São Paulo, SP 25/4/2022 – Atualmente, a tendência da sustentabilidade tem se expandido, principalmente por conta das gerações Y e Z que incentivam e seguem essa tendência sustentável.
Consumo consciente e sustentabilidade são assuntos que andam lado a lado com brechós.
A indústria da moda é hoje considerada a que mais polui o meio ambiente, a começar pela produção de suas peças e terminando pelo seu descarte, que normalmente é precoce, não é feito de forma correta e acaba demorando anos e anos para se decompor.
Não é de hoje que o termo sustentabilidade aparece em alta nos noticiários e, a cada dia que passa, é cada vez mais visível a necessidade de mudar os hábitos e colaborar para um meio ambiente mais saudável e menos poluído.
O índice de poluição ao meio ambiente que a indústria da moda traz é tão significativo que, em uma pesquisa realizada pelo Movimento Portal Ecoera e pela Vicunha Têxtil, foi constatado que o processo de confecção de apenas uma calça jeans leva em torno de 5.196 litros de água nas etapas de tinturaria, e essa água não acaba sendo reutilizada depois pelo fato de conter resíduos e sujeiras e seu fim é o descarte na natureza, o que faz com que o solo também seja poluído.
Atualmente a tendência da sustentabilidade tem se expandido, principalmente por conta das gerações Y e Z que incentivam e seguem essa tendência sustentável. É também a geração Z a responsável pelo crescimento e impulsionamento de brechós e peças de segunda mão, pois por consumirem de forma consciente, recorrem aos brechós para desapegar e obter novas peças.
Tatiane Roque, fundadora e CEO da empresa Brechó Closet de Luxo explica porque acredita que os brechós têm se tornado grandes aliados nessa questão da sustentabilidade e consumo consciente: “ao desapegar de peças que estão guardadas a um tempo em seu guarda-roupa, você acaba permitindo que outra pessoa consiga fazer um bom uso da mesma, o que acaba aumentando sua vida útil e impedindo o seu descarte precoce no meio ambiente”.
Com relação às peças de luxo, (segmento em que seu brechó está inserido), Roque ainda pontua: “alguém que comprou e utilizou uma bolsa da marca Louis Vuitton durante 6 anos, por exemplo, pode vir até o nosso brechó para despegar, vender e permitir que o cliente que comprar essa peça a utilize por mais 6 anos, aumentando a vida útil dessa bolsa em 12 anos. E isso torna todo o contexto revolucionário, pois a mesma pessoa que desapegou, pode comprar uma outra peça conosco, dando vida útil a mais uma peça”. Com isso, é possível entender como funciona a moda circular e a forma de consumo consciente.
É necessário entender os danos causados pelo ser humano no meio ambiente e dessa forma descobrir novas formas e utilizar de ferramentas que contribuem para um planeta mais saudável e sustentável.
Para saber mais, basta acessar: https://brechoclosetdeluxo.wordpress.com/2020/04/07/consumo-consciente-x-brechos-conheca-a-relacao-entre-eles/
Website: https://www.brechoclosetdeluxo.com.br/
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…