São Paulo 1/6/2022 – Acreditamos que as médicas são mais suscetíveis à infertilidade por adiarem a maternidade mais frequentemente – Dr.Rodrigo Romano, médico de reprodução humana
A jornada Paulista da Fertilidade é um evento pioneiro em comemoração ao mês Internacional de Conscientização sobre Infertilidade que, esse ano conta com a sua II edição. O evento será presencial e realizado pela SPMR – Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva, com o apoio da clínica FIV São Paulo, do Departamento de Ginecologia da Maternidade Santa Joana e do projeto ALFA, no dia 9 de junho de 2022.
Este ano, a Jornada Paulista da Fertilidade, será realizada exclusivamente para médicos e trará o tema: “O planejamento reprodutivo das mulheres médicas” com o intuito de abrir espaço para a troca de informações e experiências dessas profissionais acerca da maternidade e da sua vida profissional, refletidas pelas mudanças de comportamento da mulher moderna do século XXI. https://youtu.be/YHEScTBK2mo
Com base em um estudo feito nos EUA pelos médicos: Ariela L. Marshall, MD, Vineet M. Arora, MD, MAPP, and Arghavan Salles, MD, PhD, mulheres médicas têm 10% mais dificuldade de engravidar do que as demais mulheres. A infertilidade tem inúmeras consequências físicas, emocionais e financeiras e pode ter um impacto negativo no bem-estar do médico.
Os autores do estudo, os quais experimentaram o tratamento para a infertilidade, chamam a atenção para os desafios em torno da infertilidade médica e da preservação da fertilidade. Eles propõem três estratégias para abordar a infertilidade do médico: aumentar a educação e a conscientização sobre fertilidade, começando na graduação de medicina e estendendo ao longo do curso com cobertura de seguro e acesso à avaliação, e gerenciamento da fertilidade oferecendo suporte para aqueles que passam por tratamentos de fertilidade.
Eles acreditam que a implementação dessas sugestões causaria um impacto significativo em estagiários e médicos atuantes, ajudando-os a construir hábitos saudáveis que impactariam positivamente em seu bem-estar físico, emocional e financeiro.
“Acreditamos que as médicas são mais suscetíveis à infertilidade principalmente por mais frequentemente adiarem a maternidade. Além disso, a influência dos maus hábitos como estresse, falta de sono, má alimentação e abuso de substâncias, também podem prejudicar a fertilidade”, diz Rodrigo Romano, Presidente da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva.
O evento contará com a presença de médicos convidados que irão discutir e trocar informações com os presentes. A abertura do evento será às 18h, no Centro de Saúde da Mulher Pro Matre, Rua São Carlos do Pinhal, 174 – Bela Vista – São Paulo/SP e termina às 21h com um coquetel. As inscrições são gratuitas e limitadas e poderão ser feitas online, através do site da Jornada Paulista da Fertilidade: www.jornadadafertilidade.com.br
Programação do evento:
– Abertura;
– Avaliação do potencial reprodutivo feminino;
– A jornada da preservação de oócitos;
– A mudança do comportamento reprodutivo e sexual no século XXI;
– A vitrificação de oócitos: procedimento, técnica e resultados;
– Mulheres Médicas: Histórias de Vida;
– Encerramento com coquetel.
Mais informações no site: http://www.jornadadafertilidade.com.br/
Website: http://www.jornadadafertilidade.com.br/