Categories: noticias-corporativas

Brasil bate recorde de exportações no início de 2022

São Paulo, SP 21/2/2022 –

O comércio exterior brasileiro registrou índices positivos em relação às exportações. Considerando apenas janeiro de 2022, o país atingiu recordes no setor de agronegócios e no total geral.

O comércio exterior brasileiro registrou índices positivos em relação às exportações. Considerando apenas janeiro de 2022, o país atingiu recordes no setor de agronegócios e no total geral.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, a exportação como um todo teve um aumento de 25,3% atingindo um total de US$ 19,67 bilhões. Este foi o melhor resultado para um mês de janeiro considerando a série histórica que começou em 1997.

“As exportações do Brasil tiveram um aumento significativo devido ao comércio com os Estados Unidos, a União Europeia e com a própria América do Sul, puxados pela produção de grãos, de bens siderúrgicos e de petróleo”, explica o especialista em logística Luís Felipe Campos, que possui experiência no setor internacional principalmente no trade Europa-América Latina.

Contudo, considerando as exportações do agronegócio brasileiro, o valor chegou a US$ 8,82 bilhões em janeiro, um recorde para o primeiro mês do ano. Em relação ao mesmo período de 2021, houve um crescimento de 57,5%. Com essa alta, a participação do agronegócio nas exportações brasileiras passou de 37,5% em janeiro de 2021 para 44,9% em janeiro de 2022. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior compilados pelo Ministério da Agricultura.

“O Brasil deve aumentar ainda mais as exportações de commodities neste ano para a Europa enquanto as importações devem se manter estáveis comparadas com o ano anterior. O ano de 2022 será de muitas incertezas causadas pela pandemia, da ameaça de boicote a Rússia, bem como de Eleições no Brasil. Porém, espera-se de forma otimista que o superávit comercial bata novamente o recorde em 2022 com uma estabilidade das importações e aumento das exportações, conclui Campos.

Importância das exportações
As exportações são essenciais para manter positiva a balança comercial do Brasil e gerar parcerias comerciais importantes. Entre os produtos mais exportados estão a soja, minério de ferro, petróleo e carne bovina. As exportações beneficiam o país como um todo, resultando na entrada de investimento externo e também na geração de mais empregos.

“Ao realizar exportações é preciso contar com a expertise de quem conhece a fundo o mercado e realizar um bom planejamento logístico. Com isso, os problemas operacionais são reduzidos, proporcionando mais rapidez e agilidade nos processos”, conclui Campos.

Website: https://www.linkedin.com/in/luis-felipe-c-9763abb/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago