São Paulo 21/2/2022 –
Mesmo com a pandemia da Covid-19, vendas no comércio se mantiveram
De acordo com estudo da All iN | Social Miner, o faturamento avançou 26% no ano passado. O estudo tinha como objetivo analisar o comportamento do consumidor, a fim de oferecer insights para o mercado varejista e evidenciar as estratégias adotadas para este ano. A pesquisa apontou, ainda, um crescimento no volume de cadastros em março e novembro, meses que representam o Dia do Consumidor e a Black Friday, respectivamente. Além disso, visitas e vendas também tiveram destaque nos períodos, bem como em agosto, mês em que se comemora o Dia dos Pais.
Em relação ao relacionamento, o WhatsApp vem evoluindo, nos últimos anos, como o meio mais procurado para atendimento. Já o uso de e-mails e chats diminui regularmente dentre os consumidores (o uso destes últimos cresceu timidamente no segundo semestre de 2021). Em relação à entrega, os consumidores prezam muito o frete grátis, além de um avanço do delivery no Dia dos Namorados, Dia do Chocolate e na Black Friday. Com relação à alimentação, a pizza foi a comida mais pedida; em maior número de faturamento, a comida japonesa.
Apesar da pandemia da Covid-19, as vendas no comércio se mantiveram, podendo ser aumentadas com o investimento em algumas estratégias, como em um divulgador de notícias. O faturamento apresentado girou em torno de R$ 161 bilhões e 353 milhões de pedidos, em que a categoria de celulares lidera o ranking de receitas, seguida por eletrodomésticos e eletrônicos. No que se refere a pagamentos, cartões de crédito continuam sendo a opção mais procurada pelos consumidores; para 24,4%, o boleto.
Estudo mostra como aumentar o engajamento pelos aplicativos em dispositivos móveis
Relatório Fit for the Future of Retail, realizado pela CleverTap e divulgado em janeiro deste ano, enumerou os quatro objetivos de negócios essenciais para estabelecer um relacionamento com consumidores focado em dispositivos móveis. A primeira estratégia diz respeito à retenção de novos usuários, principalmente em relação aos aplicativos. “A relevância de ter o aplicativo do seu negócio instalado no celular do seu cliente é enorme e a mais importante dentre todas as estratégias de engajamento e comunicação. Afinal, este é o canal que o usuário concede à sua empresa acesso direto para que possa informá-lo sobre novidades, produtos e serviços através de mensagens in-app, push, etc.”, aponta o Sales Manager da CleverTap.
No segundo lugar da estratégia, está o engajamento, ou seja, a necessidade de aumentar o engajamento dos usuários, com crescimento de 10% a 35% na conversão de segmentos “dormentes”, ao utilizar uma análise preditiva. Já em terceiro lugar, estão os itens por pedido, com o aumento de transações por pedido, em que há o incentivo ao cross-sell ou vendas com mais de um item. Por último, está a redução do abandono do aplicativo. Segundo o relatório, 86% dos usuários abandonam o aplicativo depois de duas semanas do lançamento.
Além disso, também foram indicadas estratégias utilizando inteligência artificial (IA). “91% dos consumidores querem comprar em marcas que oferecem produtos que são relevantes. No entanto, a personalização em escala não é uma tarefa fácil. Por isso, IA pode ser tão importante neste contexto, ao invés de adivinhar quando os clientes comprarão novamente, as empresas podem utilizar a tecnologia para ajudar a prever a próxima vez que um cliente comprará, e enviar um e-mail ou mensagem via WhatsApp para lembrá-lo”, comenta o Sales Manager da CleverTap.
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