Categories: noticias-corporativas

Técnica rapport é voltada para a satisfação do cliente e comunicação

25/7/2023 –

Conforme pesquisa realizada na segunda metade de 2022, pela Hibou, empresa especializada em dados de mercado e consumo, o atendimento impacta diretamente na satisfação dos clientes.

Para as empresas obterem sucesso em um mercado bastante competitivo como o atual, é necessário garantir a confiança dos clientes. Para conseguir essa conexão com o público, uma das técnicas que vem sendo utilizada em organizações de diferentes nichos e portes é o rapport de comunicação em vendas. O termo vem do francês “rapporte” que significa “ trazer de volta” ou “criar uma relação”. Trata-se de uma abordagem diferenciada para desenvolver uma relação mais profunda entre vendedor e consumidor. Especialistas no assunto descrevem a técnica como a construção de um relacionamento pautado pela confiança, empatia, compreensão e sintonia emocional. 

Conforme pesquisa realizada na segunda metade de 2022 pela Hibou, empresa especializada em dados de mercado e consumo, o atendimento impacta diretamente na satisfação dos clientes. Os dados do estudo mostram que 33% dos clientes acabam desistindo da marca após a primeira experiência ruim. Já 53% abandonam após duas ou três situações negativas de atendimento. 

Outro relatório, desta vez feito pela Zendesk em parceria com a Dimensional Research, aponta que cerca de 96% das pessoas compartilham as experiências ruins em estabelecimentos comerciais com outras pessoas. Dentro desse percentual, 76% contam para amigos e familiares pessoalmente; 60% para colegas de trabalho; e 47% para amigos, através das redes sociais. 

Em compensação, para o estudo da Hibou, os entrevistados disseram que, para eles, o que causa satisfação é um atendimento de qualidade. Alguns dados chamam atenção, tais como: 

  • Cerca de 96% das pessoas dizem que é quando um atendente escuta o que o cliente está falando;
  • 96% afirmam que é quando um atendente explica de forma clara o que foi perguntado;
  • 95% dizem que se refere ao conhecimento técnico do atendente sobre produtos ou serviços ofertados.

Diante desse contexto, o rapport de vendas pode gerar efetividade, pois propõe mais sintonia e conexão genuína entre atendente e cliente, aumentando as chances de vendas bem-sucedidas. 

As técnicas de rapport para vendas

O rapport em vendas é uma abordagem diferenciada que facilita a comunicação, aumenta a fidelização e melhora a experiência do cliente. No entanto, para chegar a esses objetivos, é necessário utilizar algumas técnicas. Conforme o professor Alfredo Bravo, especialista nas áreas de negociação e vendas, são elas: 

  • Escuta ativa: demonstrar interesse pelo cliente e ouvir atentamente suas necessidades, preocupações e objetivos. Isso envolve prestar total atenção ao que o cliente está dizendo, fazer perguntas claras e reforçar o entendimento.
  • Empatia: colocar-se no lugar do cliente, compreender suas emoções e perspectivas, demonstrando compreensão e respeito por suas experiências. A empatia fortalece o vínculo emocional e a confiança entre o vendedor e o cliente.
  • Comunicação não verbal: utilizar a linguagem corporal para transmitir abertura, receptividade e confiança. Manter contato visual, adotar uma postura relaxada e utilizar gestos adequados ajudam a criar uma atmosfera acolhedora.
  • Adaptação ao estilo do cliente: identificar o estilo de comunicação do cliente e ajustar-se a ele. Algumas pessoas preferem uma abordagem mais direta e objetiva, enquanto outras valorizam uma comunicação mais amigável e descontraída. Adaptar-se ao estilo do cliente promove uma interação mais fluida.
  • Perguntas relevantes: fazer perguntas abertas e pertinentes, que estimulem a reflexão e encoraje o cliente a compartilhar informações importantes. As perguntas demonstram interesse por ele e por suas necessidades, permitindo uma compreensão mais profunda.
  • Validação e reconhecimento: validar os sentimentos e opiniões do cliente, reconhecendo suas preocupações e pontos de vista. Isso mostra que o vendedor valoriza ele e está disposto a encontrar soluções personalizadas.
  • Personalização: adaptar a abordagem de vendas às necessidades individuais do cliente. Personalizar as recomendações, demonstrando como o produto ou serviço atende especificamente às suas demandas, cria um senso de relevância e valor.

Renault Show 2023 contou com palestras sobre rapport e comunicaçao em vendas

Renault Show 2023 ocorreu no mês de maio, contemplando as seguintes cidades: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Campinas. O evento, focado nas vendas B2B, sempre leva por tradição as principais tendências do universo digital para a equipe Renault DVE, gestores, vendedores de concessionárias e entusiastas das vendas consultivas. 

Nesta edição, um dos temas mais aguardados versou sobre rapport e comunicação em vendas. A palestra, ministrada pelo professor Alfredo Bravo, fez parte da programação das oito cidades que receberam o evento. Durante as apresentações, o público pode aprender sobre a técnica, além de desvendar, em um momento  mais prático da apresentação, estratégias para concluir negociações de vendas.

Técnicas de vendas foram apresentadas durante o evento

Bravo também apresentou técnicas de vendas e negociações, além de estratégias e percepções concretas sobre a implementação de vendas no cenário digital aos participantes. Por meio de uma abordagem dinâmica e prática, apresentou alguns conceitos que podem ser aplicados imediatamente em vendas e negociações

Além disso, ressaltou a importância da adaptação às novas demandas do mercado. Alertou também sobre a necessidade de utilizar efetivamente as ferramentas digitais disponíveis e explorar as oportunidades para aumentar as vendas e obter resultados.

Website: https://alfredobravo.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

12 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

12 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

12 horas ago