Categories: noticias-corporativas

Iluminação natural é uma aliada das práticas ESG

São Bento do Sul, SC 15/2/2023 –

Mais do que reduzir a conta de energia elétrica, empresas melhoram o ambiente de trabalho ao incluírem telhas translúcidas em seus galpões

Se no passado a iluminação natural atraía as empresas somente por causa da economia na conta de energia elétrica, em tempos de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) essa alternativa ganhou mais força, e por outros motivos.

Mais do que apenas o aspecto financeiro, a luz do sol melhora a qualidade do ambiente de trabalho e, em decorrência, impacta de forma positiva na saúde do trabalhador. Soluções desse tipo também combinam o aproveitamento da iluminação com o bloqueio da radiação solar direta. Isso evita o superaquecimento da edificação, ao mesmo tempo em que reduz a dependência do ar-condicionado. Resultado: bem-estar e redução da fadiga visual para quem passa boa parte do seu dia em um galpão.

“A iluminação natural fortalece o perfil sustentável das companhias porque consumir menos, sob qualquer circunstância, preserva o meio ambiente. Também é uma aliada importante na melhora das condições do local de trabalho”, comenta Cyrus Muchalski, gerente geral da Planefibra, empresa catarinense especializada em soluções para iluminação e ventilação – é uma das principais fabricantes de telhas translúcidas e opacas de compósitos com fibras de vidro do Brasil.

A depender das dimensões da construção, da estação do ano e da incidência de sol, Muchalski calcula que as empresas conseguem reduzir em até 95% a conta de energia com iluminação durante o horário comercial. “Para obter esse resultado, o ideal é cobrir 10% da área do galpão com telhas translúcidas”, ele afirma.

Com vida útil mínima de dez anos, as telhas de compósitos apresentam elevada resistência térmica. Ou seja, mesmo em locais em que a incidência de sol é alta, não há riscos de a cobertura deformar. Outra vantagem é a produção de telhas sob medida, que se adaptam aos diversos modelos existentes de cobertura. “Soma-se a isso o preço, em média, 30% inferior ao das telhas de policarbonato, a principal concorrente das feitas de compósitos”, compara Muchalski.

Na última década, a Planefibra forneceu 3,5 milhões de m² de telhas para construtoras de galpões logísticos, industriais, home centers, supermercados, centros esportivos e residências. Produzidas de acordo com a norma NBR 16.753 e a Instrução Técnica nº 10, que diz respeito à resistência ao fogo, as telhas da empresa ainda contam com proteção ultravioleta (UV) em ambas as faces.

Website: http://www.planefibra.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago