Categories: noticias-corporativas

Copa influencia comportamento do consumidor e vendas

Curitiba-PR 20/12/2022 –

Fatores como proximidade com o Natal e inflação podem frear gastos

O campeonato mundial, realizado este ano em uma época diferente dos eventos anteriores, trouxe uma mudança no cenário econômico, coincidindo com datas importantes para o comércio como Black Friday e Natal. Na pesquisa Consumo de Futebol no Brasil, realizada pela Toluna, 57% dos respondentes afirmaram que as dificuldades impostas pelo momento econômico do país irão comprometer o fluxo de consumo durante o período da Copa.

Já a Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI mostrou, por exemplo, que na metade do ano, 9 em cada 10 entrevistados pretendiam acompanhar o campeonato e 95% das pessoas torceriam pelo Brasil. A pesquisa evidenciou ainda o grande ecossistema de comportamento e consumo que se cria no momento da competição. Para ver os jogos, as pessoas planejavam comprar alimentos (54%), inclusive por meio de aplicativos de delivery (30%), comprar bebidas alcoólicas (32%) e se vestir à caráter (23%).

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), Paulo Nauiack, é importante aproveitar as oportunidades para formular estratégias de venda em momentos como este. “O Mundial é um importante propulsor para as vendas, mas é preciso observar fatores que podem fazer com que os consumidores controlem os gastos, especialmente nesta Copa”, diz. 

Para o administrador de empresas e professor do IBMEC e da Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Pedro Salanek, essa relação entre a Copa do Mundo e as vendas tem a ver com o próprio vínculo que os brasileiros têm com o futebol. “A Copa nos mobiliza mais do que as Olimpíadas, por exemplo, por existir essa paixão nacional pela modalidade”, diz. 

O ex-jogador do Athletico Paranaense e atual mentor de atletas Carlos Augusto Bertoldi, o Ticão, corrobora o fato de que a relação entre o campeonato e a movimentação do mercado também é justificada, em partes, pelo grande apelo emocional que o futebol tem para o brasileiro. “Hoje, com os estudos de neuromarketing, sabemos que as vendas são muito emocionais também”, complementa. Segundo Salanek, a expectativa é ter cerca de 60 milhões de pessoas consumindo nesse período, o que corresponde a pouco mais de 25% da população brasileira, movimentando aproximadamente R$ 20 bilhões na economia. 

O sócio de uma loja de artigos para festas, Isac Nudelman, observou um aumento na procura de produtos relacionados à Copa antes mesmo do início dos jogos. “Estimamos que teremos um aumento de 20%”, avalia. A tendência para quem vende é que seja um final de ano positivo para as vendas. “Estamos num momento em que as emoções estão afloradas e isso é bem positivo para o mercado. É importante saber aproveitar”, sugere o ex-jogador Ticão.

 

Website: https://corepr.org.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Tū Ātea e Mavenir Fazem Parceria Para Liderar o Futuro das Redes com Ativos de Espectro Maori

RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…

18 horas ago

LambdaTest expande capacidade do KaneAI para aprimorar a eficiência e flexibilidade dos testes

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…

2 dias ago

Lenovo Group: resultados financeiros do segundo trimestre de 2024/25

Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…

2 dias ago

Abertura do Fórum de Cooperação Econômica ASEAN-China GBA de 2024 (Qianhai)

SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…

2 dias ago

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

2 dias ago

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

2 dias ago