Categories: noticias-corporativas

Arquitetura: grifes investem em experiência além das compras

São Paulo, SP 10/2/2022 – 2022 está sendo um período de muitas oportunidades, e quem quiser se destacar na área vai precisar pensar fora da caixa

Profissionais criam espaços comerciais visando a experiência do cliente, além da oferta dos produtos

Por conta da pandemia da Covid-19, os longos meses dentro de casa fizeram as pessoas olharem de outra maneira para suas vidas, mas com a vacina e volta à vida ao novo normal, muitos comércios sentiram a necessidade de se adaptarem por meio do design e da arquitetura para entregar algo diferenciado, uma experiência única a cada comprador, quando ele saísse de casa.

Segundo um estudo feito pela Archademy, startup brasileira que oferece soluções para profissionais da área, entre 2020 e 2021 houve um aumento na procura por projetos, baseado em um levantamento em que cerca de 900 profissionais foram entrevistados.

Muitas empresas buscaram um olhar para o novo, muito além de compras, e se uniram com a intenção de vender uma experiência única. “Esses projetos precisam de muita pesquisa para criar uma ligação entre a loja e o produto. Algumas marcas, como a Alme, pertencente ao grupo Arezzo & CO, trazem informações sobre a sustentabilidade dos produtos. O consumidor sabe como a matéria-prima daquele tênis que ele está comprando, por exemplo, foi extraída, e como ele foi confeccionado. Várias marcas também têm se preocupado com um espaço para o cliente descartar produtos que não utiliza mais”, explica Liana Tessler, arquiteta.

“A maior dificuldade foi o período de lojas fechadas. Então criamos mecanismos para desenvolver a venda remota. O resultado foi surpreendente, a omnicanalidade é uma realidade, e aqui na Arezzo trabalhamos sem parar para aprimorar e evoluir a experiência da cliente, para encantá-la”, contou o empresário Alexandre Birman, CEO e CCO do grupo Arezzo & Co, em uma entrevista.

Apesar do crescimento, os consumidores surgem com desejos além da estética, e aspiram por espaços que ofereçam um diferencial, que imprimam personalidade, estilo de vida, sejam adaptáveis e funcionais. 

Segundo uma pesquisa feita pela Consumers in Motion Group, com base nos feedbacks de compradores e varejistas sobre ações que influenciam diretamente as vendas e o engajamento de consumidores, foram identificados oito fatores, que quando combinados, elevavam o desempenho das empresas, dentre eles estão o design do espaço, o uso da tecnologia e o serviço diferenciado.

“Existem estabelecimentos que foram desenhados para criar uma conexão com o consumidor, colocando itens de decoração raros, como livros, baús, motocicletas e pranchas de surf, ou ainda incrementando a experiência do cliente com um bar dentro da loja, por exemplo”, comenta a arquiteta, que acrescenta que percebeu um aumento da preocupação das lojas com a experiência do cliente no ambiente agora em 2020. 

Essas experiências também estão na área de serviços. Muitos estabelecimentos buscam inspirações em locais consagrados, como a Galeria dos Espelhos do Castelo de Versalhes. Em São Paulo, há um projeto para renovar a área de uma clínica com ares palacianos como referências ao palácio original, teto com imagens de Versalhes, os espelhos em arco e os lustres de cristal. “As cadeiras, por exemplo, são do estilo Luís XV e foram escolhidas para se harmonizarem com a arquitetura”, explica Rodolfo Paes, CEO da Clínica Mais Excelência Médica.  

Para Liana Tessler, 2022 está sendo um período de muitas oportunidades, e quem quiser se destacar na área vai precisar pensar fora da caixa. “As pessoas estão ansiosas para retomarem 100% suas vidas normais, mas elas não querem mais do mesmo, os projetos precisam oferecer um olhar para o novo, onde a autenticidade e a inovação caminhem juntas”, conclui.

Website: https://lianatessler.com.br/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Segurança no trânsito é desafio urgente no setor logístico, alerta especialista

Segundo o Painel CNT de Acidentes Rodoviários de 2024, entre os quase 140 mil veículos…

17 horas ago

Transformação Digital cria desafios e oportunidades no CRM

A sofisticação das estratégias de CRM, impulsionada pela hiperpersonalização, tem gerado um desafio para as…

17 horas ago

Boku reforça presença na América Latina e prepara comerciantes para a revolução dos pagamentos digitais no Brasil com o Pix

Boku obtém autorização como Instituição de Pagamento do Banco Central do Brasil para suportar pagamentos…

17 horas ago

Queda no preço dos alimentos facilita redução de gastos

Mesmo com o alívio nos preços, manter o planejamento financeiro e repensar a rotina de…

17 horas ago

IA amplia assertividade e reduz custos na indústria de autos

Durante o AI Quest da CIONET, o executivo Breno Ferreira de Andrade destacou como a…

17 horas ago

AI/R Company lança Synsig, unidade de negócios especializada em ServiceNow

SÃO PAULO, July 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI Revolution Company (AI/R), líder global…

17 horas ago