Categories: noticias-corporativas

Covid-19 ainda avança: autotestes podem ajudar na prevenção

São Paulo, SP 4/3/2022 – A Anvisa é enfática ao exigir que os autotestes de antígeno devem possuir, no mínimo, sensibilidade de 80% e especificidade de 97% para serem aprovados.

Apesar do alto número de doses de vacina aplicadas, o país ainda registra muitos casos do novo coronavírus. Autotestes, recentemente aprovados pela Anvisa, podem ajudar a detectar casos precocemente e prevenir contágio.

O Brasil já registra mais de 155 milhões de pessoas vacinadas com duas doses da vacina contra o novo coronavírus. Número que equivale a cerca de 72,3% da população. Apesar deste alto índice, em 2022 o país já registra mais casos que todo o segundo semestre do ano passado, segundo números do Ministério da Saúde.

Apesar da cobertura vacinal, é notório que certos cuidados deixaram de ser adotados por muitas pessoas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a imprensa registra o otimismo de foliões para o “2º Carnaval do ano”, quando as escolas de samba devem desfilar em abril. A data foi adiada justamente buscando diminuir os casos provocados pela variante Ômicron.

Neste contexto, mesmo mantendo as medidas de prevenção, é difícil ter segurança em relação ao contágio. Ademais, há um mês, o aumento de casos de Influenza, com sintomas parecidos com aqueles decorrentes da covid-19, lotaram hospitais e clínicas pelo país. Uma solução para evitar aglomerações e ajudar no tratamento do novo coronavírus é o uso de autotestes. A Anvisa já liberou 6 destes produtos no Brasil.

Com o autoteste é possível realizar todas as etapas do teste, da coleta da amostra até obter o resultado. O executivo do Grupo JA Medeiros, Jabez Emmerich, detalha: “por meio da coleta de material via swab nasal, os kits de autotestagem identificam as proteínas do novo coronavírus. Os resultados são obtidos de 10 a 15 minutos de acordo com cada kit de testagem”, explica.

EUA, Alemanha e outros países da Europa já utilizam os autotestes como estratégia de saúde pública no controle da pandemia há mais tempo. Por aqui, a Anvisa mantém a cautela, tendo, inclusive, recusado 3 marcas.

Emmerich ressalta a importância do uso de produtos atestados e de alto índice de eficácia: “A Anvisa é enfática ao exigir que os autotestes de antígeno devem possuir, no mínimo, sensibilidade de 80% e especificidade de 97% para serem aprovados”, afirma.

O executivo do grupo JA Medeiros lembra que a cadeia de distribuição é importante para assegurar a chegada dos autotestes a mais lugares: “oferecemos a plataforma Autoteste Fácil para farmácias e laboratórios encontrarem os testes de grandes distribuidoras de maneira mais ágil. Neste momento, a pressa deve ser aliada da responsabilidade”, pondera.

Apesar da aprovação dos autotestes ser mais uma alternativa para a prevenção, a Anvisa mantém a orientação de vacinação, uso de máscaras e distanciamento social para diminuir as chances de contaminação pelo novo coronavírus.

Para mais informações, basta acessar: www.grupojamedeiros.com.br 

Website: https://www.autotestefacil.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

4 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

4 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

4 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

4 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago

A Kymeta revela sua segunda antena plana multiórbita e móvel – a Goshawk™ u8

Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…

1 dia ago