Categories: noticias-corporativas

INSS: Pagamento do 14° salário é analisado no congresso

31/3/2022 – Muitos estão se deslocando até Brasília para lutar por essa classe que se considerava esquecida pelo Congresso Nacional

PL 4367/2020 e PL 3657/2020 tramitam na Câmara e no Senado, respectivamente; empresário traça panorama e comenta expectativa pela aprovação das medidas

De autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), o PL (Projeto de Lei) 4367/2020, que discorre sobre o  pagamento do 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi remetido em 9 de março à CCCJ (Comissão de Constituição e Cidadania e de Justiça) da Câmara dos Deputados. Trata-se da última comissão a ser tramitada na Casa antes de seguir para análise no Senado.

A medida foi concebida para os anos de 2020 e 2021 e diz respeito a um abono anual (14º salário) em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social em um contexto de pandemia de Covid-19. Como não foi aprovado a tempo das datas originais das parcelas, o pagamento defendido pelo PL foi postergado para 2022 e 2023, em data ainda a ser definida.

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS – destaca que, após publicação no DOU (Diário Oficial da União) em março com a aprovação do adiantamento do 13º salário para os segurados do INSS, a luta agora será pela aprovação da PL 4367/2020.

Para João, o 14º salário em 2022 é o projeto mais esperado de aprovação, pois traz um abono extra para os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram na pandemia e que foram o esteio de suas famílias enquanto muitos perderam seus empregos, sem falar na inflação que prejudica e dificulta ainda mais a classe.

De fato, a taxa de desemprego no país é o dobro da média mundial e a pior entre os membros do G20 (grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos Bancos Centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia), conforme estudo da Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego estava abaixo de 12% antes da crise sanitária, passando para 14,7% no 1º trimestre de 2021. Segundo as últimas informações da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, a taxa de desemprego recuou para 11,2% em janeiro de 2022, com cerca de 12 milhões de desempregados.

Maioria da população aprova PL 3657/2020

Paralelamente, tramita no Senado o PL 3657, de 2020, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que propôs dobrar, no ano de 2020, o abono anual dos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social. Se aprovada, a medida irá favorecer beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Segundo enquete do Instituto DataSenado publicada pela Agência Senado, 99% das pessoas consultadas concordam com a criação do 14º salário emergencial para segurados e dependentes da Previdência Social em razão da crise sanitária. 

A sondagem também apontou que 99% dos entrevistados acreditam que o pagamento do valor adicional contribuirá para estimular a economia. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º de outubro e 2 de novembro de 2020 e contou com 32.820 participantes.  

Cresce expectativa para aprovação da PL 4367/2020

“A tendência é que o projeto [PL 4367/2020] avance, e é importante citar que o provento paga até dois salários mínimos para cinco grupos de beneficiários, compostos por aposentados, pensionistas, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão”, explica o proprietário da João Financeira.

João afirma que a mobilização pelo PL 4367/2020 tem sido massiva no ambiente virtual. “Canais do YouTube, como João Financeira, Felipe Brito, Milton Dantunes e Dr. Sandro Lúcio – que têm contato direto com deputados e senadores -, têm realizado uma série de lives sobre o tema. Além disso, muitos estão se deslocando até Brasília para lutar por essa classe que se considerava esquecida pelo Congresso Nacional”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/ ou assistir vídeos sobre o tema no canal do YouTube: https://www.youtube.com/joaofinanceira

Website: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Fundo de Proteção Bitget atinge 716 milhões de USD em junho de 2025

VICTORIA, Seychelles, July 14, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) --  Bitget, a empresa líder em criptomoedas e…

14 horas ago

Laghetto Moinhos promove conexão com o turismo urbano

Hotel da Rede Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências fica localizado próximo a “rua mais bonita…

14 horas ago

Bilinguismo auxilia na cognição e habilidade socioemocional

Modelo educacional fortalece circuitos cerebrais e perfil multitarefas desde a infância, segundo estudo. Bruna Figueiredo,…

14 horas ago

Consórcio Bancorbrás implementa ferramenta para regularização de dívidas

Portal de Auto Negociação permite que consorciado negocie os débitos a qualquer hora do dia,…

14 horas ago

Advogado esclarece dúvidas sobre aposentadoria especial

A modalidade é concedida ao segurado que trabalha em situação de risco ou exposto a…

14 horas ago

Empresas descobrem estratégia na retenção de Baby Boomers

Pluralidade geracional é positiva para o mercado; especialista defende que Baby Boomers contribuem para o…

14 horas ago