Categories: noticias-corporativas

Como o comportamento do consumidor impacta nos negócios?

21/3/2022 –

O varejo pode se destacar em vários pontos e ser melhor que os concorrentes. Entretanto, sem um atentimento exclusivo e personalizado para os clientes, pode estar sujeito a perder terreno.

O varejo pode ter métricas como vendas, KPIs e descontos bem definidas, mas se não houver clientes, perdem sentido. O consumidor é o elo mais forte e importante nessa teia.

Se uma empresa não utiliza ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para a gestão de relacionamento com os clientes, possivelmente está perdendo tempo e dinheiro. Dia após dia, o mercado está mais competitivo e acompanhar o consumidor precisa de mais trabalho. Por isso, um acompanhamento próximo na jornada do cliente se faz necessário.

Ao conhecer os hábitos do público alvo como tíquete médio, frequência de compra e quais produtos prefere, além de aprender mais sobre como se dierenciar da concorrência, é possivel antecipar ofertas, propor novas condições de pagamento, criar ações mais efetivas e com isso atrair e reter o público.

O momento pré-compra é importante, mas o serviço pós-venda e as interações com os consumidores é tão essencial quanto. Na era da Web 5.0, em que as redes sociais ultrapassam o âmbito do entretenimento e se tornaram plataformas de compras e serviços, ouvir os clientes de perto é uma oportunidade de entender quais são as necessidades e antecipá-las. Um exemplo disso é: antes de lançar um produto, pode-se criar uma enquete e pedir a opinião dos internautas. A partir daí fazer o lançamento se houver aderência ou realizar melhorias, caso necessário. Caso a repecurssão seja muito negativa, o negócio pode optar por descontinuar o produtou ou serviço se perceber a falta de interesse por ele.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) não só expressa a satisfação dos consumidores, como serve como fonte de opinião para outros, que têm a oportunidade de ouvir as considerações de pessoas reais sobre determinado produto/serviço.

Ampliar as possibilidades de venda também é uma forma de conquistar novos clientes. As vendas por aplicativo, como o WhatsApp, cumpriram um papel importante na pandemia e que vão continuar por questões de praticidade e comodidade.

De acordo com o estudo Consumer Insights, realizado pelo Instituto Kantar no ano passado, 47% das vendas via WhatsApp são de pessoas da classe C e 33% dos usuários da modalidade têm mais de 50 anos. A ferramenta possibilita um atendimento pessoal e personalizado.

As compras virtuais são o presente e o futuro do varejo. A transformação digital foi impulsionada pela pandemia, e com isso consumidores buscam mais atenção e interação, bem como ferramentas e varejo se adaptaram para atender os clientes.

*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores

Website: http://www.giulianaflores.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Elevar Energia reforça princípios de ética e transparência

A Elevar Energia formalizou seu Código de Ética e Conduta, com diretrizes que assegurem transparência…

11 horas ago

Serviços de classificação de mercadorias garantem eficiência tributária

A CROMO Soluções Aduaneiras se especializa em serviços de classificação de mercadorias para a correta…

11 horas ago

Botoclinic inaugura segunda loja conceito em São Paulo

A rede de harmonização facial inaugura nova unidade no Itaim Bibi

11 horas ago

Projeto Engenhoka leva robótica a escolas públicas

Desenvolvida pelo Instituto Burburinho Cultural, iniciativa estimula estudantes de São Paulo e do Rio de…

11 horas ago

Três Marias: cidade que divide paisagens e obras de arte

De acordo com o levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG, Minas Gerais possui…

11 horas ago

Studybay lança gerador de redação movido por IA

O Studybay, um site que escreve redação e uma plataforma online com presença nos EUA…

11 horas ago