Categories: noticias-corporativas

Auxiliares de fluxo pneumáticos são indispensáveis em fabricação de cimento

1/4/2022 – Além de garantir o fluxo de material, o equipamento também pode ser usado para limpar os recipientes entre os lotes, além de evitar contaminação e deterioração

Para Morgan Quarry, Parceiro Internacional da Casa das Válvulas, equipamento promove assertividade na produção de cimento, otimizando processos e aumentando a produtividade

A alta de 1,9% nas vendas de cimento no Brasil em fevereiro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic), ligada ao aquecimento da  indústria da construção, revela a necessidade do constante investimento em inovação no segmento.

No que tange à produção de cimento, algumas ferramentas têm se mostrado de grande valia. Para Morgan Quarry, Parceiro Internacional da Casa das Válvulas, empresa que atua com a distribuição de válvulas industriais, conexões e equipamentos hidráulicos no mercado nacional, um dos mais eficazes equipamentos disponíveis no mercado é o Air Sweep.

A ferramenta auxilia no fluxo pneumático que utiliza pulsos de ar para quebrar os blocos de cimento que se formam durante a composição do produto, eliminando os resíduos das paredes do vaso e garantindo o fluxo.

“Além de garantir o fluxo de material, o equipamento também pode ser usado para limpar os recipientes entre os lotes, para evitar contaminação e deterioração e reduzir o tempo de limpeza”, diz Quarry. “Isso é útil para instalações de processamento que usam o mesmo equipamento para fórmulas diferentes”.

Durante a produção de cimento, a rocha britada é combinada com minério de ferro e cinzas volantes e depois derretida em um forno. E um dos subprodutos desse processo é o clínquer, pequena pelota cinzenta que passa por resfriadores e depois é moída e, então, misturada com outros materiais para ser usada como ligante de cimento.

Ocorre que o clínquer é um material quente, pegajoso e abrasivo que tende a grudar nos vasos e nas calhas. E então, explica Quarry, os auxiliares de fluxo pneumático podem fazer grande diferença. 

“O sistema Air Sweep fornece mais pressão e volume, para que possa lidar com materiais pegajosos, pesados ​​ou úmidos que não podem ser ativados por fluidizadores”. Tal potência, no entanto, não demanda mais energia. “Como o sistema libera pulsos de ar de maneira precisa e sequenciada, ele usa menos energia e ar da planta do que os canhões de ar. Você obtém mais potência, a um custo menor”, diz.

Além de ser utilizado de forma assertiva no processo de produção de cimento, o Air Sweep também é utilizado nas indústrias de mineração, alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, energia e serviços públicos, pontua o profissional da Casa das Válvulas. 

A motivação para criação da ferramenta, para ele, se deu a partir da inconsistência na geração de fluxo de material contínuo em outros equipamentos com o mesmo propósito. “O fluxo lento diminui a produção e o fluxo inconsistente compromete a qualidade do produto”, diz Quarry. “Outros auxiliares de fluxo são ineficazes ou causam mais problemas do que resolvem. Vibradores, canhões de ar e aldravas de ar causam fadiga no metal e danificam os vasos, além de serem extremamente barulhentos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://casadasvalvulasmg.com.br/

Website: https://casadasvalvulasmg.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Financeira do Santander marca presença no Festival Interlagos 2025

Financeira leva ao evento espaço de 600 metros quadrados com experiências imersivas, ofertas especiais e…

12 horas ago

The House of Suntory desembarca no Rio de Janeiro

Após o sucesso em São Paulo, a terceira edição do The House of Suntory Experience…

12 horas ago

Cetrel leva inteligência de dados ambientais à FITABES 2025

Com foco na transformação digital do saneamento, empresa apresentou soluções baseadas em IA, IoT e ciência de dados que otimizam o monitoramento…

12 horas ago

Treinador atua como facilitador de autoconhecimento em grupo

Em um cenário corporativo dinâmico, o treinador comportamental atua como facilitador de processos de autoconhecimento…

12 horas ago

Tuvis atua em 35 países e reforça compliance na comunicação

A Tuvis resolve o desafio de segurança e conformidade em mensagens corporativas via WhatsApp, Telegram,…

12 horas ago

Startup GRTS Digital recebe R$ 3,4 milhões do Fundo GovTech

Fundos Cedro, KPTL e Aleve Legal Tech aportam capital na HRTech especialista em gestão de…

12 horas ago