um bom marketing digital, que deve acompanhar as tendências para 2022”, complementa Haas.

Pequenas empresas devem investir em marketing digital

O Brasil bateu recorde no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2021, com o registro de 2.070.817 novos negócios – a maior alta desde o início da série histórica, em 2010, conforme indicativos da Serasa. Segundo o órgão, 80% do total das empresas abertas no ano passado são de MEIs (microempreendedores individuais). Somente entre janeiro e junho, surgiram 1.654.167 novos negócios na categoria – o que corresponde à abertura de um MEI a cada dois segundos no país.

Para a proprietária da empresa Ahaas Mídias Sociais, as pequenas empresas devem investir em um processo de digitalização, acompanhado de um bom programa de marketing digital. “Não existe marketing sem planejamento, independentemente do porte da empresa. Presença digital é diferente de marketing, não adianta estar presente sem resultados. Seria despendida uma grande energia, porém não convertida em clientes”.

Para pequenos e médios negócios, prossegue, há dezenas de cursos gratuitos, perfis em redes sociais que fazem lives, aulas e mentorias sem custo. “O pequeno empresário precisa ser curioso. Sempre ensino que, se possível, ele deve internalizar o processo de marketing, seja fazendo pessoalmente, mas se qualificando para isso, ou contratando uma pessoa que também deverá ser qualificada para a tarefa”.

Agências de marketing digital são opção para pequenas empresas

A especialista destaca que, recentemente, houve um “boom” de agências de social media, que por um tempo atenderam a demanda de digitalização de micro e pequenas empresas.

“Com a dinâmica da própria rede, que tornou tudo imediatista, hoje boa parte das agências de marketing digital também presta assessoria. Assim, as agências qualificam profissionais para atuar nas empresas, contribuindo para a geração de conteúdos e para a prestação de atendimentos qualificados”, explica.

Na visão de Haas, a velocidade dos stories e o imediatismo dos aplicativos de mensagens trouxe à tona a necessidade de internalizar parte das demandas. “Porém, elementos como estratégia, criação de campanhas e o fluxo de planejamento ainda são de responsabilidade de agências especializadas e podem trazer resultados expressivos, quando bem aplicados”.

Para mais informações, basta acessar: http://ahaas.com.br/

Website: http://ahaas.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

56 minutos ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago

A Kymeta revela sua segunda antena plana multiórbita e móvel – a Goshawk™ u8

Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…

1 dia ago

Parintins Agropecuária estará presente na Expoferr

Parintins Agropecuária estará na Expoferr 2024, de 05 a 09 de novembro, para apresentar suas…

1 dia ago

Instituto Mauá de Tecnologia apresenta mais de 100 soluções inovadoras na Eureka

Evento reuniu autoridades como o novo prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e…

1 dia ago

Municípios com escolas de medicina melhoram índices de saúde

Estudo feito pela Afya mostra que a presença de escolas de Medicina em 20 municípios…

1 dia ago