Categories: noticias-corporativas

Dia Mundial da Obesidade alerta para compreensão e respeito

São Paulo, SP 4/3/2022 – O combate precoce à obesidade evita não só complicações de saúde, mas todos os prejudiciais efeitos sociais causados pela falta de informação sobre a doença.

A obesidade é um problema de saúde pública global e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial da Obesidade promove a conscientização sobre os efeitos prejudiciais da doença na vida das pessoas.

A obesidade é uma doença que já é vista como uma grave crise de saúde pública, que afeta uma parcela significativa da população no mundo todo, incluindo crianças e adolescentes. Esta condição médica refere-se ao aumento da gordura corporal e que provoca uma série de doenças associadas como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas de coração, dislipidemia (colesterol alto), esteatose (gordura no fígado) e outras comorbidades causadas pelo excesso de peso. Além disso, portadores de obesidade precisam lidar com estigmas sociais associados à doença que envolvem preconceito, estereótipos desrespeitosos, falta de entendimento, levando os pacientes a condições de baixa autoestima, vergonha e culpa pela condição de saúde. Para conscientizar, alertar, sensibilizar e dar mais voz ao tema, instituiu-se o Dia Mundial da Obesidade, celebrado anualmente em 04 de março.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença crônica, recidivante e multifatorial. Indivíduos que sofrem de obesidade possuem Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m2. “O cálculo do IMC é uma ferramenta preconizada e recomendada pela OMS para classificar o excesso de peso corporal, baseada na relação peso/altura ao quadrado que, quanto maior o índice, maiores são os riscos associados à doença”, explica o Dr. José Afonso Sallet, Diretor-Médico do Instituto de Medicina Sallet

A causa fundamental da obesidade e do sobrepeso é o desequilíbrio energético entre a quantidade de calorias ingeridas e quantidade de calorias utilizadas pelo indivíduo para realização de suas atividades diárias. O excesso de calorias não consumidas acumula-se em forma de gordura corporal. Nos últimos anos observa-se o aumento da ingestão de alimentos multiprocessados, ricos em gordura e açúcares, associado a um estilo de vida cada vez mais sedentário, que levou a um incremento nos casos de obesidade em todo o mundo. “O problema torna-se ainda maior quando se considera que esse excesso de peso pode ser um fator-chave para condições crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e certos tipos de câncer”, destaca o Dr. Sallet.

Os casos de obesidade no Brasil e no mundo são preocupantes

A prevalência da obesidade aumentou muito nas últimas décadas. De acordo com levantamentos da OMS, as taxas de obesidade em adultos praticamente triplicaram desde 1975 e se elevaram em cinco vezes em crianças e adolescentes. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE em 2019, indicou que mais de 60% da população brasileira acima de 18 anos apresenta excesso de peso. Esses números traduzem uma realidade alarmante: conforme a Federação Mundial de Obesidade (WOF), nenhuma nação está próxima da meta estabelecida pela OMS de redução nos índices de obesidade até 2025. A projeção é de que, até esse ano, 1 a cada 5 adultos no mundo apresentará algum grau de obesidade. 

Dia Mundial da Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março, busca incentivar toda a sociedade, bem como autoridades, membros da comunidade médica e governantes para o desenvolvimento de soluções de ordem prática e acessíveis que disponibilizem tratamentos adequados às pessoas que precisam alcançar e manter um peso saudável. Ademais, a campanha também prioriza conscientizar toda a população sobre o fato de que a obesidade é uma doença crônica e, portanto, que a pessoa obesa deve ser tratada com respeito, ter acesso a um sistema de apoio e o acolhimento necessário para lidar e combater a doença.

A campanha global é organizada pela World Obesity Federation, uma entidade sem fins lucrativos que mantém relações oficiais com a OMS e outras entidades de combate à obesidade no mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) são entidades diretamente envolvidas com as ações da campanha. O tema em 2022 é “everybody needs to act” (todos precisam agir, em tradução livre) que busca uma abordagem mais coletiva e integradora para lidar com essa crise global. 

“A campanha abriga um estímulo para que sejam banidos o preconceito, a intolerância e incompreensão com quem sofre com a obesidade”, destaca o dr. José Afonso Sallet. O médico complementa que “as pessoas com obesidade requerem acesso respeitoso e equitativo ao tratamento e aos serviços de saúde. Essas ações exigem ações públicas sistemáticas e maior voz à comunidade médica, que precisa ser ouvida sobre a importância da intervenção precoce no combate à obesidade para evitar não só complicações de saúde e mortalidade, mas todos os prejudiciais efeitos sociais causados pela falta de compreensão da doença”, finaliza.

Informações à imprensa: comunicacao@sallet.com.br

Website: http://www.sallet.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago