Portal Comunique-se

A Arquitetura e Engenharia unidas em prol do cliente

Quando o arquiteto e o engenheiro trabalham juntos, dentro do mesmo escritório, é o cliente quem sai ganhando.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Curitiba, PR 28/3/2022 – Logo que o arquiteto finalizar o projeto e entregar o caderno técnico, no dia seguinte a obra já pode começar

Quando o arquiteto e o engenheiro trabalham juntos, dentro do mesmo escritório, é o cliente quem sai ganhando.

O percurso normal para dar início a uma obra, começa pela contratação de uma empresa para fazer o projeto. Ao final dessa etapa, com o caderno técnico em mãos, vai-se em busca de outras empresas para buscar o melhor orçamento para realização e administração da obra. Esse “corre” é o cliente quem faz sozinho e, a espera  entre uma etapa e outra, parece um tempo perdido e ocioso. “Não tem o que fazer, as empresas irão estudar o projeto, provavelmente, visitar o local, o imóvel ou o terreno para elaborar o orçamento e depois, ainda tem a fase de negociação com as empresas para definirem responsabilidades”, explica Fernando Campos, engenheiro da Claassen Arquitetura & Construção.

Segundo o engenheiro, é preciso deixar bem definido quais as responsabilidades da empresa que administra a obra e o que é de responsabilidade do escritório de arquitetura. Caso isso não aconteça, antes do início da obra, podem existir problemas futuros e atrasos no prazo de entrega. “Fica aquele jogo de passar a bola um para o outro, o arquiteto dizendo que é o engenheiro quem tem que fazer e vice-versa, e o cliente, que é leigo e só quer que as coisas aconteçam, não sabe como gerenciar essa relação”, comenta.

Ganho de tempo

No caso de o Arquiteto que faz o projeto e o Engenheiro que administra a obra, trabalharem no mesmo escritório, podem facilitar muito as coisas, na opinião de Fernando Campos. “Na Claassen a gente ganha muito tempo. Toda essa parte de negociação e orçamento com outras empresas já ficou para trás”, disse. De acordo com o engenheiro, isso permite antecipar o início da obra. “Logo que o arquiteto finalizar o projeto e entregar o caderno técnico, no dia seguinte a obra já pode começar”, afirma.

Único responsável

Entre as vantagens de contratar a engenharia e a arquitetura de uma mesma empresa é que nesse tipo de contratação, quando acontece qualquer imprevisto, a responsabilidade recai somente sobre uma empresa, não fica aquele “jogo de empurra-empurra”, como bem define. “No caso de a Arquitetura e a Engenharia trabalharem em conjunto, todo mundo já sabe o que fazer dentro da obra, pois já estão familiarizados com o projeto e já têm o planejamento pronto”, disse.

“Quando iniciamos uma obra, toda a equipe já sabe o que está acontecendo, porque vivenciou toda a elaboração do projeto e, qualquer dúvida que possa surgir é resolvida internamente”, explica. “O setor de obras e o de arquitetura, por fazerem parte da mesma empresa, já têm a comunicação facilitada e isso ajuda muito”, afirma. “A empresa resolve tudo, sem incomodar o cliente, entregando um produto final com muito mais qualidade e, certamente, muito antes do prazo, do que se essa contratação fosse realizada separadamente”, garante o engenheiro.

Website: https://www.claassen.com.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner