Categories: noticias-corporativas

Taxa de empreendedorismo no Brasil cai em 2020 e 2021

20/4/2022 – A chegada do metaverso já está fazendo borbulhar muitos negócios novos e, literalmente, oportunidades que nunca existiram antes estão sendo criadas

Em 2021, o país chegou ao patamar mais baixo desde 2013; especialista em marketing estratégico e empreendedorismo comenta cenário e traça perspectivas para o setor

A TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) no Brasil caiu por dois anos consecutivos. É o que mostra o relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). O índice indica o percentual da população adulta ocupada como empreendedor: em 2021, a proporção foi de 30,4%, enquanto em 2020 o índice foi de 31,6% e em 2019 chegou a 38,7% – o percentual mais elevado desde 2015, quando a taxa foi de 39,3%.

Segundo o estudo, o país perdeu 9,4 milhões de empreendedores em 2020 e em 2021 chegou ao patamar mais baixo desde 2013. No último ano, o número de pessoas entre 18 e 64 anos de idade à frente do próprio negócio formal foi de cerca de 43 milhões. Em 2020 e 2019, este número era de 44 milhões e 53,4 milhões de pessoas, respectivamente.

“De alguma forma, isso era esperado”, afirma Paulo Guilherme Leal, especialista em marketing estratégico e empreendedorismo, a respeito da queda da taxa de empreendedorismo total no país em 2021.

“Em minha avaliação, a crise mundial causada pela pandemia de Covid-19, com o aumento dos custos, e a crise no fornecimento de itens básicos estão entre os principais motivos que levaram a este panorama, já que muitos empresários e microempresários não conseguiram segurar seus custos e foram forçados a fechar seus negócios formais”, explica.

Não obstante, os dados do relatório GEM demonstram que o Brasil ascendeu duas posições no ranking global em termos de taxa de empreendedorismo total no período analisado. Em 2020, o país ocupava o sétimo lugar na lista com 47 países. Em 2021, o Brasil chegou à quinta posição, atrás da República Dominicana (45,2%), Sudão (41,5%), Guatemala (39,8%) e Chile (35,9%). 

Expectativas para o empreendedorismo a curto e médio prazo

Na perspectiva do especialista Paulo  Leal, porém, apesar da queda nos dois últimos anos, o empreendedorismo brasileiro tem expectativa de crescimento em 2022, mesmo que com um crescimento ainda pequeno. “A pandemia serviu para mostrar novas formas de fazer as coisas. Isso nos forçou a pensar de forma criativa, o que leva, naturalmente, a novas idéias para negócios”.

De fato, mais da metade (54%) dos empreendedores digitais do país começaram durante a crise sanitária, de acordo a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil, conduzida pela Spark Hero. 

Segundo o especialista em marketing estratégico, houve um boom – um desenvolvimento acelerado – no empreendedorismo digital nos últimos dois anos. “O segmento está em franco crescimento e tende a continuar crescendo não apenas em 2022, mas por muitos anos. A chegada do metaverso já está fazendo borbulhar muitos negócios novos e oportunidades que nunca existiram antes estão sendo criadas”.

A afirmação de Leal é corroborada por números: a oportunidade de mercado para o metaverso pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) até 2024, conforme estimativa da Bloomberg Intelligence.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/pgleal/

Website: https://www.instagram.com/pgleal/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

SOC se destaca na proteção digital diante do aumento dos ataques cibernéticos

O aumento das ameaças digitais têm levado empresas de diversos setores a adotarem estruturas especializadas…

19 horas ago

Com Neymar Jr., Soldiers mira “furar bolha” da suplementação

Oficialização da Next10 como parte do ecossistema Soldiers fortalece portfólio e amplia alcance de suplementos…

19 horas ago

TelevisaUnivision anuncia transição de liderança em vendas de publicidade nos EUA

Donna Speciale deixa o cargo de presidente de Vendas e Marketing de Publicidade nos EUA;…

19 horas ago

Fórum Mundial traça estratégias de crescimento sustentável

Depois de três dias de programação, encontro encerrou com propostas em cinco pilares estruturantes

19 horas ago

Estratégias de expansão impactam no valuation das empresas

A aquisição da N1.AG pelo Grupo liveSEO fortalece a presença do grupo no desenvolvimento de…

19 horas ago

Reunião da OMS destaca protagonismo em saúde global

Reunião global reforça engajamento de pessoas com experiências vividas nas políticas de saúde pública

19 horas ago