Categories: noticias-corporativas

Inflação: forma invisível que promove concentração e transferência de renda

Belo Horizonte-MG 27/3/2023 – “⁠Ter uma pequena inflação é como ter uma pequena gravidez: ela rapidamente deixa de ser pequena”. Delfim Netto – Economista.

Pessoas de baixa renda em geral não têm acesso a instrumentos financeiros e são as mais afetadas pela inflação. Isso acontece porque elas geralmente gastam uma porção maior de sua renda com bens e serviços básicos que em média têm preços que aumentam mais rapidamente do que a inflação. Pessoas de renda mais alta se protegem da inflação investindo em ativos financeiros e moeda estrangeira que geralmente superam a inflação.

No ano de 2021 a inflação acumulada medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) alcançou 10,06% ficando acima do teto da meta estabelecido pelo CMN – Conselho Monetário Nacional que foi de 5,25%. Em 2022 novamente a meta de inflação não foi batida. Como justificativa, o Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto relatou diversas causas para estes eventos como “a inércia da inflação do ano anterior; a alta elevação dos preços de commodities, principalmente petróleo; desequilíbrios entre demanda e oferta de insumos e gargalos nas cadeias produtivas globais; choques em preços de alimentação, resultantes de questões climáticas; retomada na demanda de serviços e no emprego, impulsionada pelo acentuado declínio da quantidade de casos de covid-19 e consequente aumento da mobilidade”.

Causas da Inflação

A Teoria Quantitativa da Moeda (TQM) surgiu na teoria econômica em 1854 descrita  por Simon Newcomb e foi popularizada pelo economista Irving Fisher, em 1911 no artigo The Purchasing Power of Money. David Hume em 1752 foi o primeiro economista a associar a relação entre oferta monetária e economia real.

Estes economistas clássicos desenvolveram a teoria quantitativa da moeda (TQM), base da teoria monetarista atual, para demonstrar que a inflação é causada pelo aumento da oferta de moeda comparativamente ao aumento da produção de bens e serviços na economia. Em resumo, estes economistas entenderam que a inflação é gerada por um desequilíbrio entre a oferta de moeda e a demanda por bens e serviços.

Segundo essa teoria, se a oferta de moeda aumentar mais rapidamente do que a quantidade de bens e serviços produzidos, a demanda por esses bens e serviços também aumentará. No entanto, caso a oferta de bens e serviços não aumente na mesma proporção da oferta de moeda, os preços tenderão a subir para equilibrar a oferta e a demanda.

Em contraponto, o economista John Maynard Keynes explicava as causas da inflação em sua teoria geral por meio de uma abordagem de demanda e oferta agregada na economia. Para ele, a inflação era causada pelo descompasso entre a oferta e a demanda na economia. Quando a demanda agregada é maior do que a oferta agregada, há um excesso de demanda por bens e serviços, o que leva a um aumento de preços. Esse aumento de preços, por sua vez, pode gerar expectativas de inflação futura, levando a um ciclo inflacionário.

Como a inflação promove concentração e transferência de renda afetando pessoas de menor renda

A Dra. Adriana Ferreira da Silva, pesquisadora da área de macroeconomia do Cepea USP no artigo Desigualdade inflacionada: os efeitos da inflação sobre diferentes classes de renda relata que “em geral, as pessoas mais pobres têm sua poupança aplicada em ativos menos sensíveis à inflação (como o depósito à vista ou a caderneta de poupança). A inflação contribui para uma concentração de riqueza. Em ambos os casos a inflação acentua a desigualdade social”.

O Prof. Diercio Ferreira, economista e autor do livro Seu futuro no mercado financeiro: CPA-20 Certificação Profissional ANBIMA descomplicada entende que “a inflação opera como Robin Hood às avessas tirando dos mais pobres e doando para os mais ricos e o Governo”.

