1/4/2022 – Além de garantir o fluxo de material, o equipamento também pode ser usado para limpar os recipientes entre os lotes, além de evitar contaminação e deterioração
Para Morgan Quarry, Parceiro Internacional da Casa das Válvulas, equipamento promove assertividade na produção de cimento, otimizando processos e aumentando a produtividade
A alta de 1,9% nas vendas de cimento no Brasil em fevereiro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic), ligada ao aquecimento da indústria da construção, revela a necessidade do constante investimento em inovação no segmento.
No que tange à produção de cimento, algumas ferramentas têm se mostrado de grande valia. Para Morgan Quarry, Parceiro Internacional da Casa das Válvulas, empresa que atua com a distribuição de válvulas industriais, conexões e equipamentos hidráulicos no mercado nacional, um dos mais eficazes equipamentos disponíveis no mercado é o Air Sweep.
A ferramenta auxilia no fluxo pneumático que utiliza pulsos de ar para quebrar os blocos de cimento que se formam durante a composição do produto, eliminando os resíduos das paredes do vaso e garantindo o fluxo.
“Além de garantir o fluxo de material, o equipamento também pode ser usado para limpar os recipientes entre os lotes, para evitar contaminação e deterioração e reduzir o tempo de limpeza”, diz Quarry. “Isso é útil para instalações de processamento que usam o mesmo equipamento para fórmulas diferentes”.
Durante a produção de cimento, a rocha britada é combinada com minério de ferro e cinzas volantes e depois derretida em um forno. E um dos subprodutos desse processo é o clínquer, pequena pelota cinzenta que passa por resfriadores e depois é moída e, então, misturada com outros materiais para ser usada como ligante de cimento.
Ocorre que o clínquer é um material quente, pegajoso e abrasivo que tende a grudar nos vasos e nas calhas. E então, explica Quarry, os auxiliares de fluxo pneumático podem fazer grande diferença.
“O sistema Air Sweep fornece mais pressão e volume, para que possa lidar com materiais pegajosos, pesados ou úmidos que não podem ser ativados por fluidizadores”. Tal potência, no entanto, não demanda mais energia. “Como o sistema libera pulsos de ar de maneira precisa e sequenciada, ele usa menos energia e ar da planta do que os canhões de ar. Você obtém mais potência, a um custo menor”, diz.
Além de ser utilizado de forma assertiva no processo de produção de cimento, o Air Sweep também é utilizado nas indústrias de mineração, alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, energia e serviços públicos, pontua o profissional da Casa das Válvulas.
A motivação para criação da ferramenta, para ele, se deu a partir da inconsistência na geração de fluxo de material contínuo em outros equipamentos com o mesmo propósito. “O fluxo lento diminui a produção e o fluxo inconsistente compromete a qualidade do produto”, diz Quarry. “Outros auxiliares de fluxo são ineficazes ou causam mais problemas do que resolvem. Vibradores, canhões de ar e aldravas de ar causam fadiga no metal e danificam os vasos, além de serem extremamente barulhentos”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://casadasvalvulasmg.com.br/
Website: https://casadasvalvulasmg.com.br/
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente
Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…