Categories: noticias-corporativas

Sociedade debate a desigualdade de gênero no mercado de trabalho

São Paulo 7/3/2022 – Estamos programando para 2022 uma série de palestras internas e discussões periódicas em grupo visando dar voz ao sexo feminino e combater os preconceitos

Na Roland DG a representatividade do sexo feminino está em 50% também nos postos de liderança

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, é uma data para provocar reflexões e discutir o papel do sexo feminino na sociedade visando extirpar o preconceito e a desvalorização que ainda teimam em existir, como situações de salários baixos, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

O cenário, que não era dos mais favoráveis, teve piora com a pandemia de COVID-19, no Brasil. O percentual de mulheres que estavam trabalhando ficou em 45,8% no terceiro trimestre de 2020, segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O nível mais baixo desde 1990, quando a taxa marcou 44,2%.

A Roland DG, líder mundial na fabricação de impressoras jato de tinta de grandes formatos e equipamentos de corte, vem na contramão desse panorama e procura contribuir para mudar os números negativos. Na fábrica da matriz, no Japão, por exemplo, a mão de obra é 100% feminina. No Brasil a empresa vem evoluindo em representatividade. Em 2019, 38% do quadro de funcionários era composto por mulheres, marca que subiu para 50% em 2022. A metade dos postos de liderança também é ocupada por mulheres.

A mudança começou a ocorrer principalmente desde que Anderson Clayton assumiu a presidência da Roland DG Brasil. O executivo aponta a importância de as empresas ficarem vigilantes no combate às desigualdades, mudando estatísticas e comportamentos. “Precisa haver envolvimento contínuo de todos e todas com o intuito de oferecer oportunidades igualitárias nas carreiras e priorizar questões que envolvam o respeito aos direitos das colaboradoras”, conclui o executivo que também reconhece que há ainda um longo caminho a ser percorrido em um mercado predominantemente masculino.

Tatiane Tais da Silva Dutra, responsável pelo RH da empresa, antecipa algumas ações de curto prazo para o aumento da conscientização com os stakeholders. “Estamos programando para 2022 uma série de palestras internas e discussões periódicas em grupo visando dar voz ao sexo feminino e combater os preconceitos, muitas vezes arraigado”, ressalta.

Website: https://www.rolanddg.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Burjeel Holdings e Response Plus Medical lançam prêmio de US$ 1 milhão em saúde e bem-estar de energia humana

A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…

1 dia ago

O Royalton Chic Barbados Entra para o Autograph Collection Portfolio do Marriott

ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…

1 dia ago

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

1 dia ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

1 dia ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

1 dia ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

1 dia ago