As pessoas com renda mais baixa tendem a sofrer mais com o processo inflacionário por terem menos acesso a instrumentos financeiros e por possuírem uma propensão maior a consumir bens e serviços básicos, cujos preços tendem a subir mais rapidamente durante um processo inflacionário.

Por outro lado, pessoas de renda mais alta podem se proteger da inflação investindo em ativos financeiros ou títulos públicos e privados que ofereçam uma taxa de retorno maior do que a inflação. Por último, o governo emissor de moeda também se beneficia da inflação, uma vez que pode emitir dinheiro para pagar suas dívidas, sem a necessidade de aumentar impostos ou cortar gastos. 

Essa transferência de renda ‘invisível’ acontece na prática porque, à primeira vista, não é fácil perceber que a inflação está causando uma redistribuição de renda. O aumento dos preços pode parecer uma consequência natural da dinâmica dos mercados, mas na verdade, o que acontece é a transferência de recursos dos mais pobres para os mais ricos e o Governo.

Senhoriagem na emissão de moeda: como o Governo pode gerar inflação

Senhoriagem é a receita que o governo obtém ao emitir moeda, ou seja, a diferença entre o valor nominal das notas e moedas emitidas e o custo de produção desses meios de pagamento. Quando o governo emite mais moeda do que a economia pode absorver, isso pode levar a um aumento da inflação, já que a oferta de moeda excede a demanda por bens e serviços.

Por outro lado, se o governo controla adequadamente a oferta monetária e utiliza a senhoriagem para financiar investimentos que aumentem a capacidade produtiva da economia, pode haver um aumento da oferta de bens e serviços sem gerar inflação. 

A Inflação e seus impactos no orçamento das pessoas na base da pirâmide social

A inflação pode ter um efeito regressivo na distribuição de renda, o que significa que ela pode transferir recursos dos mais pobres para os mais ricos e o governo. Isso ocorre porque o governo, em algumas situações, pode imprimir mais dinheiro para pagar suas dívidas ou financiar programas de gastos aumentando a quantidade de dinheiro em circulação, o que, por sua vez, pode levar a aumentos nos preços.

Como resultado, os preços dos bens e serviços podem aumentar mais rapidamente do que os salários das pessoas, o que pode reduzir o poder de compra dos assalariados e transferir a riqueza para aqueles que têm mais ativos financeiros. Esse processo pode ser particularmente prejudicial para as pessoas que dependem de salários fixos e não têm capacidade de negociação para aumentos salariais que compensem a inflação.

Portanto, a inflação pode ter um impacto desproporcionalmente negativo nas pessoas de baixa renda, exacerbando as desigualdades econômicas e sociais. O governo pode desempenhar um papel importante no combate à inflação e na proteção das pessoas mais vulneráveis, implementando políticas econômicas adequadas, como o controle da oferta monetária e a promoção de um ambiente econômico estável e previsível.

Website: https://www.editoraviseu.com.br/seu-futuro-no-mercado-financeiro-prod.html

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

O Mid-Year Consumer Outlook: Guide to 2025 da NielsenIQ revela catalisadores para mudança nos verticais mais importantes em diversos setores

Aumento do empreendedorismo, com 64% dos entrevistados buscando ativamente fluxos de renda adicionaisDecisões de compra…

12 horas ago

Experience Summit reúne profissionais em Vitória (ES)

Evento organizado pelo ABC Experience, programa de relacionamento com especificadores criado pela ABC da Construção,…

12 horas ago

Zambon recorre ao Kinaxis para aumentar a transparência em toda a cadeia de suprimentos global

Empresa farmacêutica multinacional italiana busca obter clareza em meio à complexidade após a expansão do…

12 horas ago

Vodafone e Intelsat expandem serviços de conectividade via satélite para o setor público e privado

A Vodafone e a Intelsat, a operadora de redes integradas terrestres e de satélites, ampliou…

12 horas ago

Feira de postos e conveniências adota ação inédita

Parceria com empresa especializada na elaboração de programas de carbono e projetos ligados aos temas…

12 horas ago