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A importância de um blog para fortalecer a estratégia de SEO

20/1/2022 –

A criação de conteúdo vem sendo um dos principais pilares do SEO e manter um blog pode ser um forte aliado nessa técnica

Ao administrar um negócio online ou um negócio físico com um site de vendas, uma das alternativas possíveis e indicadas é saber como criar um blog para um site de comércio eletrônico. São diversos os benefícios de ter um blog em uma loja online. O principal deles é direcionar o tráfego para seus produtos e realizar mais vendas. Entretanto, existem outras vantagens de se criar um blog para ser um vetor de negócios.

Entre as inúmeras ferramentas de otimização de mecanismo de pesquisa, ferramentas de SEO, o blog é uma das maneiras mais fáceis e poderosas de impulsionar sua loja online. Independente se a criação de conteúdo for feita pelo dono da empresa ou um profissional contratado, o blog é essencial para a visibilidade online do site e crescimento do canal de negócios.

Os e-commerces já são um negócio consolidado no Brasil, com 53,4 bilhões de reais em vendas apenas no primeiro semestre de 2021, segundo a 44ª edição do Webshoppers, relatório de e-commerce da Ebit | Nielsen, um número recorde. O aumento foi de 31% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Entretanto, se o dinheiro já está presente, a concorrência também é gigante. Na internet são quase 2 bilhões de sites que brigam pelos cliques, visualizações e pelo posicionamento nos mecanismos de procura (como o Google). Falando apenas de comércios eletrônicos, uma pesquisa do PayPal e BigDataCorp de 2020 coloca o número de e-commerces do Brasil em 1,3 milhão de sites, um crescimento de 40,7% em apenas um ano.

Por isso é preciso buscar nichos e saber como se diferenciar dos concorrentes e atingir níveis satisfatórios de receita. O SEO segue sendo uma das alternativas mais usadas e mais poderosas porque as pessoas procuram no Google pelos produtos que desejam, seja para comprar ou fazer comparações.

Nesse caso, quem aparecer na primeira página ou entre os  primeiros resultados das pesquisas, ganha grande vantagem.

Há várias formas de trabalhar o SEO e melhorar o posicionamento. O que aumenta a classificação no Google é alimentar regularmente o site com conteúdo rico em SEO. Além das páginas principais do site, como produtos, serviços e informações sobre a empresa, entre outras, faz sentido envolver o público, fornecendo regularmente insights úteis sobre o setor por meio de um blog com curadoria.

Como tudo que é escrito para a web, é preciso se certificar que os textos do blog sejam otimizados para mecanismos de pesquisa. Ele deve conter os seguintes elementos para atender aos padrões do Google:

  • Palavras-chave relevantes colocadas em áreas como descrição, tag e cabeçalhos, bem como organicamente dentro do conteúdo;
  • Parágrafos curtos de duas a quatro sentenças, combinados com marcadores e listas numeradas;
  • Links incorporados em texto âncora relevante e forte;

Além disso, o conteúdo, o tráfego e os leads gerados no blog podem resultar em uma quantidade inesperada de dados utilizáveis do usuário.

Outro ponto positivo é que o Blog transforma o site e o criador do conteúdo em especialistas. Principalmente em relação ao ecommerce, boletins informativos por e-mail, vendas diretas e estratégias de marketing são importantes, mas não o suficiente. Ao fazer um blog para um comércio online, o dono da loja garante que haja conteúdo informativo que possa ser indexado pelos motores de busca do Google, fazendo com que as pessoas também encontrem os produtos por causa dos posts escritos.

A grande maioria dos sites de comércio eletrônico usam seus blogs como uma estratégia de marketing e se apresentarem como especialistas do mercado. As postagens do blog podem conter dicas e truques que o público-alvo está procurando, tutoriais e as últimas notícias do mercado. Claro, para ser relevante e eficiente, o conteúdo precisa ser de valor, com boa pesquisa, informações interessantes e dicas que causem maior interesse no leitor.

O blog também serve para envolver os clientes em um processo contínuo, em vez de iniciar um site que os usuários compram e “consomem” apenas quando precisam algo específico. Isso pode ser feito de várias maneiras.

  • Compartilhando histórias positivas de clientes com a experiência do produto;
  • Informando ao público sobre histórias incríveis relacionadas ao setor, histórias edificantes compartilhadas por clientes ou como a empresa surgiu;
  • Transmitindo uma mensagem positiva ao cliente
  • Fazendo upload de fotos e videoclipes na plataforma de e-commerce.

Incluir fotos dos itens e produtos nos conteúdos é uma excelente estratégia. Além disso, um blog é um excelente lugar para usar fotos e vídeos para alcançar mais clientes e mantê-los engajados. 

Como uma especialista no setor, a empresa precisará sempre ter novas ideias para publicar no blog. Sempre há novidades para compartilhar, momentos de aprendizado para iluminar e oportunidades para destacar os produtos que são vendidos ou os serviços prestados.

Enfim, manter um blog com conteúdo de qualidade pode criar uma comunidade forte na Internet trazendo diversos benefícios para a marca:

  • Um blog pode envolver o público e promover a fidelidade à marca;
  • Quando os leitores leem sobre novos produtos no blog, é provável que cliquem para saber mais;
  • Os leitores provavelmente navegarão em outras páginas do site, especialmente se forem fornecidos links internos;
  • Blogs bem mantidos fazem os leitores se sentirem parte de uma comunidade;
  • Os blogs permitem que as empresas contem histórias que podem converter visitantes em clientes;
  • Se uma postagem no blog se tornar viral, isso pode aumentar radicalmente as visitas ao site e o conhecimento da marca com inúmeros leitores;

Não importa o tipo de negócio de comércio eletrônico e a indústria em que a empresa está inserida, o blog deve ser um elemento central da estratégia de marketing. Ao criar e manter um blog inspirador, atencioso, perspicaz e envolvente, ele pode ajudar muito a aumentar a presença online e expandir os negócios.

Website: http://www.emarket.ppg.br

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DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

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