Campinas 26/1/2022 – O cenário é promissor e a expectativa é que os consumidores continuem buscando por compras com cashback com cada vez mais frequência.
Dados mostram que brasileiros estão apostando cada vez mais na praticidade das compras online.
As compras com cartão de crédito podem superar R$ 28 bilhões na Black Friday desde ano no Brasil, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), colhidos entre os dias 25 e 26 de novembro.
O aumento do uso de cartão de crédito está diretamente relacionado com as novas tendências de consumo digital, que ganharam força na pandemia. Pagamentos não presenciais representam hoje cerca de 35% de todos os gastos realizados com o cartão de crédito.
Com aumento das compras realizadas de forma online, outro número que tem chamado a atenção é a busca por cashback. Conforme o levantamento feito pela equipe de Insights do Google, a busca por oportunidades de cashback subiram 38% durante a Black Friday, comparado a semana anterior à Black Friday de 2021 com o mesmo período em 2020.
A principal vantagem do cashback é justamente a possibilidade de receber parte do dinheiro de volta. Ao efetuar uma compra, o consumidor recupera uma porcentagem do valor em forma de saldo, que poderá ser reutilizado de diversas formas.
Cashback no Brasil
Na tradução literal, cahsback significa dinheiro de volta, e é exatamente essa a proposta do recurso. O objetivo é estimular determinadas transações financeiras, que resultam em acúmulo de crédito ou pontos para adquirir outros produtos. No Brasil, a maioria dos programas de cashback são oferecidos por fintechs e instituições financeiras.
De acordo com o CEO da Creditis, Alexandre Rezende, a oferta de cashback por operadores de cartão de crédito é uma forma de incentivar o uso dos cartões e fidelizar novos clientes. “Hoje em dia, os clientes buscam por um produto financeiro que ofereça vantagens para o momento da compra, e o cashback, assim como o programa de milhas, é um dos mais procurados pelos consumidores”, afirma.
Além das operadoras de cartão de crédito, há ainda empresas que oferecem cashback e têm o cartão próprio, como, por exemplo: cartão Méliuz, Ame Digital e cartão PicPay. Assim há a possibilidade de ganhar o cashback dobrado em compras nos sites que já oferecem a porcentagem do dinheiro de volta nas compras.
As lojas parceiras pagam por uma comissão para cada venda gerada por meio da plataforma de cashback, e parte da comissão é usada para devolver a porcentagem da compra ao cliente. Cada empresa possui regras próprias para devolução e uso do dinheiro, por isso essas informações devem ser avaliadas no momento da escolha do programa de cashback.
Ao abrir uma conta digital, essas empresas também oferecem um cartão de crédito para facilitar o processo da compra e a administração do dinheiro recebido. “O cenário é promissor e a expectativa é que os consumidores continuem buscando por compras com cashback com cada vez mais frequência”, afirma Rezende.
Para saber mais sobre cartões de crédito, basta acessar o site da Creditis.
Website: https://creditis.com.br/