Categories: noticias-corporativas

Franquias: setor fatura R$ 185 bilhões e sobe 10,7% em 2021

25/2/2022 –

Os onze segmentos estudados avançaram no ano passado; empresário fala sobre as dificuldades e desafios para o desenvolvimento de uma rede de franquias

O último ano foi um período difícil para empresas de diversos setores, mas para o setor de franquias, 2021 foi um ano de retomada. Segundo relatório anual realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a receita das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021. Trata-se de uma alta nominal de 10,7%, próxima ao número registrado em 2019, pré-pandemia, quando o faturamento foi de R$ 186,755 bilhões.

As informações foram divulgadas pela ABF em live que ocorreu no dia 16 de fevereiro, que também revelou que houve expansão em número de unidades, redes de franquia e de vagas de trabalho diretas.

Para Fabrício Fabene, proprietário da Realiza Software – empresa que atua com Desenvolvimento de Software de Gestão Empresarial (ERP) e Automação Comercial -, os ganhos representam uma recuperação consistente.

“O mercado de franchising tem se mostrado aquecido ao longo da pandemia de Covid-19, com números positivos em 2021 e boas previsões para 2022 ao mesmo tempo em que a crise sanitária acelerou o profissionalismo das empresas”, observa.

Quem não é profissional, não se mantém no mercado. “A maioria das empresas que fecham as portas são empresas desestruturadas. A vantagem de se ter uma franquia consiste justamente em já ter um know-how conhecido no ramo, na gestão e nos processos da empresa escolhida para representar a marca.”

Por outro lado, o profissional reforça que apenas 5% das unidades de franquias fecham antes de completar dois anos de operação, em referência a indicativos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Ferramentas tecnológicas

Fabene afirma que há uma série de dificuldades e desafios na implementação de uma rede de franquias, sendo que uma das principais intempéries para um franqueador é ter fornecedores confiáveis e que mantenham o padrão de atendimento para qualquer local que a franquia se estabeleça.

“Muitos fornecedores só conseguem atender determinada área de atuação. A área de sistemas não se prende a uma região, podendo atender qualquer lugar do Brasil, e até fora dele, pois são feitos atendimentos, implantações e treinamentos de maneira remota”, diz.

Neste ponto, segundo o empresário, ferramentas tecnológicas são uma alternativa para mitigar eventuais problemas. “Outra grande dificuldade do franqueador é manter um sistema centralizado em que ele possa consultar a situação de suas franquias, como faturamento, estoque, entre outras consultas”.

Para facilitar a gestão, complementa, o franqueador deve contratar um sistema que atende redes de franquias, pois há particularidades bem diferentes em franchising com relação a unidades próprias de matriz e filiais, por exemplo.

 Ferramenta de ERP é opção para franqueadores e franqueados

O proprietário da Realiza Software destaca que, por uma série de razões, o uso de ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês – Sistema de Gestão Integrado, em português) pode ser positivo, tanto para o franqueador quanto para seus franqueados.

“Uma ferramenta de ERP adequada deve ajudar a franquia a gerir a sua loja. O sistema deve ser de fácil manuseio e intuitivo, pois muitas franquias nada mais são do que pequenas empresas onde o proprietário não tem tempo para fazer a gestão, já que está na linha de frente da loja”, explica.

Ainda segundo Fabene, o ERP deve ajudar o franqueador a perceber quais são os pontos em que sua franquia deve melhorar, quais produtos não estão vendendo em determinada região, quais produtos a logística deve fazer a distribuição e como estão as metas de vendas, entre outros pontos.

“Quando explorados todos os seus recursos, uma ferramenta de ERP pode trazer ganhos para franquias de diversos segmentos e portes – mesmo em tempos de recuperação econômica, como este”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://realizasoftware.com.br/

Website: https://realizasoftware.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia US$ 15 milhões em concessões de contratos nas regiões das Américas e Oriente Médio

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje US$ 6 milhões em novas concessões…

20 horas ago

Sétima edição do evento da ANFIDC reuniu mil participantes

Encontro nacional, que aconteceu no último dia 30, em São Paulo, teve como palestra de…

20 horas ago

Comunicação interna é a base da reputação corporativa

Jornalista explica como a Assessoria de Imprensa pode fortalecer a relação entre colaboradores e marca…

20 horas ago

ABRH-PR Norte Londrina e SENAC promovem evento em Londrina

Evento será sobre segurança psicológica e riscos psicossociais no trabalho e acontecerá no dia 21…

20 horas ago

Brightcove estabelece um novo padrão para a medição de marketing de vídeo com o lançamento do “Marketing Insights”

Novos recursos completam o Audience Insights, a solução abrangente da Brightcove, ajudando os profissionais de…

20 horas ago

Autor A. R. dos Santos lança livro de poesia sobre a fauna

Escrita do livro de poesias "Um Pouco de Fauna em Versos" foi influenciada por autores…

20 horas ago