Categories: noticias-corporativas

Dupla nacionalidade em Portugal: direitos e deveres

Recife, Pernambuco 15/2/2022 –

Os brasileiros com dupla nacionalidade e os seus ascendestes portugueses, que formaram a vida no Brasil ou em outro país, têm o dever de comunicar as autoridades portuguesas quando se casam e se divorciam.

A dupla-nacionalidade oferece grandes oportunidades aos cidadãos, por outro lado exige que certas obrigações sejam cumpridas. Estar atento às normas das autoridades competentes de cada país é de suma importância para evitar quaisquer eventuais sanções e multas, constrangimentos em geral, por falta de conhecimento.

De acordo com Fernanda Dourado, advogada de imigração em Portugal, após obtenção do passaporte, o brasileiro se satisfaz e, muitas vezes, não se preocupa com as obrigações que estão inerentes ao novo status. “Ter pleno conhecimento das obrigações que sucedem a dupla-nacionalidade é fundamental para usufruí-la sem dor de cabeça”, alerta.

A obrigação de registrar em Portugal o casamento contraído no exterior permite, inclusive, a comprovação da ancestralidade portuguesa. De igual modo que, em caso de eventual divórcio, este também deverá ser reconhecido pelas autoridades lusitanas. Fernanda Dourado explica que o casamento quando realizado no Brasil ou no exterior deve ser registrado na “Conservatória de Registos Civis” por via administrativa em Portugal. Por outro lado, a união de fato, em regra, é por via judicial, perante o Tribunal da Relação de Lisboa; assim como o divórcio, por meio da ação especial de revisão e confirmação da sentença estrangeira.

“Nessas situações, o ideal é atualizar as instituições portuguesas logo quando já se dispõe das certidões e ou sentenças judiciais, pois ambas as partes estarão disponíveis para apresentar os documentos necessários e firmar as autorizações que darão início às demandas em Portugal, e com o tempo, o contato entre os envolvidos poderá ser mais difícil para seguir com o processo de homologação da sentença estrangeira”, observa a advogada. Caso o estado civil do cidadão português esteja desatualizado, poderá restringir, por exemplo, o pedido de nacionalidade para o novo cônjuge.

Website: http://www.douradoadvogados.pt

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

16 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

16 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

16 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

16 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

16 horas ago