Categories: noticias-corporativas

Sindicato apoia empresas do varejo de alimentos na adequação à LGPD

São Paulo, SP 23/3/2022 –

A economia é movida a dados. Quando bem utilizados, eles são fonte de informação e apoiam a tomada de decisão. A atividade empresarial requer a coleta, o armazenamento e o processamento de dados de consumidores, trabalhadores, fornecedores, dentre outros.

No comércio, em especial, os dados pessoais que permitem conhecer e fidelizar os clientes são a alma do negócio. Para garantir que toda essa informação coletada seja utilizada pelas empresas de forma responsável, e preservar a boa experiência do consumidor, foi criada a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de 2018).

“A não conformidade à LGPD implica em sanções administrativas que estão em vigor desde 1º de agosto de 2021 e valem para as infrações cometidas desde então. Na prática, porém, as penalidades não eram aplicadas devido à inexistência de regras específicas de fiscalização no âmbito da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Contudo, a situação mudou com a publicação do regulamento em 29/10/21”, informa a advogada Denise Guedes, da Goodbros, que produziu em conjunto com o Sincovaga e o Coexistir a cartilha para o recrutamento e seleção da pessoa com deficiência no mercado varejista.

Pela lei, “a empresa que não se adequar às normas previstas pode ser impedida de utilizar os dados pessoais coletados ou armazenados. A infração poderá se tornar pública, e as multas podem chegar a 2% do faturamento, limitado a R$ 50 milhões, por infração, ainda que a dosimetria (cálculo para definir o valor da multa) esteja em estudo e deva ser definida em breve”, explica a advogada.

Por isso, é urgente que as empresas do varejo de alimentos que ainda não o fizeram se adequem às regras da LGPD, pois a lei se aplica a todos os empreendimentos, independentemente do porte e segmento de atuação.

A fim de apoiar esses estabelecimentos, o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo), que representa mais de 40 mil empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, firmou parceria com a consultoria Goodbros.

A iniciativa prevê a produção de conteúdo, orientação, capacitação e consultoria com preço especial às empresas associadas ao Sincovaga no que tange ao conhecimento, tratamento e armazenamento das informações, a fim de cumprir as regras estabelecidas pela LGPD.

“Aderir à LGPD é um diferencial competitivo para a experiência do cliente. A legislação melhora a relação com o consumidor, mostrando que as empresas respeitam seus direitos. Quem não se adequar, será superado pela concorrência, e ainda terá de arcar com pesadas sanções”, afirma Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga.

Mais informações: (11) 3335-1100 ou www.sincovaga.com.br

Com 90 anos de história, o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) representa mais de 40 mil empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, entre elas as que comercializam, predominantemente, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica no Estado de São Paulo.

Dentre os estabelecimentos representados estão hipermercados, supermercados, autosserviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios e sacolões.

 

Website: https://www.sincovaga.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

11 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

11 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

11 horas ago

Mercado americano é o novo foco da Holding Zanon Group

Uma das maiores holdings de franquias do Brasil, o Grupo Zanon aposta alto no mercado…

11 horas ago

Estudo aponta dados da indústria no mundo

O estudo aponta que a Indústria de Transformação brasileira manteve sua posição no ranking mundial…

11 horas ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre

A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…

1 dia ago