Sao Paulo, SP 3/2/2022 –
Segundo pesquisa, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis
Aderir práticas sustentáveis à indústria é uma necessidade latente diante do atual cenário mundial, pois com a escassez de recursos naturais, esse assunto está cada vez mais em pauta.
Alguns fatores levaram à urgência da sustentabilidade. Entre eles está o aumento de tecnologias usadas no dia a dia que impactam os recursos naturais, como é o caso dos meios de transporte.
Outro fator que conta muito é o aumento exorbitante de descarte de eletrônicos, que ficam obsoletos e são substituídos por novas versões mais rapidamente. Diante dessa nova realidade, a sociedade aos poucos começou a perceber o impacto no meio ambiente e assim iniciou a busca por reverter essa situação.
Em uma pesquisa da empresa FT Focus feita com mais de 300 líderes corporativos do mundo todo, 56% dos entrevistados responderam que entendem a importância de integrar os princípios da sustentabilidade ao desenvolvimento de seus produtos e serviços.
Desafios da inovação sustentável
O intuito da inovação sustentável é estimular as empresas a serem mais escaláveis, impactando positivamente a sociedade e o ambiente em que vivem. Mas como fazer isso? Reduzir o desperdício, usar materiais menos poluentes e utilizar a tecnologia como aliada são exemplos.
Por exemplo, com soluções APS para planejamento virtual é possível simular a produção antes mesmo de pôr em prática, calculando melhor o uso dos recursos que serão necessários e assim evitando extravios desnecessários.
Além disso, um dos grandes desafios da sustentabilidade é diminuir a incidência de descartes. Segundo uma pesquisa da ONU, 99% dos produtos comprados são jogados fora dentro de seis meses.
Sabendo que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, é necessário pensar formas de alterar os produtos. Algumas empresas já trocaram a utilização de plásticos descartáveis por papel semente ou plásticos biodegradáveis.
Os consumidores e a sustentabilidade
Atualmente, os consumidores esperam ações ambientais vindas das marcas e têm feito cada vez mais escolhas com base em processos de produção sustentáveis.
Segundo uma pesquisa, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. Então, seguindo uma cadeia produtiva mais eco, a empresa torna-se mais competitiva.
Além disso, práticas ligadas à sustentabilidade trazem engajamento com a marca. Tanto por parte dos consumidores quanto dos colaboradores, que, mais engajados, tendem a trabalhar com melhor produtividade.
Pilares da inovação sustentável
Vale ressaltar que existem três pilares de inovação sustentável. O pilar social diz respeito ao capital humano envolvido com a empresa. Sejam os funcionários, clientes, parceiros, ou qualquer outra pessoa que se encontre no meio do processo produtivo.
No caso dos colaboradores, é preciso levar em conta a segurança no trabalho, a saúde física e mental e o bem-estar. Assim como a saúde dos consumidores deve estar resguardada ao usufruir do produto ou serviço produzido pela empresa.
Já o pilar ambiental condiz a projetos, políticas e ações voltadas para minimizar o impacto causado pelos processos da fábrica à natureza. Principalmente quando o serviço/produto explora recursos do meio ambiente, precisa buscar formas de reverter o prejuízo.
Por último, o pilar econômico da inovação compreende a capacidade da instituição manter sua escalabilidade e ainda evitar extravios à natureza. Ou seja, pensar seus processos de forma inteligente, obtendo lucros e distribuindo seus produtos e serviços ao maior número de pessoas.
*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica
Website: http://www.teclogica.com
A Trust Works, fundada por Anderson Weber, lançou uma plataforma para denunciar lideranças tóxicas e…
O evento reunirá grandes nomes nacionais e internacionais do setor, apresentando as tendências de harmonização,…
Pulvera e Verita Oferecem Luxo Líder do Setor com Reduzido Impacto Ambiental
Com curadoria e direção criativa de Paulo Borges, mostra reúne imagens de diferentes continentes no…
Technology Holdings (TH), um premiado banco de investimento de destaque mundial com histórico de fechamento…
Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…